Todo casal passa por dificuldades, logo pensam em participar de terapia de casal. Mas você já pensou se essa prática realmente vale a pena? 

A partir disso, preparamos este artigo completo para te ajudar a decidir se a terapia de casal vale ou não a pena. 

Além disso, vamos apresentar algumas dicas para saber se a terapia de casal é para vocês ou não.

Continue lendo para saber mais!

Terapia de casal em que os dois estão sentados em um sofá se olhando e sorrindo, ele está com a mão apoiada nas costas dela, em frente eles a psicóloga com uma prancheta
A terapia de casal, também conhecida como terapia conjugal, é um processo terapêutico projetado para ajudar casais a abordar conflitos, questões interpessoais e melhorar a qualidade de seu relacionamento.(Reprodução/Freepik)

Sumário

O que é Terapia de Casal?

O objetivo principal da terapia de casal é ajudar o casal a resolver conflitos e melhorar a comunicação.

Bem como, fortalecer o relacionamento e encontrar maneiras mais saudáveis ​​de lidar com os desafios que enfrentam.

Para isso, ela é guiada por profissionais das áreas de psicologia ou psicanálise que possuem especialização em relacionamentos. 

Dessa forma, a terapia de casal funciona como um aconselhamento psicológico que se concentra no relacionamento entre duas pessoas que estão em um relacionamento.

Durante as sessões de terapia, o casal discute seus problemas, preocupações e frustrações.

Enquanto o terapeuta atua como mediador, facilitando a comunicação e ajudando o casal a identificar padrões de comportamento que possam ser prejudiciais ao relacionamento. 

Casal sentado em sofá azul fazendo terapia de casal pelo notebook, ambos estão com rostos sérios, atrás do notebook tem uma fruteira
O propósito primordial da terapia de casal é facilitar a comunicação eficaz entre parceiros, promover a compreensão mútua e fornecer ferramentas para resolver desafios no relacionamento (Reprodução/Top10.com)

Quais os principais motivos pelos quais os casais buscam a terapia?

Saiba que geralmente os casais procuram a terapia de casal quando estão passando por alguma dificuldade. 

Entretanto, existem casais que gostam de aproveitar os benefícios da terapia de casal mesmo que não tenham grandes problemas.

Nesse sentido, muitos casais encontram na terapia de casal uma forma de manter o relacionamento ainda mais saudável.

E, por outro lado, existem casais que realmente buscam encontrar na terapia de casal uma possibilidade para solucionar os problemas que aflige o relacionamento. 

Separamos aqui alguns problemas mais comuns que os casais enfrentam e na terapia de casais tentam resolver.

  1. Comunicação deficiente: melhorar a capacidade de se comunicar de forma eficaz é muitas vezes uma meta importante da terapia de casal, pois a comunicação conveniente pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e conflitos dentro do relacionamento.
  2. Conflitos e brigas frequentes: os casais muitas vezes procuram terapia quando estão presos em ciclos de brigas e conflitos que parecem insolúveis.
  3. Infidelidade: a terapia de casal pode ser uma maneira de enfrentar o impacto da infidelidade e explorar a possibilidade de reconstruir a confiança e o relacionamento após uma traição, quando o casal ainda deseja manter esse relacionamento.
  4. Problemas de intimidação: questões relacionadas à vida sexual ou emocional do casal também podem ser discutidas e trabalhadas na terapia de casal.
  5. Mudanças na dinâmica familiar: a chegada de filhos, problemas com familiares ampliados podem e outras mudanças na dinâmica familiar criarem reforço no relacionamento que pode ser tratado na terapia.
  6. Tomada de decisões importantes: casais podem procurar terapia para ajudá-los a tomar decisões importantes, como questões financeiras, mudanças de carreira ou a decisão de se separar.

Além disso, saiba que os problemas dos casais podem ser os mais variados possíveis e que podem ser trabalhados na terapia de casal.

Casal fazendo terapia de casal, eles estão sentados em um sofá e a psicóloga anotando na prancheta na frente
A terapia de casal é aconselhada quando um casal enfrenta problemas persistentes. (Reprodução/Getty Images/iStockphoto)

Sinais de que vocês precisam de Terapia de Casal

A terapia de casal pode ser benéfica para muitos casais que enfrentam desafios em seu relacionamento. 

Mas, para isso é preciso reconhecer a necessidade da terapia de casal e identificar quais pontos o seu relacionamento precisa de melhorias

Para te ajudar separamos aqui estão alguns sinais de que você e seu parceiro podem considerar uma terapia de casal:

  1. Dificuldades de comunicação e de escuta: casais com problemas de comunicação ou escuta atrapalham o casal na forma como eles transmitem informação um para o outro, o que pode ocasionar brigas e mal entendidos. 
  2. Conflitos constantes: quando as discussões e brigas são uma ocorrência comum e parecem não ter fim, a terapia pode ajudar a entender e resolver questões subjacentes.
  3. Falta de intimidade: caso a intimidade emocional ou física esteja em declínio, e ambos se sentem distantes ou desconectados, a terapia pode ajudar a reconectar-se e reanimar a paixão.
  4. Mudanças de vida: grandes mudanças na vida, como casamento, nascimento de filhos, mudanças de carreira ou recrutamento, podem criar estresse e desafios no relacionamento, por isso a terapia de casal poderá ser excelente para resolver esses conflitos. 
  5. Diferenças de expectativas: se vocês têm expectativas diferentes em relação ao relacionamento, como metas a longo prazo, expectativas de papéis e responsabilidades, a terapia pode ajudar a alinhar essas expectativas.
  6. Desrespeito mútuo: se existe desrespeito e consideração, isso pode prejudicar seriamente o relacionamento. A terapia pode ajudar a identificar comportamentos tóxicos e encontrar maneiras de mudá-los.
  7. Falta de satisfação geral: se ambos sentem que o relacionamento não está atendendo às suas necessidades emocionais, sociais ou pessoais.

Lembrando que a terapia de casal pode ser uma ferramenta útil para muitos casais, mas também pode haver situações em que a separação seja a melhor opção. 

A decisão de buscar terapia de casal deve ser tomada em conjunto, e ambos os parceiros devem estar interessados ​​em participar ativamente do processo de terapia.

Casal de dois homens fazendo terapia de casal com psicóloga
A terapia pode ajudar a identificar padrões de comportamento disfuncionais e a desenvolver estratégias para enfrentar essas questões de maneira construtiva. (Reprodução/Talkspace)

É melhor fazer terapia individual ou em casal?

A escolha entre fazer terapia individual ou em casal depende da natureza dos desafios que você está enfrentando e de suas necessidades pessoais e de relacionamento. 

Aqui estão algumas considerações que podem ajudar a determinar qual abordagem é mais detalhada:

A terapia individual é adequada quando geralmente os problemas pessoais afetam o relacionamento de vocês, como, por exemplo, depressão, ansiedade, entre outras questões psicológicas.

Além disso, se você encontrar outros problemas pessoais que interferem negativamente no seu relacionamento, como a necessidade de aprovação e autossabotagem. 

Já a terapia em casal é indicada para problemas que o casal não sabe lidar, ou seja, são problemas predominantes e gerais ao relacionamento. 

Como, por exemplo, brigas, falta de comunicação, dificuldade em concordar com decisões gerais. 

Importante ressaltar que não existe uma única resposta correta para todos os casos, a escolha entre terapia individual e de casal deve ser feita com base nas necessidades e especificidades do casal. 

Em alguns casos, também pode ser benéfico combinar ambas as abordagens.

Começando com a terapia individual para abordar questões pessoais e depois complementando com a terapia de casal para trabalhar nos problemas de relacionamento. 

Portanto, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde mental para avaliar sua situação e decidir qual a melhor abordagem para vocês.

Casal fazendo terapia de casal, eles estão sentados em um sofá e a psicóloga anotando na prancheta na frente, o homem e a psicóloga estão dando as mãos, todos estão sorrindo
É recomendável procurar terapia assim que os problemas começarem a afetar negativamente a qualidade de vida e a felicidade do casal, a fim de evitar a escalada de conflitos. (Reprodução/Freepik)

Quando vale a pena a terapia?

A terapia de casal, quando avaliada os benefícios, pode ser um ótimo benefício para aqueles casais que precisam de orientação ou que desejam manter o relacionamento saudável ao longo prazo.

Dessa forma, a dica é procurar um profissional para que ele possa dar um parecer sobre o estado do seu relacionamento e como a terapia de casal pode ajudar nesse processo. 

Caso você ainda fique em dúvida se esse é o caminho certo ou não, tente experimentar a terapia de casal por três meses.

E após este período avalie os ressaltados que vocês tiveram com essa experiência.

Terapia de casal em que eles estão sentados no sofá, ele está sorrindo pra ela e há uma terapeuta na frente com prancheta em que só é possível ver sua mão
A terapia de casal não se limita a casais em crise; também pode ser benéfica para casais que desejam aprimorar seu relacionamento e promover um vínculo mais forte. (Reprodução/Freepik)

Se for, não basta ir, tem que participar

Lembre-se que a terapia de casamento dar certo é necessário que o casal esteja disposto a participar, ouvindo o que o profissional tem a dizer, praticar os exercícios propostos.

Pois somente assim vocês conseguirão ter bons resultados com a terapia de casal. 

O que fazer quando um não tem interesse em fazer Terapia de Casal?

Muitas vezes o parceiro pode não querer participar da terapia de casal, pois considera que é besteira ou não leva a sério essa tendência.

Para essas situações o mais indicado é que você conviva com ele porque você acha a terapia importante para a melhoria do relacionamento de vocês, como os problemas estão afetando o casal.

Esse é o momento de colocar o seu sentimento na mesa para que ele possa entender como você se sente ao lidar com os problemas que afetam o relacionamento de vocês.

Considere também fazer um acordo para que ele possa ir em um encontro com o terapeuta e assim consiga ter maior clareza de como funciona a terapia de casal.

Casal sentado juntos em um sofá branco, eles estão de mãos dadas
A terapia oferece um ambiente seguro e neutro para a expressão de sentimentos, preocupações e necessidades individuais e conjuntas. (Reprodução/Freepik)

O que achou dessas dicas? Conseguiu decidir se é necessário para você fazer terapia? Me conta nos comentários!