A cerimônia de casamento é uma tradição para oficializar a junção de duas pessoas que se amam.

O modo como é realizado depende das escolhas do casal. E isso pode ser visto desde o tamanho da cerimônia, até o tema como um todo.

O mais tradicional é o casamento na cor branca. Contudo, o dia especial dos noivos pode ter as mais variadas cores e temas. Um dos temas nada convencional é escolher ter um casamento gótico.

Claro que essa escolha mostra toda a personalidade e estilo do casal.

Esse tipo de cerimônia é bastante influenciada pela estética pagã da era medieval.

Além de ter um ar sombrio e misterioso, mas ao mesmo tempo sedutor e apaixonante. Justamente por isso que as pessoas escolhem esse tema.

Caso você esteja pensando em fazer um casamento gótico ou tem curiosidade para saber como organizar um, nós aqui da Altar te mostramos.

Noivos e convidados de casamento gótico, a noiva está de branco, mas o noivo e os convidados estão de preto
O casamento gótico é uma celebração que abraça a estética sombria e romântica, incorporando elementos do gótico em todos os aspectos do evento.

Sumário

O que é o gótico?

Um casamento gótico se refere a estética gótica que se originou na era medieval, mais especificamente na França do século XII.

No começo, o termo “gótico” era usado somente na arquitetura. No entanto, ele começou a ser usado para se referir a todo o conceito estético, como as artes visuais, moda, músicas, bandas, filmes e séries de televisão.

No caso do movimento gótico que é conhecido hoje, ele teve origem na Alemanha e faz referência a tudo aquilo que é sombrio”, “misterioso” ou até mesmo “triste” e “melancólico”.

Foi a partir dos anos 1980 que a cultura gótica ganhou força e começou a influenciar pessoas.

Também nessa época que o gótico teve uma ramificação em estilos diferentes, como o romântico, vampírico, punk e o glam rock.

Castelo no estilo gótico
O casamento gótico é uma celebração única que incorpora o estilo e a estética do gótico em todos os detalhes, proporcionando um evento memorável e cheio de mistério.

Características de um Casamento Gótico:

Os noivos que gostam da cultura gótica e querem trazer o clima misterioso para o seu casamento tem que, em primeiro lugar, fugir de todas as coisas que são tidas como “padrão” para os casamentos tradicionais.

Tendo isso em mente é mais fácil conseguir pensar e incorporar os elementos que irão trazer o ar gótico para a cerimônia.

Cores para Casamento Gótico

Mesa com tecido e pratos pretos, com velas e tecido de véu como decoração em casamento gótico
A paleta de cores no casamento gótico muitas vezes inclui tons profundos, como preto, vermelho escuro, roxo e verde esmeralda, criando um ambiente dramático.

Dentre todas as características do movimento gótico, uma das principais são as cores escuras, principalmente o preto.

Por isso que é claro que em um casamento gótico elas também estariam presentes.

Nesse caso, o preto poderá ser visto por todos os lados, indo desde a roupa dos noivos até a decoração.

Contudo, não é somente o preto que pode ser usado. Outras cores e tonalidades, como tons de roxo, vermelho, dourado e até mesmo o branco podem ser usadas para completar a estética que o casal deseja.

Por exemplo, o preto e vermelho dá um ar de mistério e sensualidade, enquanto que o roxo dá um toque mais místico, o dourado traz um glamour e o branco deixa uma atmosfera mais tranquila.

Velas

Decoração de mesa em casamento gótico
Os elementos decorativos de um casamento gótico podem incluir velas negras, arranjos florais dramáticos, candelabros e decorações inspiradas na época vitoriana.

Em qualquer estilo de casamento as velas são um elemento comum. No entanto, em um casamento gótico, elas podem ser pretas, vermelhas ou brancas.

Além disso, elas tem o destaque todo para si. Isso porque o efeito da parafina caindo é um outro elemento bastante presente na decoração gótica.

E com as velas vem os candelabros e castiçais que também são ícones da cultura gótica e não podem ser deixados de lado.

Flores para casamento

Mesa longa em casamento com véu preto e flores coloridas escuras
A cerimônia de casamento gótico é muitas vezes realizada em locais com arquitetura gótica, como igrejas antigas, castelos ou cemitérios históricos.

Pode até parecer estranho para muitas pessoas que em um casamento gótico tenha flores, mas eles também as usam. No entanto, não são qualquer flor.

No caso, a preferência deve ser por flores vermelhas e em tons mais frios, como as roxas e azuladas.

Além das flores, os arranjos com folhagens também são uma parte importante na decoração de um casamento gótico.

Principalmente se os noivos quiserem trazer algo mais moderno para o ambiente.

Local para o casamento

Decoração em local fechado para casamento
Música gótica, como rock gótico, darkwave ou post-punk, é escolhida para a trilha sonora da cerimônia e da recepção.

Uma coisa importante em qualquer cerimônia é o local onde ela irá acontecer.

Para um casamento gótico, o ideal é um lugar a altura do tema. Isso pode ser obtido em casas que tenham essa arquitetura ou até mesmo celebrando a união em uma catedral gótica.

Mas caso nenhuma dessas opções seja viável, a dica é fazer um casamento ao ar livre onde a natureza irá ajudar a dar um ar mais medieval e bucólico para a cerimônia.

Traje do Noivo e Vestido de Noiva Gótica

Noiva com vestido preto e decoração gótica
Para noivos, trajes em estilo gótico podem incluir casacos longos, camisas com babados, coletes de cetim e acessórios como broches e punhos.

A escolha dos trajes para um casamento com tema gótico pode ser uma experiência emocionante e única para a noiva e o noivo.

O primeiro passo é decidir o estilo específico do gótico que desejam incorporar em seus trajes.

Pode ser um visual mais tradicional com vestidos de noiva em renda preta e um terno escuro para o noivo.

Ou um estilo mais moderno e ousado com detalhes em couro, corset, e acessórios góticos.

Uma vez que o estilo esteja definido, a noiva pode optar por vestidos com cortes dramáticos, detalhes em preto e até mesmo véus enegrecidos.

Enquanto o noivo pode escolher ternos em tons de preto, vinho ou roxo escuro para um toque elegante.

O legal é que os tons combinem com a paleta do casamento (e entre os trajes também) para ficar harmônico.

Em relação aos acessórios, a noiva pode usar gargantilhas, luvas de renda, e maquiagem dramática para completar o visual gótico.

Como fazer um casamento gótico?

Casamento ao ar livre com tema gótico
O bolo de casamento gótico muitas vezes apresenta decorações peculiares, como rosas negras comestíveis, adornos de renda e cores escuras.

Assim como um casamento tradicional, o casamento gótico também tem alguns pontos principais que devem ser preenchidos, claro, no tema.

  • Decoração – deve ser sombria e misteriosa, para isso cores como preto, roxo e vermelho podem ser usadas.
  • Convites – feitos em tons escuros para dar aos convidados a ideia de qual será o clima da cerimônia.
  • Roupas dos convidados– o ideal é colocar um dresscode para os convidados para que ninguém se destoe do tema do casamento.
  • Comidas e bebidas – a comida também pode estar no clima gótico, preferindo pratos em tonalidades escuras ou que possam ser coloridos artificialmente.
  • Música – para não sair do tema, a música pode ser medieval, de época e gótica ou darkwave dependendo do estilo pessoal dos noivos.
  • Fotografia – as fotos do casamento tem que passar a vibe da cerimônia. Por isso é sempre bom pesquisar profissionais que sejam especializados em determinado tipo de registro.
  • Lembranças – as lembrancinhas dadas também tem que remeter ao gótico e fazer com que os convidados se lembrem da cerimônia e dos noivos.

E para as alianças de casamento, saiba que pode contar com a Altar! Temos diversos modelos incríveis e também fazemos personalizados!