Ao planejar um casamento precisa se ajustar vários detalhes. Como escolher a decoração, o estilo das lembrancinhas, os vestidos das madrinhas, da dama de honra, etc. E para poder fazer cada um desses, é preciso estar com sua paletas de cores já definida. Ou seja, saber quais cores irão compor o casamento. Por isso, hoje vou te mostrar algumas opções de combinações, para te ajudar a decidir qual é a melhor cor para decoração do seu casamento.

Mesa do casamento com flores decorativas penduradas. Tem buquê no centro, e vários pratos, talheres, taças e um candelabro.

Definir a paleta de cores facilita em todas escolhas. (Reprodução/Pexels)

Como escolher a paleta de cores ?

Definir a paleta de cores para o seu casamento é muito importante. Pois, é necessário que ela esteja pronta para poder organizar o resto. Por exemplo, se você escolheu amarelo e cinza, essas duas cores estarão na decoração, nos convites, no site do casamento, entre outros.

Desse modo, tem que ser cores que você gosta e que combinem com o tema, com o local e com o horário.

Primeiramente, falando sobre o tema da festa. Ela será temática, rústica, minimalista, tropical ou tradicional? Visto que cada uma segue uma lógica diferente. Isto é, se você fizer um casamento rústico, ele combinará com cores mais terrosas e que remetam a natureza. Já um tropical tende a ser mais colorido.

Em seguida, analise onde será a cerimônia e a festa. Em um lugar fechado, que combina com elementos mais refinados ou em um lugar aberto que pode trazer mais informalidade?

Por fim, a tonalidade das cores depende se é de noite ou de dia. Posto que, de dia, são cores mais claras e alegres. Enquanto, cerimônias noturnas se encaixam com tons mais fechados e metalizados.

Decoração de casamento branca com detalhes dourados. É um espaço fechado com mesas e cadeiras e buquês.

Resumindo, se escolhe a melhor cor para decoração do seu casamento, através do gosto pessoal, o horário do casamento, o local em que ele será e o tema escolhido. (Reprodução/Pexels)

Ideias de paleta de cores prontas

1- Rosa Canela e Rosa Empoeirado

Para começar essas opções de paletas prontas, tem estes dois tons de rosa: o canela (Cinnamon) e o empoeirado (Dusty). Os quais trazem um ar romântico a decoração. Além disso, ambos são mais fechados, garantindo uma sutileza e elegância para a festa. Combinam mais com um casamento ao ar livre de dia. Se  for fazer no período da noite, opte pelo metalizado, ou seja, tente colocar mais brilho para a cor se destacar mais.

2- Azul Claro, Azul Empoeirado e Borgonha

Continuando, uma paleta bem delicada. Temos cores frias, como o azul claro, o azul empoeirado e para contrastar, o borgonha, também conhecido como burgundy, que é um vermelho com um pouco de púrpura. Também se encaixam bastante com o ambiente aberto.

3- Bege Claro e Champagne

Se você estava procurando algo mais neutro, que tal esta dupla de bege claro com champagne? São tons muito suaves e versáteis, servindo para todo tipos de festa, independente do horário ou do ambiente ser fechado ou aberto.

4- Verde Acinzentado e Terracota Claro

Decidiu por um casamento rústico? Então, dê uma olhada nessa combincação de verde acinzentado com o terracota. Principalmente, em casamentos que tenham um envolvimento com a natureza, ficarão ideais, como no campo, na floresta, em uma fazenda…

5- Mauve Purple e Greenery

Por último, conheça esses tons que são tendência. O mauve vem de “malva” que é mais claro que o violeta, sendo assim, uma opção bem moderna. Já o greenery, foi uma das cores da Pantone em 2017, considerado um tom fresco esse verde deixara seu casamento com um ar mais leve.

Caso tenha notado, todos essas cores são combinadas com o branco, o que deixa bem harmônica a decoração. Em suma, espero que tenha gostado e que dê uma olhada na loja da Altar, que está cheia de alianças incríveis! Ademais, me conta nos comentários o que achou e qual sua paleta favorita dessa lista.