O casamento se trata de um momento especial para o casal, pois reúne todas aquelas pessoas que são especiais para o casal. 

Mas, você já pensou em trazer um membro que é muito especial para a família em seu casamento? Se você lembrou do seu bichinho de estimação, acertou. 

Para muitos casais os animais se trata de um membro importante da família do casal. E para tornar o casamento ainda mais completo, que tal realizar um casamento Pet Friendly? 

Mas você sabe do que se trata essa modalidade? E como poderá aplicar essa estratégia em prática? 

Continue lendo o nosso artigo e saiba como acontece o casamento pet friendly.

A foto mostra o noivo e a noiva do busto para baixo, ambos estão segurando coleiras com cachorros
Ao planejar um casamento pet friendly, certifique-se de escolher um local que seja acolhedor para animais de estimação, com espaços ao ar livre e comodidades que tornem a experiência positiva para os pets e seus donos. (Reprodução/Factory 51)

Sumário

Por que fazer um casamento pet friendly?

O casamento representa a concretização de um sonho para muitos, e, por isso, quanto mais completo e repleto de pessoas especiais esse momento tende a se tornar ainda mais significativo.

Vale ressaltar que essa experiência não se limita apenas às pessoas presentes na vida do casal, mas também pode incluir os animais de estimação que compartilham a vida com os noivos.

Com o surgimento do conceito de “pet friendly”, os animais de estimação dos noivos ou de seus familiares podem participar desse momento único para o casal. 

Dessa forma, os bichinhos podem fazer parte da cerimônia, contribuindo para torná-la ainda mais inesquecível.

Inclusive, existem algumas funções que os pets quando treinados podem desempenhar ao longo da cerimônia. 

O que deixa a celebração do casamento ainda mais emocionante e divertida. 

Três cachorros em cima de um tronco de árvore cortado, no fundo tem um casamento, eles estão com uma roupinha que diz eu aceito
Disponibilize tigelas de água, estações de petiscos e até mesmo áreas sombreadas para que os animais possam desfrutar confortavelmente da festa. (Reprodução/Vicky Plum Photography)

Dicas para Casamento Pet Friendly

Confira quais as possibilidades que o seu bichinho de estimação pode contribuir na cerimônia do seu casamento. 

Adestramento do seu pet para o casamento

Se você deseja que o seu bichinho de estimação desempenhe alguma função em seu casamento, é importante primeiramente pensar no adestramento. 

Isso porque, a cerimônia de casamento é algo planejado com muita antecedência, e para que os resultados esperados sejam alcançados, é necessário que o seu pet receba as devidas orientações.

Apesar do processo de adestramento tentar fazer com o seu pet tenha um bom desempenho, é possível que as coisas não saiam como o esperado. 

Mas, não se preocupe, que se algo sair diferente, com certeza renderá lindas fotos e vídeos. 

Portanto, lembre-se de não pular a etapa de adestramento do seu pet. Busque profissionais especializados no assunto, para que eles possam estar em suas cerimônias. 

Pois são os profissionais que entendem do comportamento animal, e podem auxiliar no controle da ansiedade do animalzinho para que ele realize a sua função de forma eficiente e alegre o coração dos noivos e convidados. 

Cachorro latindo no casamento, em volta dele tem alguns convidados - como fazer um casamento pet friendly?
Inclua os pets na festa de maneira segura. Certifique-se de que o ambiente seja adequado e, se necessário, forneça áreas específicas para animais, como tapetes higiênicos e bolsas de descarte. (Reprodução/Rachel Joyce Photography)

O melhor local para um casamento pet friendly

Outro aspecto importante para quem deseja levar o seu pet para o casamento, é verificar se o local aceita animais de estimação no ambiente interno. 

Também é importante considerar se o ambiente é um local que comporta bem o seu pet, se não terá barulho muito estressante para o animal, se existe local de descanso para quando ele precisar. 

A grande dica nessa parte é compreender se o local do evento são apoiadores de casamento pet friendly.

Noivos se beijando no fundo e cachorro correndo em direção a câmera
Garanta que a equipe do local esteja ciente da presença de animais e possa auxiliar em qualquer necessidade, proporcionando uma experiência tranquila tanto para os noivos quanto para os convidados com pets.(Reprodução/Wendispire)

Área para pets no casamento

A cerimônia precisa ser confortável para todos, inclusive para os animais, por isso considere ter uma área para os pets no casamento. 

Seja para que eles possam descansar, comer, fazer as suas necessidades. Se os convidados foram levar os seus animais, pense em um ambiente que seja capaz de comportar todos os pets de forma aceitável.

Assim, os animaizinhos terão oportunidade de brincar entre si, e aproveitar o casamento da maneira especial deles. 

Noivos se beijando no fundo e três cachorros na frente
“Destaque a política pet friendly nos convites, indicando claramente que os animais são bem-vindos. Considere incluir informações úteis, como áreas de passeio e normas de comportamento. (Reprodução/Destify Destination Weddings)

Alguém para cuidar dos animais de estimação

Além do local ideal, é preciso que alguém esteja responsável em cuidar dos animais, buscando promover o bem-estar dos bichinhos.

Por isso, considere levar para a sua cerimônia o adestrador de pet, e uma pessoa que compreende o comportamento animal para repor água, comida e realizar a limpeza do ambiente. 

E se possível brincar com os animais, também deve ser uma preocupação. Esse aspecto é fundamental, para que os pets não fiquem sozinhos. 

Considerando que o ambiente da cerimônia pet friendly é um local novo e desconhecido, o que pode ocasionar estresse e ansiedade. 

Portanto, preze sempre por manter um ambiente saudável e confortável para os animais. 

No fundo desfocado está a noiva sentada na cama com o buquê e na frente está focado um cachorro com roupinha
Considere a contratação de um profissional para cuidar dos animais durante a cerimônia e a recepção, proporcionando assistência necessária e permitindo que os donos desfrutem plenamente do evento. (Reprodução/New England Inns and Resorts)

Como arrumar seu pet para o grande dia?

Agora que você já compreendeu as necessidades básicas para o seu casamento pet friendly, seja agradável. 

É importante pensar em como você deseja que o seu pet esteja arrumado. Para isso, é preciso pensar na estética do seu casamento. 

Se é um casamento mais rústico, se é realizado de dia ou a noite, se será ao ar livre ou em ambiente fechado. 

Normalmente, as pessoas tendem a variar as roupinhas do pet entre vestidinhos, terninhos, inclusive alguns já utilizam até véu. 

Certamente, uma roupinha diferente e engraçadinha vai render bastante alegria aos convidados. 

Além disso, as fotos serão incríveis com os animais bem vestidos. Lembre-se que também se preferir, os seus bichinhos também podem estar sem roupinha, apenas sendo eles. 

Afinal, os animais por si só são incrivelmente encantadores. Então, considere o que de fato faz sentido para o seu casamento. 

Noiva e noivo segurando o cachorro, ele está de terninho - como fazer um casamento pet friendly?
Para minimizar estresse, incentive os donos a trazerem itens familiares para os animais, como cobertores ou brinquedos favoritos, criando um ambiente mais familiar e acolhedor. (Reprodução/Hotel Viking Newport)

Avise aos convidados

Seguindo as dicas, é importante que você comunique aos convidados que o seu casamento será pet friendly. 

Isso porque, algumas pessoas podem não conhecer essa modalidade de casamento. Além de existir pessoas que tem fobia de animal. 

Assim sendo, ao avisar os convidados você evita situações desconfortáveis para os convidados. 

Lembre-se de no convite contar o porquê o seu casamento é pet friendly. Assim as pessoas possam entender e se envolver com a temática da cerimônia. 

Noivo e noiva agachados ao lado do cachorro
Incentive a etiqueta pet friendly, respeitando as necessidades e personalidades de cada animal. (Reprodução/Tara Koenke)

Seu pet trazendo as alianças

Uma função muito comum nos casamentos que envolvem os animais de estimação. É a possibilidade do seu pet levar as alianças até o altar

Sendo esse um dos momentos mais marcantes, tanto para os noivos quanto para os convidados. 

Por isso, essa é uma atividade acessível para os pets realizarem em sua cerimônia. 

Anel de noivado com pedra azul em cima do fucinho do cachorro
Proporcione um momento especial para os pets durante a cerimônia, como a entrega das alianças por um animal de estimação ou incluindo-os em fotos de grupo para registrar a presença deles no evento. (Reprodução/Unsplash)

Para escolher as alianças de casamento, te recomendo falar com nossas especialistas, nosso diferencial é o nosso atendimento. Além de claro, o catálogo lindo da Altar, com todas as joias em Ouro 18K.

E aí, me conta nos comentários, quais atividades você acha que o seu pet pode realizar em seu casamento?