O casamento é algo muito esperado pelos noivos. No entanto, todos sabem que mesmo sendo um dia só a cerimônia é uma coisa bem cara.

Até porque tem vários detalhes como o vestido de noiva e o traje do noivo, arranjar as lembrancinhas, se tiver festa precisa de comida, bebida, DJ, etc.

Por isso, separamos dicas para economizar dinheiro para o casamento!

Visto que é possível sim ter o casamento dos sonhos com um orçamento limitado.

Afinal, normalmente, não são todas as pessoas que tem um orçamento sem limites para o casamento.

Nesses casos, os noivos tem que fazer alguns ajustes para que a cerimônia fique dentro de suas possibilidades.

E por mais que muitas pessoas não acreditem, é possível sim ter uma cerimônia linda economizando um pouco de dinheiro.

Mesa de casamento com decoração de flores
A elaboração de um orçamento detalhado é a base para economizar dinheiro para o casamento, identificando áreas onde é possível cortar custos sem comprometer a qualidade.

Organizando Financeiramente o Casamento

Definir orçamento

A primeira coisa a ser feita é definir qual será o orçamento para o casamento.

Nesse ponto, os noivos devem ver como estão as finanças deles atualmente. Além disso, ver como estão com dividas.

Com isso feito, eles podem determinar quanto os dois podem tirar por mês para depositarem em uma conta exclusiva para o casamento e não tirarem o dinheiro de lá.

E com as finanças resolvidas, os dois podem ver quanto pretendem gastar no casamento; qual o orçamento limite.

Nesse ponto, uma outra coisa importante a ser feita é definir um prazo para essa quantia ser juntada.

Isso ficará fácil porque antes os dois já vão ter estipulado um orçamento máximo e visto quanto cada um pode contribuir.

Com isso em mente, os noivos podem calcular quanto tempo levará para eles juntarem determinado montante e então podem marcar o casamento para essa época.

Casal anotando as finanças e segurando dinheiro e um cofrinho de porco na mão - como economizar dinheiro para o casamento?
A escolha de uma data de casamento fora da alta temporada pode resultar em economias significativas em serviços relacionados, como locais de recepção e serviços de catering.

Corte de gastos e teto

Outro ponto importante na organização financeira para o casamento é fazer um corte de gastos e estabelecer um teto para outras.

Por exemplo, criar um limite de gasto para aqueles que são mais recorrentes, como por exemplo, moradia, alimentação, lazer, transporte, investimentos e cartão de crédito.

Fazendo isso, os noivos poderão ver quais gastos podem ser eliminados para que eles tenham mais uma economia que possa ir para o fundo do casamento.

Porte de vidro com moedas aberto e derramando
Optar por um local que ofereça serviços inclusos, como pacotes de casamento, pode simplificar o processo e, muitas vezes, ser mais econômico do que selecionar cada serviço separadamente.

Renda extra

Claro que não são todas as pessoas que tem tempo de pegar ou arrumar um outro trabalho.

Mas caso os noivos tenham esse tempo disponível, ter uma fonte de renda extra é uma ótima coisa para ajudar financeiramente no casamento.

E como essa renda, como o próprio nome diz, será extra, tudo o que eles ganharem com ela pode ser destinado ao casamento.

Noiva colocando moeda em um cofrinho de porco
A abertura de uma conta específica para o casamento e o estabelecimento de metas mensais de economia são estratégias eficazes para manter o foco financeiro e atingir os objetivos de orçamento estabelecidos para o grande dia.

Dicas para Economizar Dinheiro para o Casamento

Olhar outras datas

A data do casamento é uma das coisas que mais influencia no preço da cerimônia.

Por exemplo, sexta-feira, finais de semana e feriados são mais caros, pela maior procura, além disso a época do ano também pode influenciar no preço.

Datas comemorativas são mais caras, não só o espaço em si, mas outros aspectos.

Exemplo disso, no final de ano que tem Natal e Ano Novo, não são só os espaços de festa que saem mais caros, como também tudo que envolve eventos, como buffet, fotógrafos, etc.

Nesse ponto é interessante que os noivos olhem datas não tão procuradas, mas que ainda funcionem para eles.

Porque assim eles conseguirão economizar em vários aspectos da cerimônia.

Torta de casamento com frutas decorando
A consideração de alternativas para flores, como arranjos florais de temporada e opções de folhagens, pode resultar em decorações impactantes a um custo mais acessível.

Lista de convidados menor

Um dos principais pontos para se economizar no casamento é o número de convidados.

Então, é importante priorizar somente aqueles que realmente tem que ser lembrados no dia especial.

Até porque, cada convidado envolve o custo dos convites, das lembrancinhas, da comida, do assento, etc.

Com uma festa mais intimista, você consegue mais proximidade com cada um, economiza nos gastos e ainda garante que conseguirá dar uma atenção para todos.

Fazendo a noite de todo mundo ser especial.

Casamento ao ar livre, a foto foca nas cadeiras vazias do casamento, no fundo desfocado são os convidados chegando
A criação de uma lista de convidados cuidadosamente planejada, priorizando amigos e familiares mais próximos, ajuda a reduzir custos associados a catering e locais de recepção.

Convites digitais

Pode parecer uma coisa simples, mas os convites do casamento são bem caros.

Então, se o objetivo é economizar com a cerimônia, os noivos podem optar por fazer tanto os convites em si como o save the date digitais.

Com isso, o custo deles será bem menor. E com o mundo atual em que vivemos, com certeza os convidados também acharão bem mais prático essa forma.

Dinheiro amarrado por uma liga e em cima dele tem um cadeado preto
A elaboração de convites digitais em vez de convites impressos é uma opção moderna que não apenas economiza dinheiro, mas também é mais ecológica.

Negociar com fornecedores

E a última dica para economizar no casamento é lidar diretamente com os fornecedores.

Como essa cerimônia envolve várias coisas, tipos de decoração, flores, fotógrafos, entre outras coisas, negociar o preço diretamente com eles é uma excelente maneira de economizar.

Conversando com os fornecedores os noivos podem chegar a um preço que fique bom para as duas partes. O que no fim das contas é o que todos querem.

Duas mulheres em um escritório branco fazendo anotações na agenda e olhando uma pra outra sorrindo
A pesquisa cuidadosa de fornecedores, negociando preços e comparando orçamentos são práticas essenciais para economizar em todos os aspectos do casamento, desde flores até serviços fotográficos.

E para fazer uma aliança de casamento de qualidade e planejar o orçamento dela, você pode falar com nossas atendentes da Altar!

O que achou do conteúdo? Deixe nos comentários!