Sabemos que o casamento é um momento especial e que quase todos os casais sonham com esse momento. Entretanto, após vivenciarmos uma pandemia e uma crise financeira, o dinheiro se tornou um recurso ainda mais escasso.

Mas como o bolso não manda nos nossos sonhos, podemos buscar alternativas para casar de forma mais enconta, sem perder a essência do casal e demonstrar todo o amor que sentimos um pelo outro.

Outro fator interessante é que cada vez mais está crescendo a nova moda de Mini weddings que são os casamentos com o menor número de convidados possíveis.

Esse modelo de casamento preza mais pela qualidade da quantidade, como vantagem temos uma festa mais íntima com pessoas realmente queridas o que torna esse momento ainda mais aconchegante.

Inclusive vários famosos têm adotado esse novo modelo de casamento. E que tal você também realizar uma cerimônia mais simples apenas para pessoas especiais.

Entretanto, para a construção dessa cerimônia vocês vão precisar chegar em um acordo do que realmente é importante para vocês e o que dá para abrir mão. 

O que não pode falar no seu casamento:

Para te ajudar a saber o que não pode faltar no casamento listamos alguns tópicos abaixo:

  • Benção religiosa (para quem é religioso e faz questão);
  • Alianças;
  • Fotografias;
  • Buffet;
  • Convites;
  • Lembrancinhas;
  • Decoração;
  • Roupa e adornos, maquiagem;
  • Buquê;
  • Bolo de casamento.
Casamento simples – dicas para você fazer o seu ser perfeito - casamento-simples

Como fazer um casamento simples e bonito com pouco dinheiro?

Após fazer uma análise criteriosa com os tópicos acima, vocês também podem imaginar o casamento ideal para vocês e o casamento realizável.

Ao fazer esse método vocês vão conseguir entender de fato o que é essencial para vocês, como o sonho de casar na praia, qual o modelo de decoração mais agradam vocês, como por exemplo luzes, folhagens, flores e entre outros.

Outro fator interessante a se pensar é se o casamento será de dia ou de noite, essa decisão interfere diretamente no preço do casamento, sabendo que de dia a decoração é bem mais leve, podendo trazer um diferencial no orçamento.

Portanto, toda essa análise pode ajudar vocês a entenderem qual os gostos de vocês, o que vocês realmente desejam e sonham com isso. 

Partindo para a prática de um casamento simples e bonito

Após escolher o conceito do seu casamento, ao decidir o espaço vise pela estética dele, ou seja olhar e decidir se aquele espaço já é esteticamente bonito, harmonioso e aconchegante.

Espaço e decoração

Sabemos que casamentos ao ar livre estão em alta e podem ser uma boa escolha, visto que a paisagem natural combina muito com um momento mais simples e delicado.

Vocês podem observar qual o lado que o nascer e pôr do sol fica e posicionar o altar para esse lado, fazendo isso com certeza terão fotos incríveis.

Além disso, quase todo mundo conhece alguém que possua uma chácara ou um sítio, e que tal conversar com essa pessoa para que a festa possa ser lá ou até consigam um preço bem mais em conta.

Outro ponto para deixar a sua festa ainda mais charmosa é preferir decorações que possam ser feitas de forma artesanal, vocês podem preparar as lembrancinhas do casamento, fazer os arranjos de flores. 

Casamento simples – dicas para você fazer o seu ser perfeito - decoracao-casamento-simples

Decoração

Além disso, para realizar um casamento bonito e com pouco dinheiro, vocês podem recorrer a ajuda da criatividade, pois é ela quem vai ajudar vocês a produzirem as próprias lembrancinhas.

E não dizem que um bom amigo é para toda hora? Que tal convocar a equipe de amigos para ajudar na decoração do espaço, a cerimônia pode ser ainda mais emocionante com pessoas especiais.

Convite Online

A tecnologia está cada vez mais alinhada em facilitar a nossa vida, pois bem que tal fazer um convite de casamento utilizando uma plataforma de edição gratuita e distribuída de forma online.

Além de ser uma ação super criativa os convidados podem se surpreender com essa ação. 

Além disso, para deixar o casamento ainda mais moderno os convidados podem apresentar esse convite e ter a entrada liberada após a leitura do QrCode, tudo isso com o celular e de forma prática e gratuita.

Casamento simples – dicas para você fazer o seu ser perfeito - convite-online-para-casamento

Vestimenta da Noiva e do Noivo

Ao falar de casamento também precisamos falar sobre o vestido de noiva e a roupa do noivo, dependendo da escolha do casamento, se for ao ar livre o vestido da noiva pode ser bem mais discreto e suave, o terno do noivo não precisa estar completo.

Além disso, sabemos que alugar o vestido é mais barato do que comprar, ou se caso você preferir comprar na internet você encontra grandes variedades com um bom preço e busque sempre comprar em lojas confiáveis. 

Vestimenta das Madrinhas, Padrinhos e Demoiselles.

Para a vestimenta dessas figuras importantes no casamento vocês podem indicar qual a paleta de cores será utilizada no casamento, se vocês vão querer somente uma  cor, como por exemplo azul ou vão permitir as variações de tonalidade do azul.

Importante, que tudo isso fique bem claro no convite para não gerar estresse no dia da cerimônia. 

Outro ponto importante, é delimitar mais ou menos o tipo de vestimenta dos padrinhos e das madrinhas, porque algumas pessoas podem querer escolher modelos de roupa que não combinem com o ambiente. 

Casamento simples – dicas para você fazer o seu ser perfeito - madrinhas-da-noiva

Como organizar um casamento simples e barato em 2 meses?

Para fazer um casamento simples e bonito de forma rápida, algumas ferramentas de estratégia podem te ajudar. Temos a Matriz de SWOT que é composta por fraquezas, ameaças, oportunidades e forças. Então vocês terão que fazer uma análise de cada tópico dessa ferramenta.

Entende-se que no campo de Fraquezas vocês podem colocar a condição financeira de vocês. A possibilidade de casar em outra cidade. Quais os tipos de empresas vocês conseguem contratar. Entre outros.

No campo de ameaças, vocês devem listar tudo o que ainda não foi fechado. Porque quando fechamos contratos perto do casamento o preço pode ser ainda maior.

E se houver alguma demanda que ainda deixou dúvidas ou inseguranças colocar aqui também.

Além disso, as planilhas podem ser uma grande aliada na hora de organizar tudo o que precisa ser feito ou o que já foi realizado.

Afinal, quando fazemos as coisas correndo temos a tendência de esquecer algo.  A principal chave é o planejamento. 

Realizar um casamento em menos de 2 meses pode fazer com que os orçamentos de buffet, espaço de festa fique um pouco mais caro. Isso por causa da pressa de fechar contrato ou a falta de tempo em pesquisar outros fornecedores.

Então, uma boa dica é aproveitar a ajuda dos seus padrinhos e madrinhas de casamento para consultarem os preços ou encontrarem maiores descontos.

E vale ressaltar que as dicas acima também devem ser levadas em consideração em!!

Como organizar um casamento no civil simples e barato?

O casamento no civil é uma excelente escolha para quem quer economizar e também celebrar a união.

O casamento civil é uma cerimônia bem tradicional que conta com o casal, família, amigos próximos, testemunhas e juiz de paz, normalmente são realizados no cartório. 

O primeiro passo para organizar o casamento no civil é dar entrada nas papeladas e organizar as datas do casamento.

Sabendo que todo cartório cobra taxas para realizar o registro de casamento no civil, o que pode variar entre R$300 a R$800.

Para a escolha do cartório, vocês podem optar por um cartório próximo a vocês facilitando assim a locomoção.

Mas vocês também podem fazer um esforço de procurar um cartório mais bonito e estruturado.

Um ponto positivo no cartório é que alguns deles possuem belos espaços para fotografar e que podem render lindas fotos.

Para registar esse momento, vocês podem contratar um fotógrafo profissional ou algum amigo com uma boa câmera de celular para registar esse momento.

Outra forma de organizar um casamento no civil simples e barato, é pensar em belos looks. Por ser um casamento no civil existe a possibilidade usar looks mais variados. 

A noiva pode casar de macacão, vestido mais curto, terno feminino, com toda essa liberdade você consegue ter um casamento simples e barato.

Casamento simples – dicas para você fazer o seu ser perfeito - casamento-na-pandemia

O que pode ser servido em um casamento simples?

Uma das grandes preocupações dos casais em relação ao casamento simples é a comida ou o serviço de buffet, porque muitas vezes podem ser caros esses serviços.

Então, uma boa estratégia é servir comidas simples e típicas da região onde o casamento será realizado.

Em Goiânia sabemos que a principal comida que o goiano gosta é  uma galinha, feijão tropeiro, frango com pequi, pamonha, e quando falamos de paladar degustativo quase todo mundo gosta das comidas típicas de sua região. 

Além disso, vocês podem aproveitar as frutas e verduras que estiverem na safra, porque os preços costumam ser mais baratos.

Como Casar não tendo dinheiro?

E quando o sonho de casar é grande, mas vocês não têm dinheiro? Calma, que temos algumas possibilidades para vocês.

Segundo o artigo 1.512 do Código Civil permite a solicitação de casamento gratuito em relação às taxas, mas isso serve só para a primeira via da certidão.

Mas para usufruir desses serviços o casal deve comprovar pobreza, isso pode ser feito no próprio cartório.

E vocês também podem aproveitar os casamentos comunitários que são organizados e preparados com o maior carinho pela prefeitura ou igreja.

Outra possibilidade é esperar mais um pouco para realizar esse sonho e ir juntando dinheiro enquanto isso. Existem casais que vendem bombons na rua ou no sinal, tudo isso para realizarem um sonho. 

Me conta aqui nos comentários quais dessas possibilidades vocês vão fazer?

Por fim, a peça essencial do seu casamento que precisa ser do jeitinho que você imaginou são suas alianças. Aqui na Altar Alianças temos diversos modelos de anéis de casamento, mas também podemos fazer personalizado. É só nos chamar no WhatsApp: