Sabemos que o momento da organização da cerimônia é algo muito especial para todos os casais. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te ajudar na montagem do seu casamento no jardim.

Afinal, esse momento significa um rito de passagem para um novo momento da vida de ambos os casais e por isso é importante.

A escolha do lugar da cerimônia faz parte dessa organização para torná-lo o momento ainda mais incrível.

Casamento no jardim com arco de flores
Para quem gosta de um clima intimista esse tipo de cerimônia é perfeita.

Por que ter um casamento no jardim?

 O casamento realizado no jardim é indicado para aqueles casais que apreciam a natureza, que gostam da leveza que ela traz consigo.

E convenhamos que todo mundo conhece algum casal que tenha aquela vibe tranquila e serena, por isso, podem combinar muito com a cerimônia realizada no jardim.

De forma simbólica, o casamento no jardim é composto pela natureza que remete ao romance, pureza e tranquilidade.

Além disso, esse é um lindo cenário para conseguir lindas fotos, pois a cor verde se harmoniza muito bem com as diversas cores e tons.

E também para aqueles casais que gostam de cerimônias simples, o casamento realizado no jardim pode ser uma ótima escolha.

Mulher com vestido de noiva no jardim
Aconchegante é uma das palavras que descreve um casamento no jardim

Planejando o Casamento

Para o planejamento desse modelo de cerimônia algumas angústias podem surgir.

Por isso, vamos responder algumas dúvidas e dar diversas dicas para que a sua festa seja incrível.

Qual local escolher? 

Primeiramente é importante entender que o conceito de casamento no jardim se refere a um espaço ao ar livre, que tenha uma bela paisagem natural que favorecem a cerimônia.

Porém, algumas pessoas têm a falsa ideia em imaginar que os casamentos realizados no jardim precisam ser necessariamente no jardim da sua casa.

Mas, se caso você tiver algum espaço livre em casa que comporta bem a quantidade de convidados que você deseja para a sua festa, pode apostar nesse lugar mesmo.

Além disso, existe a possibilidade de contratar espaços especiais para realizar a sua cerimônia.

Você pode alugar chácaras, fazendas, sítios, existe uma infinita possibilidade de lugares para realizar a sua cerimônia. 

Para saber qual o local perfeito, primeiramente é importante saber a quantidade de convidados desejado, qual será a infraestrutura utilizada e quais serão os alojamentos necessários para a sua festa.

Se optar por realizar o evento na sua casa, busque avisar os seus vizinhos com antecedência para evitar desgaste e tenha sempre o cuidado com o barulho. 

Casal em casamento no jardim
Com essas dicas você conseguirá encontrar o local ideal para o seu evento.

Fazer a festa de dia ou de noite?

A escolha do horário da festa pode variar de acordo com os gostos dos noivos.

Porém, a maioria dos casais gostam de realizar a sua cerimônia durante o dia para aproveitar a iluminação natural, o que favorece ainda mais a qualidade das fotos.

Outra opção é realizar o casamento no amanhecer do Sol ou no início do pôr do Sol para aproveitar os efeitos que este evento proporciona durante esses horários.

Para quem deseja realizar o casamento à noite, pode investir em iluminação.

A iluminação verde é excelente para ressaltar as características das palmeiras ou árvores. 

Para que a iluminação do resto do ambiente seja confortável procure um profissional de design de ambientes, ações como essa colaboram para um evento harmônico.

Quais instalações são necessárias?

A depender do local será necessário contratar o serviço de instalações adicionais como banheiros, tendas para o sol forte ou possíveis chuvas.

Contrate empresas especializadas para realizar a instalação de banheiro que sejam confortáveis e comportam confortavelmente os seus convidados.

Além disso, é importante contratar uma equipe de limpeza para realizar a troca de lixo, reposição de sabonete e papel higiênico e realizar limpezas para manter os banheiros agradáveis.

Saiba que cerimônias realizadas no jardim podem conter alguns desconfortos como o calor excessivo do sol.

Contrate um grande guarda-sol que seja suficiente para comportar os seus convidados, disponibilize de forma estratégica puff ou cadeiras para o descanso dos convidados.

Outra dica que pode ser interessante para o seu casamento é mandar confeccionar leques e distribuir para os seus convidados.

Não se esqueça do estacionamento, pois quanto mais próximo do evento melhor. Se possível contrate um profissional para organizar os carros.

Casamento no jardim com mesa com flores
Essas são prevenções e instalações necessárias.

O que precisa ter na decoração de um casamento no jardim?

A melhor parte em realizar um casamento no jardim é as diversas possibilidades na construção da decoração.

Vocês podem investir na criatividade levando os gostos do casal, como por exemplo, colocar fotos do casal nas árvores para deixar a cerimônia ainda mais parecida com o casal.

Além disso, vocês podem investir em flores naturais para a decoração do ambiente.

Por exemplo, casais que gostam de girassol, podem apostar nessa espécie, mas lembre-se sempre de consultar um especialista no assunto, pois algumas flores atraem insetos.

Saiba que os detalhes simples possuem grande poder de impactar os seus convidados.

Qual buffet melhor para um casamento ao ar livre?

O menu deve ser escolhido com muito cuidado e atenção, isso porque o calor pode estragar a comida com maior facilidade.

Evite comidas com maionese, frutos do mar, sorvetes, pois a conservação pode ser muito difícil e convenhamos que você não quer que os seus convidados tenham uma intoxicação.

Dessa forma, o mais indicado é que sirva comidas quentes, pois são mais fáceis de serem conservadas. Portanto, uma alternativa pode ser comidas típicas da sua região.

Além disso, fique de olho no bolo de casamento, pois bolos com glacê podem ou coberturas amanteigadas podem derreter com facilidade.

Bolo de casamento falso feito com madeira
Confira nossas ideias para cardápio de inverno e verão

Não se esqueça das lembrancinhas 

Todo mundo quando vai a um casamento deseja guardar alguma lembrança, por isso é importante se atentar para as lembrancinhas do seu casamento.

Por se tratar de um casamento feito no jardim você pode mandar fazer lembranças em bambu ou algo ecológico para combinar com o evento.

Ou vocês podem mandar fazer decoração em resina com flores no interior marcando o dia e horário da cerimônia.

Qual os melhores trajes para o noivo e a noiva?

Por se tratar de um momento que simboliza a leveza, o traje dos noivos deve acompanhar esse ritmo.

Para a noiva é indicado investir em vestidos que sejam simples, podem conter trabalhos em pérola ou rendas simples.

O véu deve ser curto e sem muitas regalias, pois se houver algum exagero pode pesar o ambiente.

Para o noivo a dica também é a mesma: apostar no menos é mais.

Por isso, se ele deseja não precisa utilizar o terno completo e pode optar por cores claras, como azul claro ou a cor branco creme pode ser uma ótima escolha.

Para os calçados é importante que seja confortável, isso porque geralmente os jardins são descobertos e os noivos vão pisar na grama.

Portanto, busquem calçados que tragam firmeza para os pés de vocês.

Casamento no jardim decoração

E não se esqueçam do principal, as alianças, saiba que aqui na Altar Alianças você encontra alianças em ouro 18k em diferentes modelos.

Confira o nosso catálogo e escolha a sua preferida.