As noivinhas de plantão ficam ansiosas pensando em cada detalhe da cerimônia de casamento. Sendo normal ficarem com dúvidas sobre a degustação de doces para casamento. 

Afinal uma boa mesa de doces não pode faltar no casamento, e já adianto, muitos convidados já vão esperando os docinhos que vão conseguir comer em seu evento.

Se você ainda não sabe como a degustação de doces funciona. Calma, que neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e te ajudar a fazer as escolhas certas.

Continue lendo para saber mais e se você tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários que assim que possível nossa equipe irá responder.

Pequenos recipientes com petiscos para casamento
A degustação de doces para casamento é uma etapa crucial na seleção dos itens que serão servidos durante o evento, permitindo aos noivos avaliar o sabor, textura e apresentação de diferentes opções de doces.(Reprodução/Martha Stewart)

Sumário

Dúvidas sobre Degustação de Doces para Casamento

A degustação de doces é uma etapa muito importante para a organização dos noivos, pois é neste momento que os noivos podem decidir em conjunto qual a melhor doceria, quais doces estarão em seu casamento. 

Sendo essa uma das partes mais divertidas para o casal. Entretanto, para que boas escolhas sejam feitas é importante que os noivos estejam atentos a algumas regrinhas e dicas. 

Para que você não se perca neste momento, confira agora as principais dicas para lhe ajudar nessa jornada. 

Qual a quantidade ideal de doces por convidado em um casamento?

A primeira dúvida, é a quantidade ideal de doces para cada convidado. Essa é uma pergunta muito importante, pois ela ajuda os noivos a entenderem o quanto de dinheiro vão precisar investir na mesa de doces. 

Essa informação também ajuda a compreender se vocês terão oportunidade de economizar em determinados doces, ou até mesmo substituí-los por outro mais barato.

Também é fundamental saber a quantidade ideal de doces para os convidados, isso evita que aconteça desperdício ou que faltam doces para algumas pessoas. 

Para evitar que isso aconteça, especialistas afirmam que o ideal é de 06 a 08 doces por convidado.

Mas, é preciso considerar que possam existir variações, tendo em vista, que uma pessoa pode comer mais que as outras.

Além disso, essa contagem pode mudar de acordo com a decoração da mesa, ou seja, se ela for menor ou grande, a quantidade de doces também varia. 

Uma dica muito valiosa, é que alguns casais pedem para serem feitas três caixas de doce para reservar para os familiares próximos (mãe dos noivos) e para os noivos. 

Assim eles conseguem garantir que vão comer os docinhos na tranquilidade apreciando o sabor. 

Convidados e noiva comendo no casamento, a garçonete está servindo em uma bandeja e todos estão sorrindo
Durante a degustação de doces para casamento, os noivos têm a oportunidade de experimentar uma variedade de sobremesas para escolher aquelas que melhor se adequam ao seu gosto e estilo do casamento. (Reprodução/SolStock)

Como encontrar um fornecedor de doces para meu casamento?

Em seguida, outra dúvida muito comum é como encontrar um bom fornecedor de doces para o seu casamento. 

Você pode primeiramente pedir indicação dos fornecedores do casamento das suas amigas ou conhecidas, na qual você já provou e viu que elas gostaram do serviço. 

Também é possível conversar com a dona daquela sua doceria favorita para verificar a possibilidade deles fornecerem doce para o seu casamento. 

Outra dica, é pesquisar na internet, pois é cada vez mais comum que as docerias invistam na divulgação dos seus serviços nas redes sociais. 

Por isso, ao fazer essa ação observem alguns pontos importantes, como:

  • Os comentários e feedback de clientes anterior;
  • O preço e as formas de pagamento da doceria;
  • Observe se vocês gostam das opções que estão presentes no cardápio;
  • Verifique as possibilidades de descontos;
  • Quais são as regras para prestação de serviço;
  • Pergunte como é feita a montagem da mesa;
  • Fique atento quanto à transparência das informações.

Feito essas perguntas básicas, é indicado iniciar as degustações quanto antes, pois é assim que vocês saberão se vão gostar dos doces, e também conseguem identificar quais sabores possuem maior preferência.

Bandejas com doces e tortas para degustação dos doces para casamento
A degustação de doces para casamento também é uma oportunidade para os noivos discutirem com o fornecedor aspectos como a apresentação dos doces, possíveis personalizações e detalhes logísticos relacionados à entrega e montagem da mesa de sobremesas no grande dia. (Reprodução/Shani’s Sweet Art)

Quantas degustações de doces preciso fazer?

Apesar dessa etapa ser uma das mais divertidas, saiba que não é necessário fazer muitas degustações.

Lembre-se de fazer primeiramente o ranking com as confeitarias que vocês mais gostaram, e a partir disso escolha 4 ou 5 confeitarias para realizar a degustação. 

Saiba que essa quantidade é ideal para que vocês não fiquem confusos no momento da escolha dos doces e não fiquem com dificuldades para decidir qual o melhor estabelecimento. 

Algumas docerias possuem o programa de degustação, bastam os noivos agendarem com tendência a data e horário para provar as opções, que inclusive a degustação não são pagas. 

Outras docerias podem deixar os doces na casa dos noivos e assim eles provam tudo com calma. 

Dica extra: lembre-se de tirar foto antes de degustar os doces, assim vocês lembrarão da imagem do doce e poderão avaliar o sabor e a aparência. 

Também leve um caderninho para anotar a descrição e as percepções que vocês têm sobre o doce. Isso facilitará a tomada de decisão final.

Cozinheiro em casamento colocando petiscos de forma visualmente bonita na mesa
Durante a degustação de doces para casamento, os noivos podem buscar orientação do fornecedor sobre a quantidade adequada de doces a serem encomendados, levando em consideração o número de convidados e a variedade de opções desejadas. (Reprodução/Picasa)

Com quanto tempo de antecedência devo contratar os doces?

Além da degustação, é importante considerar o tempo certo de contratação da doceria. 

O mais indicado é que a doceria seja contratada com 6 meses de antecedência, assim dará tempo de vocês realizarem todas as degustações necessárias. 

Além disso, se for preciso realizar alguma modificação no cardápio é possível, pois existe um tempo até a cerimônia. 

Mulher segurando menu de casamento
A degustação de doces para casamento não só permite aos noivos escolher os doces que serão servidos, mas também contribui para a experiência gastronômica geral do evento, adicionando um toque doce e memorável à celebração do casamento. (Reprodução/Estúdio Vitória)

Quais são as opções mais populares de doces finos para casamentos?

As opções de doces finos para casamentos podem variar conforme as preferências regionais e as tendências atuais, mas algumas escolhas populares incluem:

  1. Macarons: são doces delicados e coloridos, os macarons são uma escolha elegante e sofisticada para casamentos.
  1. Brigadeiros gourmet: Variações gourmet do clássico brigadeiro, com sabores como pistache, caramelo salgado, avelã, entre outros.
  1. Trufas: As trufas são uma opção luxuosa para quem aprecia chocolate.
  1. Mini cupcakes: Os mini cupcakes permitem uma variedade de sabores e podem ser decorados conforme o tema do casamento.
  1. Cake pops: Bolinhos em palitos, cobertos com chocolate e decorados de maneira criativa.
  1. Petit fours: Pequenos doces decorados com glacê ou fondant, que podem incluir bolos em miniatura, biscoitos e outras delícias.
  1. Pavlovas: Sobremesas leves e arejadas feitas com merengue, geralmente servidas com frutas frescas e chantilly.
  1. Tarteletes: Mini tortas ou tartes com uma variedade de recheios, como frutas frescas, creme de limão ou chocolate.
Caixas com doces para desgustação
Ao agendar a degustação de doces para casamento, é recomendável escolher um fornecedor confiável e experiente, que ofereça uma variedade de opções e possa atender às preferências e restrições alimentares dos noivos e convidados. (Reprodução/Doce Maison)

Quantas variedades de sabores de doces preciso ter na mesa?

Outra preocupação comum, é sobre a variação de doces na mesa. O ideal é que os doces possuam uma variação considerável. 

Assim os diferentes paladares vão conseguir encontrar as opções que mais lhe agradam. Por exemplo, existem pessoas que gostam de doces com chocolates ou gourmet, essas pessoas já vão direto nessas opções. 

Já os convidados que gostam de doces finos, tendem a preferir essas opções. Portanto, considere uma variação entre 8 a 10 opções de doces. 

Noivo segurando garfo com pedaço da torta para noiva comer
Durante a degustação de doces para casamento, é importante manter uma mente aberta e experimentar diferentes sabores e combinações, buscando encontrar aqueles que melhor se harmonizam com o estilo e tema do evento. (Reprodução/IStock Bogdan Kurylo)

Como degustar os doces?

Para a degustação de doces estratégicos, é importante que os noivos tenham uma lógica clara para realizar a degustação dos sabores. 

Para facilitar a escolha dos fornecedores, se possível os noivos podem provar as opções do doce no mesmo dia. 

Assim ficará mais fácil para comparar os sabores e verificar qual vocês mais gostam.

Se preferir divida as opções de doces por categoria, por exemplo, a categoria de nozes, doces cítricos, frutas vermelhas. 

A partir disso, ficará mais fácil de compreender quais são as melhores opções em cada categoria. 

Ao finalizar, avalie as suas anotações, e verifique quais são os fornecedores que tiveram melhor desempenho. 

Caixa com doces de diferentes cores e mulher segurando um mordido
Para uma degustação de doces mais eficiente, os noivos podem optar por limitar o número de opções a serem experimentadas em cada sessão, focando em categorias específicas de doces, como bolos, cupcakes, macarons, entre outros. (Reprodução/CNN Brasil)

Como lidar com restrições alimentares dos convidados ao escolher os doces?

Está cada vez mais comum e acessível cardápios pensados para pessoas com restrição alimentar. 

A dica é que vocês pensem nas restrições alimentares mais populares, e assim disponibilizem as opções mais frequentes. 

Considere que ao fazer a lista de convidados do casamento, certamente vocês conhecem as restrições dos seus convidados. 

Então, adicione opções de doces que atendem as restrições alimentares mais populares entre os seus convidados. 

Por exemplo, se a maioria é intolerante à lactose, que tal colocar opções desse tipo, opções de doce veganos também são interessantes. 

Noiva colocando pedaço de bolo de casamento em prato para convidado
Após a degustação de doces para casamento, os noivos devem aproveitar a oportunidade para discutir com o fornecedor detalhes logísticos, como o cronograma de entrega e montagem dos doces no local do evento, para garantir uma experiência perfeita no dia do casamento. (Reprodução/Naif Productions)

Você conhecia essas dicas para fazer a degustação dos doces para casamento? Me conte nos comentários sua perspectiva e dúvidas!

E para adquirir suas joias matrimoniais em Ouro 18K, conheça a Altar Joias e Alianças! Acabamos de lançar nossa linha de Kits de Alianças com Anéis de Noivado por um preço especial!