Sabemos que todos os casais passam por momentos de crise e quando se amam buscam sempre resolver os problemas. Nesse momento, é necessário pensar em como melhorar o relacionamento.

A partir disso, desenvolvemos este artigo com 8 dicas que podem fazer total diferença no relacionamento de vocês.

Entregando um coração de papel
As dicas valem para qualquer fase do relacionamento, seja namoro, noivado ou casamento.

Quais as principais brigas e discordâncias de casal?

Todos os relacionamentos possuem momentos de altos e baixos. Sendo importante desenvolver a inteligência emocional para que ambos consigam lidar com as dificuldades que acompanham o relacionamento.

Saiba que as brigas e divergências acontecem por diferentes fatores e uma das grandes chaves para superar esses problemas juntos é o diálogo.

Quando o diálogo do casal não está bom ou não estão colocando o papo em dia, o  estresse natural do relacionamento pode ser acumulado e acabar explodindo em algum momento.

Vamos entender alguns dos grandes estopins que normalmente aflige os relacionamentos atuais.

Brigas por ciúmes

As brigas por ciúmes geram grande estresse no relacionamento devido algumas desconfianças ou cobranças que não possuem grandes explicações do parceiro.

O ciúme faz com que o um dos parceiros queira colocar limitações no outro. Seja escolhendo a roupa de sair, limitar os amigos ou controlar os lugares para onde o outro vai.

Ou seja, existe uma restrição de um para com outro, tornando o relacionamento pesado e limitante. Essas ações de ciúmes geram grande briga entre o casal e desconforto no relacionamento.

Dessa forma, podemos perceber que o ciúmes advém muitas vezes da baixa autoestima do parceiro que não possui autoconfiança em si mesmo e desconta as suas frustrações em outro.

Por isso, para evitar os ciúmes excessivos em seu relacionamento busque cuidar da sua autoestima e fortalece-la para se tornar mais seguro de si mesmo e transbordar amor e confiança.

As brigas também que tem relação direta com o ciúmes, são as brigas por causa das amizades do parceiro.

Devido às atitudes dos amigos do casal poder incomodar um dos parceiros, atitudes como chamar demais para sair ou qualquer coisa que incomode o parceiro.

Para evitar essas brigas é importante sempre considerar a opinião do seu parceiro. Busque escutar ativamente tudo o que ele diz e entender o porquê daquele sentimento.

Dessa forma, se coloque no lugar do seu parceiro e pense que os amigos dele também são importantes para o bem estar dele.

Saiba que o outro também possui a sua individualidade, que precisa ser respeitada.

Homem e mulher sentados juntos no chão quase se beijando
É necessário um respeito mútuo.

Discordância sobre dinheiro

Além disso, outro fator que implica em brigas para diversos casais é quando o assunto é sobre dinheiro. Isso porque, é o dinheiro que paga as contas do casal e proporciona coisas boas.

O tema sobre dinheiro para alguns casais é um tabu. Como mostra a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 44% dos casais brasileiros não conversam sobre dinheiro em casa.

Além disso, outra pesquisa realizada pela Universidade de Michigan (EUA), em 2012, mostrou que o fator dinheiro reflete nas principais brigas do primeiro ano de casados.

A vida de casado traz consigo contas e despesas a pagar e principalmente a divisão das contas. Por isso, a conversar sobre as metas financeiras, gastos, quais são as contas que vocês vão dividir.

Busquem também cada um ter as suas próprias metas financeiras, para realizarem sonhos individuais, como um mestrado, um curso importante para a carreira.

Saiba que para um casamento saudável é necessário uma vida financeira saudável também.

Brigas sobre falta de atenção

Ademais, os casais também enfrentam diversas brigas por falta de atenção. Ou seja, é quando o parceiro não está prestando atenção no outro ou não passando tempo suficiente com o outro.

Por isso, busque conversar com o seu parceiro sobre isso de forma clara e objetiva, ao falar mostre os fatos do porque você se sente assim.

Além disso, quando o casal está recém casado podem ocorrer diversas brigas sobre as mudanças do casamento. Devido às novas responsabilidades ou até o fato de morarem juntos.

Pois, cada um lida com os deveres de casa de forma diferente, existem manias que vem antes do casamento e que geram estresse no outro.

Todas essas condições de brigas geram desgaste no casamento logo de início, por isso, o casal deve ficar atento sobre esses assuntos.

O grande segredo para evitar e contornar situações difíceis no casamento é a comunicação transparente e direta, porém, sempre feita com muito carinho e empatia.

Pois, através da conversa é possível entender o outro e entender como ele pensa, para que o seu olhar mude e as atitudes também.

Duas mulheres deitadas na grama rindo, ela está segurando o rosto da outra
Cada um vai demonstrar do seu jeito, mas é importante que ambos tentem todos os dias.

Como melhorar o relacionamento?

Priorize o diálogo diariamente

Como dizemos acima, o diálogo é algo extremamente importante para todos os casais e para qualquer outro relacionamento também.

Para que o diálogo aconteça é necessário manter um estímulo constante, por isso busque separar momentos  para que vocês possam conversar e sair das ações monótonas.

Algumas opções para manter o diálogo é sair para jantar em um restaurante romântico da sua preferência ou fazer um jantar em casa para conversar sobre o relacionamento.

As conversas podem variar entre como vocês estão se sentindo após o casamento, se há algo que está incomodando algum de vocês, o que mudou depois de casar e relembrar os momentos antes do casamento.

Tenha momentos à dois

Muitos casais que se casam e devido a rotina do dia a dia pode acabar proporcionando momentos automáticos entre o casal, fator esse que acaba tornando o casal distante um do outro.

Por isso, é necessário sempre ter momentos a dois, busque colocar em sua agenda esses momentos, faça eles fazerem parte do relacionamento de vocês.

Os momentos a dois podem ser variados, como assistir um filme juntos ou maratonar uma série, limpar a casa juntos, estudar juntos, saírem para festas ou eventos do interesse do casal.

Essas ações farão grande diferença na forma como vocês se enxergam e vão deixar a chama do amor sempre viva.

Homem e mulher abraçados, no fundo tem o por do sol
Isso deixa os dois próximos e unidos

Saiba entrar em acordo

Quando as desavenças surgem é necessário saber entrar em acordo. Sabe aquelas brigas que acontecem por causa das amizades ou das festas?

Pois bem, é necessário que vocês conversem sobre o que está afligindo cada um e porque, dessa forma, você saberá quais atitudes devem ser tomadas para evitar que as brigas se repitam.

Se a briga acontece por causa das festas ou amizades excessivas, entre em acordo sobre os horários de sair com os amigos que cada um terá ou os dias da semana para esse lazer.

Tornar parte da rotina expressar carinho

Como dito anteriormente, a rotina frenética do dia a dia pode esfriar a troca de carinho entre o casal.

Por isso, é importante tornar parte da rotina o carinho entre o casal, como a utilização de palavras de amor, surpresas que o outro goste.

O ato de carinho também pode acontecer em realizar ações que melhorem o dia da outra pessoas, demonstrando o cuidado e amor para com o outro.

Homem tirando foto da namorada sentada na grama com flores
Mostrando que o amor e a paixão ainda estão ai.

Faça elogios

Os elogios são muito importantes para pessoas que possuem a linguagem do amor as palavras de afirmação.

Mas convenhamos que todos nós gostamos de receber um elogio dizendo como estamos bonitos em determinada roupa, que é um ótimo marido, agradeça sempre as boas ações que o parceiro realiza por você.

O elogio possui a capacidade de aproximar o casal e tornar ainda mais romântico e simpático cada um.

Não idealize ou crie expectativas sobre o outro

As pessoas em geral possuem a capacidade de gerar expectativa em relacionamentos e pessoas, quando essas expectativas não são cumpridas acabam geram frustração.

Essas frustrações geram estresse e sentimentos negativos, por isso é importante entender que o outro possui as suas próprias características e gostos e que nem sempre condiz com as suas expectativas.

O relacionamento possui as suas características e cada um será diferente um do outro, por isso evite idealizar as suas expectativas ou que seria o relacionamento perfeito.

Afinal, cada relacionamento é único e as suas características são diferentes, dessa forma, busque viver o agora e aproveitar cada momento com o seu par.

Mulher abraçando e beijando o namorado por trás
Aceitando quem são e suas diferenças.

Fazer terapia

Hoje está em alta a discussão do cuidado com a saúde mental e os seus benefícios.

A terapia deve ser realizada para aliviar o estresse do dia a dia, para adquirir autoconhecimento mais profundo sobre si, entender as suas fraquezas.

A terapia pode trazer grandes benefícios não só para quem realiza, mas para as pessoas que estão à sua volta, pois você ficará mais leve.

Além disso, a terapia também pode ser realizada em casal, que é excelente para melhorar o relacionamento e com a ajuda de uma terapeuta resolver os problemas do casal.

Além de refletir sobre os comportamentos, quais ações podem ser tomadas para melhorar ainda mais o relacionamento, trazendo consigo um amadurecimento para o casal.

Conheça sobre a linguagem de amor um do outro

Você sabe o que são as chamadas linguagens do amor? A linguagem do amor são as características e formas utilizadas pelas pessoas para expressar e receber amor.

Na prática existem 5 principais linguagens de amor, sendo elas as palavras de afirmação, tempo de qualidade, toque físico, presentes e atos de serviço.

Sabe aquela pessoa que adora receber um elogio ou um eu te amo, provavelmente a linguagem de amor que essa pessoa gosta de receber são palavras de afirmação.

Ou aquela pessoa que adora receber um presente ou uma surpresa a sua linguagem do amor são presentes e através dessa característica que ela expressa e recebe amor.

Quando o casal conhece e entende a linguagem de amor ela possui o poder de transformar o relacionamento de vocês.

Pensando nisso, nós da Altar Alianças preparamos um podcast super incrível sobre linguagem de amor. Assista para conhecer mais e aplicar no seu relacionamento de forma estratégica.

O que achou dessas dicas sobre melhorar o relacionamento? Me conta nos comentários o que você costuma fazer com seu parceiro ou parceira para tornar a relação mais leve.

Marcado em: