Para os amantes de joias em ouro, uma notícia não tão bacana está chegando. Foi registrado uma alta histórica no preço do ouro. 

Como você já pode imaginar, esse aumento impacta diretamente no valor final das joias produzidas em ouro. 

Para que você possa compreender o que é essa alta histórica e como ela impacta no preço das joias, continue lendo esse artigo e receba algumas dicas de como aproveitar os preços atuais.

Na imagem, uma pessoa está olhando as alterações em gráfico de um investimento no celular e no notebook simultaneamente.
O mercado do ouro é influenciado por uma série de fatores econômicos, geopolíticos e de demanda, o que contribui para a sua volatilidade e valorização ao longo do tempo. (Reprodução/Unsplash)

Sumário

Alta histórica no preço do ouro

No dia 04 de março de 2024, foi registrado uma alta histórica no preço do ouro, conforme apontado por investidores.

O metal precioso registrou cerca de 0,4% no preço, chegando a US$ 2.126,30/onça-troia na segunda-feira. 

Importante destacar que esse aumento de preço vem acontecendo de forma recorrente desde dezembro de 2023. O que torna o mercado, um setor que sempre está em alta.

Desenho de barras e moedas de ouro e atrás uma seta dourada para cima - o que significa o preço do ouro fechar em alta histórica?
A valorização do ouro frequentemente ocorre em períodos de instabilidade econômica e incerteza geopolítica, quando investidores buscam ativos considerados seguros para proteger seu patrimônio. (Reprodução/Freepik)

Desvalorização do Dólar

Alguns especialistas afirmam, que a alta do ouro se dá devido à perda de valor do dólar, o que causa um déficit considerável no orçamento dos Estados Unidos. 

Saiba que o preço do ouro é atrelado ao preço do dólar, com a baixa do dólar o ouro ficou mais acessível, o que favoreceu para aumentar a demanda de compra e venda. 

Logo, o ouro se torna uma segunda fonte de renda mais rentável. Nos registros históricos, a inflação de 1970, o preço do ouro foi de U$35 por onça para U$ 850 em 10 anos. 

Especialistas afirmam que estamos caminhando para esse mesmo cenário. Inclusive, muitos bancos estão comprando cada vez mais ouro, pois essa é uma forma de investimento rentável. 

Algumas cédulas de dólares
A alta do ouro pode ser impulsionada por uma variedade de fatores, como inflação, desvalorização da moeda, instabilidade política e tensões geopolíticas, que aumentam a demanda por este metal precioso. (Reprodução/Unsplash)

Como está o mercado de ouro?

Para se ter ideia desse cenário, o Banco Central da Polônia comprou cerca de 300 toneladas de ouro para já igualar as suas reservas, assim como a média europeia. 

Já o Banco Central da China aumentou as suas compras para 700 toneladas por ano, pois a reserva de ouro representa 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB). 

Esse cenário evidencia a preocupação mundial dos governos com as suas economias, considerando que o ouro é uma das moedas de troca mais antiga que existe. 

Essa característica reforça ainda mais os benefícios em se ter ouro, sendo esse um investimento que se perdura ao longo dos anos, com índices baixíssimos de desvalorização. 

No dia 25 de março de 2024*, o preço da grama do ouro está R$ 348,71.

*Data em que este artigo está sendo publicado

Balança feita de ouro e moedas de ouro
Comprar joias de ouro é considerado um investimento sólido a longo prazo, pois as peças de ouro mantêm seu valor ao longo do tempo e muitas vezes se valorizam, servindo como uma reserva de valor segura. (Reprodução/Freepik)

Instabilidade Geopolítica

Um dos aspectos que mais favorecem para o aumento do preço do ouro, são as instabilidades geopolíticas, principalmente devido ao índice crescente de guerras ao redor do mundo. 

A instabilidade geopolítica reflete nos capitais que estão sendo investidos, para que os investidores minimizem a perda dos seus investimentos.

É comum acontecer uma migração dos ativos para os investimentos que são considerados  “mais seguros”, como é o caso do ouro. 

Exemplo disso, nestes últimos anos surgiram novos cenários de guerras ao redor do mundo.

Algumas moedas e em bonequinho de um homem lendo jornal sentado em cima da moeda
A geopolítica desempenha um papel significativo na determinação dos preços do ouro, especialmente em períodos de instabilidade política e incerteza global. (Reprodução/Unsplash)

Qual a previsão para o preço do ouro em 2024?

Para o mês de 2024, a COMEX, divisão de metais de New York Mercantile Exchange (Nymex), prevê que em abril o preço do ouro deve subir 1,46% por onça-troy.

Especialistas das Commodities da Capital Economics, prevê que no ano de 2024, o preço do ouro deve ficar ao redor de U$2,1 mil. 

Em 2025, é possível que chegue em torno de U$2,15 mil, isso com base no ciclo de corte de juros do Fed, sendo essa estimativa acima do que o mercado naturalmente projeta anualmente. 

Mostruário de joias de ouro com etiquetas
Tensões geopolíticas, como conflitos armados, sanções econômicas e disputas territoriais, podem aumentar a demanda por ouro como um ativo seguro em momentos de turbulência e volatilidade nos mercados financeiros. (Reprodução/Unsplash)

Como acompanhar o preço do ouro?

Se você se interessa pelo universo do ouro, saiba que acompanhar o preço é uma das etapas essenciais para entender esse mercado. 

Acompanhar a cotação do ouro é mais fácil do que você possa imaginar. Basta acessar uma plataforma de negociação e ir no ambiente de cotações, realizando a busca pelo código do contrato de interesse. 

Exemplo de plataforma de negociação é a Modalmais, que oferece diversas opções de investimento, sendo possível acompanhar cada preço. 

Outra opção é acompanhar sites de casas de câmbio, como, por exemplo, a Melhor Câmbio, que diariamente apresenta a cotação atualizada da grama do ouro.

Lembre-se que essas empresas não são indicações, mas sim, exemplos e possibilidades na qual você poderá acompanhar a cotação do ouro no dia.

Busque sempre uma plataforma que atenda a sua necessidade. 

Homem de aliança mexendo em notebook. Na tela há um gráfico crescente. Na mesa tem xícara de café.
Investir em joias de ouro pode ser uma forma de diversificar uma carteira de investimentos, oferecendo proteção contra a inflação e preservando o poder de compra ao longo do tempo. (Reprodução/Freepik)

Como a alta do ouro afeta o preço das joias?

Joias que possuem a matéria-prima o ouro, também sofrem com esses aumentos na grama do ouro; por isso, é comum serem realizados reajustes no preço final da joia. 

Isso porque, como já explicamos em outros artigos, as joias produzidas em ouro, principalmente o 18 quilates, possuem uma porcentagem de ouro alta. 

Logo, quanto mais gramas de ouro a sua joia possui, mais caro o preço final tende a ser. 

Mas, calma, que a sua joia também se trata de um investimento, pois você terá em suas mãos uma peça com ouro 18k, logo poderá vendê-la com maior facilidade, sem perder grande parte do valor investido. 

Anel rudra chuveiro de zircônias ouro amarelo 18k
Anel Rudra Chuveiro de Zircônias Ouro Amarelo 18K

É um bom momento para penhorar as joias?

Uma boa opção para quem já possui joias em ouro e precisam de um dinheiro extra é realizar a penhora da sua joia. 

Pois, a Caixa Econômica Federal realiza a penhora de joias em ouro. Primeiramente é feita uma avaliação da peça, considerando a grama de ouro que a sua joia possui.

A partir disso, a Caixa lhe oferece um valor para penhorar a sua joia, com a alta da grama do ouro, a penhora também se torna ainda mais interessante para o consumidor. 

Um braço esticado com joias e outro braço esticado entregando dinheiro. Demonstra a troca que aconteceria numa penhora de joias.
Comprar joias de ouro é mais do que uma transação financeira, é um investimento em beleza, estilo e valor duradouro, que pode ser apreciado e desfrutado por gerações. (Reprodução/USA Pawn)

Aproveite este mês na Altar – Antes do Reajuste dos Preços!

Se você ama uma joia em ouro, deve estar endoidando com esse reajuste que as joias terão no preço. 

Você ainda poderá comprar a sua joia com o preço antigo aqui na Altar Joias e Alianças, saiba que até o final de março é possível adquirir as suas joias por aquele precinho bacana. 

Porém, já sabemos que você já sabe que aqui na Altar Joias e Aliança os preços das joias são justos o ano todo e com alta qualidade.

Porém, devido a esse cenário de aumento da grama do ouro, os preços serão reajustados no início de abril. 

Então, não perde tempo e já corre para garantir a sua joia com o preço antigo e com as nossas possibilidades de pagamento facilitado.

Lembre-se que aqui na Altar enviamos joias para todo o Brasil e também fazemos joias sob medida para você. 

Aparador de alianças agatha christie ouro 18k c/ zircônias
Aparador de Alianças Agatha Christie Ouro 18K c/ Zircônias

Você já sabia desse situação no mercado? Vamos conversar sobre o assunto nos comentários!

Categorizado em: