Você encontrou uma joia de ouro com preço ótimo, mas acabou ficando desconfiado por ser um valor muito abaixo do mercado. Talvez seja de Ouro Baixo! Sendo importante saber o que é ouro baixo (ou 16K) antes de comprar para não ser enganado.

Sabemos que o momento da compra das alianças é extremamente importante para o casal, por isso é importante entender as diferenças na composição das alianças.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para ajudar na compra das suas alianças, sendo essa compra um investimento financeiro e emocional, por isso merece todo o cuidado.

Porta joias com diversos brincos dourados
Ao comprar joias, e principalmente alianças, é essencial que seja de boa qualidade, durável, por isso é preciso entender do assunto.

História do Ouro

O ouro é um metal precioso, desse modo, no passado ele tinha grande poder econômico, servindo como meio de pagamento através da troca de bens.

Além de ser um metal muito apreciado por todos, as suas características físicas eram valorizadas como a sua alta maleabilidade, resistência, brilho e beleza.

Segundo registros da história na sociedade antiga houve um momento denominado padrão-ouro. Antes da Primeira Guerra Mundial, o valor da moeda de cada país variava de acordo com a reserva de ouro presente.

Dessa forma, o preço do dólar correspondia a 1/20 de uma onça de ouro. Esse sistema de contagem da moeda ficou caracterizado como o padrão-ouro.

Com o avanço da guerra os países envolvidos perceberam a necessidade substituir o poder econômico do ouro para a moeda devido aos altos custos que a guerra trouxe aos países. 

E desde então o ouro ganhou destaque na sociedade como um material destinado à fabricação de joias preciosas, como colares, brincos, anéis e entre outros.

Você sabia que mesmo os anos passando, o ouro ainda continua sendo um interessante investimento financeiro? Isso porque é considerado um dos investimentos mais seguros. 

Os investidores compram ouro como porto seguro, o seu valor comercial ainda é alto devido a sua grande facilidade de revenda e a possibilidade de transformar o material em diferentes formas.

Anel de ouro com diversas pedras
O ouro está sempre se valorizando economicamente

Como são feitas alianças de ouro?

As alianças em ouro utilizam o metal ouro como a matéria prima principal, entretanto devido a maleabilidade do ouro 24K (isto é, o ouro puro) as empresas precisam utilizar outro metal precioso para melhorar a resistência da peça.

Para se ter noção o ouro 24K, que possui 100% de ouro em sua composição, pode entortar facilmente, assim, se você der um aperto de mão ele perderia a sua forma.

Por isso conhecemos aquela história que antigamente as pessoas mordiam os anéis para saber se eram ouro mesmo, pois se afundasse ele realmente seria ouro de verdade.

Portanto, pensando em trazer melhor acabamento para a aliança e maior durabilidade, as alianças de ouro amarelo se utilizam cobre, prata e zinco.

Enquanto isso, nas alianças que contém ouro branco, a liga metálica que dá resistência pode ser de prata e paládio.

Uma grande vantagem das alianças em ouro é que caso sofram algum arranhão é possível reformá-las de forma fácil e sem prejuízos.

Aliança fina e arredondada na mão de um homem
Ao misturar outros metais é possível dar novas cores ao ouro.

O que é Ouro 18K?

Outro aspecto que vai te ajudar a entender sobre as diferentes porcentagens do ouro é o quilate (K).

O termo quilate se refere a uma medida internacional utilizada para definir a pureza do ouro. Dessa forma, o ouro puro é o de 24k, ou seja, 100% de ouro na aliança.

Dessa forma, o ouro que é indicado pelo termo ouro 18k possui 75% de ouro em sua composição, sendo o restante composto por uma das ligas metálicas citadas acima.

Tipos de ligas de ouro - tipos de ouro: conheça as diferentes cores para a sua aliança
Tipos de Ligas de Ouro

O que é Ouro Baixo/Ouro 16k?

Já o ouro 16k é composto por 66,6% de ouro em sua composição. 

O termo ouro 16k é conhecido como ouro baixo devido a maioria das lojas venderem o ouro de 16k como ouro em 9k ou 10k.

Essa quantidade de ouro é considerada extremamente baixa, dessa forma, a liga metálica na composição é bem maior o que faz as alianças aumentarem as chances de oxidar.

Fator esse que implica diversos problemas caso queira vender as suas alianças, sendo que a maioria dos fabricantes não aceitam o ouro 16k, pois não é possível avaliar o seu percentual de ouro presente.

Dessa forma, você consegue comprar alianças em ouro 16k com um valor bem mais barato, porém, com um percentual menor de ouro e pode enfrentar dificuldade para vendê-las posteriormente.

Por isso na hora de comprar as suas alianças fiquem atentos sobre esses termos, pois podem fazer muita diferença no futuro.

Além disso, ela não tem a mesma qualidade e durabilidade que uma aliança de ouro 18k.

Homem colocando aliança na mão da noiva
Não é recomendado comprar ouro baixo, principalmente se for para um investimento tão importante quanto uma aliança de casamento

Como saber se minha aliança é de ouro 18k?

Caso você esteja em dúvida se a sua aliança realmente é de ouro 18k, você pode levar diretamente à Caixa Econômica Federal.

Isso porque eles realizam avaliações e atestam a confiabilidade do produto. Entretanto, a Caixa não realiza análises de ouro baixo devido a sua composição ser incerta. Desse modo, se for de ouro 18k realmente eles vão te informar.

E caso você esteja sem dinheiro pode levar o seu anel em ouro para realizar o Penhor na Caixa.

O Penhor na Caixa é uma linha de crédito, você leva a sua joia e consegue sair com o dinheiro na hora, sem precisar de análise cadastral.

A sua joia fica guardada dentro de um cofre e você pode renovar o seu contrato quantas vezes quiser.

Siga o passo a passo para realizar o seu penhor de joias:

  • Encontre uma agência que realiza penhor próximo a você;
  • Leve os seus bens para análise;
  • Leve documentos como RG, CPF e comprovante de residência;
  • Escolha um prazo para o contrato;
  • Você recebe o dinheiro na hora;
  • Ao quitar o seu empréstimo você recebe o seu bem de volta.
Mulher mostrando seus anéis e aliança
Esse é o método mais fácil para checar se sua aliança é realmente de ouro 18k

Viu como é importante entender as diferenças nas porcentagem do ouro, por isso no momento da compra fique atento às especificações da sua aliança, pois a compra do ouro se trata de um investimento.

E saiba que aqui na Altar Alianças todas as nossas alianças são produzidas em ouro 18k e com ligas de qualidade para proporcionar maior durabilidade em suas joias.

[selos]