Estar em um relacionamento pode ser o sonho de várias pessoas. Mas isso não quer dizer que ele sempre será bom. Cada relação tem seus desafios e cabe às pessoas envolvidas nela conseguir navegar e superar os obstáculos para que ela possa sempre evoluir. Por isso, separamos alguns tópicos do que faz um casamento dar certo.

No namoro, por exemplo, é importante estar sempre com os olhos abertos  e ter em mente se o que você quer vai de encontro com os objetivos e planos do futuro cônjuge.

Por mais que cada relacionamento seja único, diferente e especial, existem pilares básicos que todo casal deve ter para que a relação siga firme, forte e dê certo.

Depois do “sim” existem algumas coisas que todo casal deve ficar atento. Dessa forma, seu casamento caminhará bem mais tranquilo e seu felizes para sempre será uma realidade.

Casal dançando em seu casamento
Além do que vamos falar aqui, existem mais coisas, porque o relacionamento está acontecendo todos os dias. E só vocês se conhecem. Então, existem “regras” que vocês mesmos vão precisar construir, como “toda semana preciso de um dia com minhas amigas e você com seus amigos”, etc.

Fazendo o casamento dar certo

1 – Respeito

Dentre as coisas principais para um casamento dar certo o respeito é uma dela. Ele é a base de um relacionamento.

Sem ele, não adianta só o amor. Isso porque é apenas através do respeito que as pessoas chegam a amar o outro. O respeito deve ser com relação às opiniões, ao jeito de ser, às vontades. Respeite tudo no outro.

Flores caindo em cima do casal na porta da igreja final do casamento
Essencial em todos tipos de relacionamentos que teremos durante a vida, seja romântico, familiar, no trabalho ou entre amigos.

2 – Confiança

A confiança também é essencial para um casamento dar certo. Esse ponto deve ser trabalhado pelo casal no dia-a-dia.

Muitas pessoas acham difícil confiar no outo, mas a realidade é que esse ato não é difícil quando existe uma entrega absoluta entre os dois. Até porque, quando existe amor, a confiança acontece naturalmente.

3 – Admiração

Você sabe o quão bom e gratificante é ser admirado. Agora pense ser admirado pela pessoa que você decidiu passar o resto da vida?

Admire a sua pessoa amada, reconheça seus feitos, faça elogios sinceros. E claro que isso é uma via de mão dupla. Com admiração mútua, cada dia na união de vocês vocês serão surpreendidos.

4 – Diversão

Sair da rotina é bom em qualquer fase da vida, e no casamento não é diferente. E essa escapada da rotina não precisa ser apenas vocês dois.

Combine uma viagem com amigos, saia com o pessoal do trabalho, vá ao cinema ver o filme de mãos dadas. Seja qual for o passeio, o importante é que vocês se divirtam junto e na companhia um do outro.

Casal próximo um do outro sorrindo
Pense quais são seus gostos em comum, onde gostam de ir e comece a colocar as ideias em prática.

5 – Carinhos

Todo mundo gosta de carinho e, infelizmente, os beijos e abraços tendem a ficar mais escassos conforme o tempo de casado vai aumentando.

Mas não deixe isso acontecer! Um beijinho, um abraço apertado, um beijo longo, independente da demonstração não deixe que o carinho acabe.

6 – Elogios

Assim como os carinhos, elogios também tem um papel bem importante em um casamento duradouro. Você achou alguma coisa que seu companheiro ou companheira fez o máximo?

Não fique calado, fale! Sempre que tiver a vontade de elogiar, faça. Coisas boas sempre devem ser ditas porque elas tem o poder de fortalecer o amor.

7 – Surpresas

A surpresas são uma coisa que mantém a chama da relação acessa. Isso porque através dela a pessoa demonstra para a outra que ela não sabe tudo sobre seu cônjuge e que ele pode ainda ser uma caixinha de surpresas.

Nesse quesito vale qualquer coisa, desde a mais simples até a mais elaborada. Coloque sua imaginação para funcionar.

Casal abraçados sorrindo
Sugestões: presentes e passeios foras de datas comemorativas ou um encontro inesperado.

8 – Segurança

Um casamento deve ser onde a pessoa se sente segura. É ter a sensação e a certeza de que o outro está do seu lado para o que der e vier.

Essa segurança é uma atitude diante da vida e da relação e consequência direta da confiança entre o casal.

9 – Ser aceito e aceitar

Você deve saber que não existe como mudar uma pessoa em um relacionamento. E se vocês estão casados, vocês se conheceram e se apaixonaram assim.

Por conta disso, você tem que se aceitar e aceitar a pessoa amada com suas qualidades e defeitos. Mas cuidado para não cair no “nasci assim, vou morrer assim”. Em um casamento duradouro o bonito é evoluir junto e sempre.

Casal sentados no sofá rindo e bebendo café
Vocês se tornaram uma família, então nada mais justo do que se aceitarem e se compreenderem.

10 – Atenção

A falta de atenção faz um relacionamento estremecer, logo, ela é um ponto importante para um casamento dar certo e ser duradouro.

É muito ruim quando alguém está contando sobre seu dia, sobre uma reunião mega importante ou sobre alguma viagem incrível que ela quer fazer e a outra pessoa está desinteressada. Atenção é importantíssimo em uma relação a dois.

11 – Apoio incondicional

Os casais fortes e parceiros, primeiro, apoiam um ao outro e depois, de uma maneira carinhosa e amigável, pontuam o que acha que pode não dar certo.

Dessa forma, eles se apoiam e fazem críticas construtivas quando preciso. Assim, o casamento fica mais forte a cada dia.

Casal de mulher sentadas na cozinha enquanto conversam
Quem melhor para nos dar apoio do que a pessoa com que escolhemos passar a vida juntos?

12 – Reciprocidade

Por fim, o que as pessoas esperam receber em um casamento, ou em qualquer relação é reciprocidade.

É importantíssimo que os dois sintam que dão e que recebem e que seu amor e entrega está sendo retribuído. Reciprocidade é a base para um casamento dar certo.

Então, o que achou desses pontos essenciais para um relacionamento ser duradouro? Muitos parecem ser óbvios, mas você está colocando em prática? Me conta nos comentários!

Marcado em: