O casamento é um momento muito especial, saber o momento certo para casar logo, requer muito cuidado e conhecimento. Vamos te ajudar a clarear a mente neste momento importantíssimo de suas vidas, para ter certeza da decisão certa.

Decidir o momento certo para casar definitivamente não é a tarefa mais fácil que um casal tem, essa tomada de decisão implica em mudanças para a vida do casal, da família e toda estrutura que o casal tem até então.

É importante saber quais certezas ter antes de dizer sim e também compreender que haverão pedras no caminho. E que elas são parte da jornada a dois.

Casal abraçado. Ela usa vestido longo branco de alça e ele usa camisa branca com suspensório e calça social.

Se depois de ler, você perceber que é o momento certo confira nosso guia de como preparar para o pedido de casamento, clicando aqui. (Reprodução/Unsplash)

Casamento na história da humanidade

Assim como a religião, o casamento é uma das instituições mais antigas e sagradas da humanidade. O significado social do casamento mudou muito desde seu surgimento até os dias atuais, o que é natural. Antes de tudo precisamos entender que a união de duas pessoas era, antes, tratada como uma questão de poder.

Troca de alianças entre povos e a negociação de dar e receber benefícios a partir da união de duas pessoas de famílias distintas, que viriam a reproduzir e dar continuidade a estas alianças, esse era o papel do casamento na sociedade. Portanto, o momento certo para casar era, na verdade, uma decisão que fugia das mãos dos noivos em si.

Só então no século XVII que começamos a tratar o matrimônio como ação a partir da sexualidade, pois a Igreja lutava contra o ato que era visto como libertino, mas não podia o conter, então o casamento passou a legitimar o ato, sendo melhor estar casado e ser sexualmente ativo do que pecar fora das métricas dadas pela religião cristã.

Casamento no século XXV, como pensamos hoje

Na modernidade então começamos a ligar o amor ao casamento, o que antes era visto como apenas um negócio e afirmação social — havia uma divisão clara entre o amor, o sexo e o casamento, eles não estavam ligados como estão agora — agora passaria ser visto como ato de união pelo sentimento de paixão, amor, respeito e expectativa de construção de vida em conjunto.

Finalmente o momento certo para casar  entra no sentido que temos mais familiaridade hoje em dia. A união matrimonial ainda passa, em sua maioria, pela noção religiosa, predominantemente cristã.

Porém, até mesmo para as tradicionais religiões que regem quase todo o globo terrestre, as noções de amor, individualidade e fidelidade evoluíram muito.

Isso significa, que um casal tradicional irá discutir questões religiosas junto às questões sociais antes de decidir ir adiante com a união. Um exemplo é a função da mulher e do homem no casamento.

Casamento em uma igreja, os noivos estão virados um para o outro de mãos dadas

No nosso contexto atual, é normal a adaptação de versos e passagens bíblicas que falam os deveres do casal a partir da realidade dessa realidade, essas mudanças são reflexo da modernidade dentro da religião. (Reprodução/Unsplash)

Você precisa ser sua pessoa, para então ser de outra

Primeiro temos que entender o individual, o conjugal e o meio termo que um casal precisa encontrar para viver a dois. O que se preza em nossa sociedade moderna, é que antes do comprometimento de exclusividade e fidelidade a uma pessoa só, devemos nos entender e respeitar primeiro.

Um dos sinais que é o momento certo para casar é quando o casal encontra uma ponte entre quem são como pessoas individuais e quem são como parceiros. Outra palavra importante é essa, o parceiro.

Parceria é o que rege um bom relacionamento, não só o amoroso, mas em outras áreas da vida. Além disso, parceria implica ter de haver respeito, sem imposição de verdades e subordinação.

Ou seja, o momento certo para casar varia de casal para casal. Vemos que o amor é apenas uma parte do conjunto de necessidades para se casar com alguém.

O casamento como ferramenta de afirmação social

Até aqui já falamos bastante sobre casais que se encaixam numa norma, ou seja, casais héteros que têm o amparo religioso e  social para celebrar o casamento. Temos, de forma crescente, ainda mais casais homoafetivos quebrando padrões normativos de união.

Como esses casais sabem se é o momento certo para casar se há uma negação social de que seu amor é legítimo? É uma pergunta complexa de resposta mais complexa ainda. Então vamos pensar antes de tudo, como um casal homoafetivo se encontra em sociedade.

A afirmação de sexualidade é um momento crucial para uma pessoa lgbtqi+, pois assim, sua vida em sociedade se torna alvo ou exemplo para todos. Sendo assim, um casal homoafetivo, compreende que sua afirmação conjugal é uma ferramenta de aceitação e luta também.

No Brasil, o casamento homoafetivo foi oficialmente permitido por lei em 2011, de lá para cá mais e mais casais têm criado uma ponte entre a tolerância e a aceitação.

Mão de dois homens, mostrando suas alianças

Da mesma forma, é uma percepção do casal se já é o momento de se casar ou não. (Reprodução/Unsplash)

Agora que você sabe de tudo isso, o que falta para decidir?

A conversa é a chave para uma boa amizade, um namoro saudável e um casamento duradouro. Então converse com seu parceiro sobre esse momento certo para casar, planejar uma vida junto a outra pessoa requer diálogo sobre cada passo que afeta ambos.

Converse sobre objetivos e sonhos que desejam conquistar juntos. Querem viajar? Querem comprar uma casa? E ter filhos, é algo que vem à mente, se sim, antes ou depois de alcançar sonhos profissionais? Todos esses e outros tópicos devem ser discutidos pelo casal antes de trocarem votos no altar.

Após essas e bem como outras conversas, notaram que o que querem é similar ou estão dispostos a achar um meio-termo, então este é o momento certo para casar! Vejam, o casamento é uma cerimônia milenar e sagrada, disso sabemos e além do mais, tem um considerável gasto para ser feito.

Por isso, um planejamento antecipado é necessário para se ter tudo que deseja por um preço justo. Um casamento tanto quanto a cerimônia quanto o dia-a-dia do casal  precisa de comprometimento. Seja religioso, baseado nas crenças que compartilham, seja no moderno, que sai da socialmente comum.