Você já ouviu falar em ouro reciclado? Ainda não, então esse artigo foi feito para você. 

Saiba que essa prática começou a ser popular a partir do ano de 2021. Mas você já pensou na possibilidade de reciclar ouro? Será que essa ação traz vantagens?

Continue lendo o artigo para saber mais!

Sumário

O que é ouro reciclado?

Com certeza você sabe que o ouro é um metal precioso, dessa forma, uma joia feita em ouro pode ser derretida e reformulada ou transformada em outro formato. 

O ouro é conhecido mundialmente por poder ser extraído de diversas formas, essa ação também inclui as joias. 

No momento da produção de uma joia as ferramentas que fazem o alinhamento da peça acabam soltando bastante resíduo de ouro ou prata, que normalmente se acumulam na super eficiente dos instrumentos. 

Para evitar desperdícios, já que se trata de um material precioso, as joalherias recolhem esse material para vender “os restos”, essa prática é conhecida como reciclagem.

Afinal, esse material que sobra, ainda possui qualidade e continua com a sua preciosidade, por isso o ouro reciclado é uma forma de não desperdiçar a matéria prima. 

O uso do ouro reciclado acontece também nas grandes joalherias como a Vivara, que possui programas que incentivam os seus clientes a venderem as suas joias ou peças feitas em ouro. 

Segundo a própria empresa, 10% do ouro presente em suas joias advém de metal reciclado.

Várias joias de ouro juntas em uma mão que poderá se tornar ouro reciclado
A reciclagem de ouro desempenha um papel crucial na sustentabilidade da cadeia de suprimentos, reduzindo a demanda por mineração e minimizando o impacto ambiental associado à extração de metais preciosos.

Como é a reciclagem do ouro?

Uma curiosidade que muitas pessoas possuem quando conhecem o conceito de ouro reciclável é saber como acontece essa reciclagem do ouro. 

Como dito anteriormente, o processo de reciclagem de ouro acontece a partir dos resíduos que sobram da refinação de outras joias. 

A reciclagem do ouro também pode derivar de outros produtos além de joias, como aparelhos computador, ferramentas para raio-x, cinto, entre outros materiais.

Visando extrair esse ouro escondido, existem empresas especializadas que realizam esse garimpo.

Já as joalherias também podem realizar a compra de joias visando transformá-la posteriormente em outro modelo. 

Dessa forma, para que a extração de ouro seja feita com qualidade é necessário procurar empresas especializadas na extração ou que realizam a compra de ouro. 

Derretendo ouro
Processos inovadores de recuperação hidrometalúrgica têm sido desenvolvidos para recuperar ouro de materiais eletrônicos descartados.

Quais outros metais podem ser reciclados?

Praticamente todos os metais preciosos podem ser extraídos, tais como ouro, prata, platina e até o ródio

Saiba que a prata é bastante comum para serem reciclados, pois é encontrada com facilidade em talheres, produtos eletrônicos, joias entre outros materiais.

Então, não é somente ouro que pode ser extraído, mas sim, também outros materiais preciosos. 

Prata passando por reciclagem em uma máquina
A reciclagem de ouro é um componente fundamental da economia circular, garantindo que os materiais preciosos sejam mantidos em fluxo produtivo.

Qual a importância para a sustentabilidade?

O termo sustentabilidade já remete a práticas que visam causar o mínimo de impacto possível no meio ambiente.

Para realizar a extração de materiais preciosos é gerado impacto para o meio ambiente, como degradação ou o espalhamento de materiais tóxicos no meio ambiente. 

Desse modo, cada grama desse material é importante para as empresas e as pessoas que detém a posse dessa joia.

A reciclagem é uma forma de tornar o processo de mineração ainda mais sustentável, visando proteger o local de onde esse material é extraído.

Além disso, evita o descarte desse material de forma inapropriada e pode ser aproveitado por longos anos de diversas formas e garantindo que o seu ouro seja um investimento com grandes retornos. 

Símbolo de reciclagem na cor dourada
O ouro reciclado é submetido a rigorosos padrões de controle de qualidade e análise, assegurando que sua pureza atenda às especificações exigidas para aplicações industriais e joalheiras de alta qualidade.

Pedras feitas em laboratórios também ajudam na sustentabilidade?

Uma grande novidade são as pedras feitas em laboratórios que contribuem para a sustentabilidade do planeta. 

Uma das pedras que mais são produzidas em laboratórios são os diamantes, que sempre foram utilizados para materiais cirúrgicos e produções de brocas. 

Devido a ampliação das tecnológicas e as possibilidade de laboratórios a criação dos diamantes laboratoriais foram ganhando espaços no mundo joalherias também.

A criação de pedras feitas em laboratórios acontecem a partir de uma semente de carbono que é colocada diante de um reator, após 7 e 9 semanas depois é possível ter um diamante bruto.

Uma grande vantagem dessa produção é que esse diamante é praticamente igual ao natural, pois possui o índice de carbono de 100% e a sua dureza é 10 na escala de Mohs.

Portanto, as pedras feitas em laboratórios contribuem para que os danos causados na extração realizadas diretamente na natureza sejam evitados. 

Além disso, essa ação não causa grandes impactos na natureza e contribui para que o mundo de joalherias esteja aliado com o propósito de cuidar do planeta. 

Alianca ouro rose - quanto custa em média uma aliança?
Pedras de Zircônia na Aliança de Casamento Ouro Rosé 18K Moçambique 6mm

E se eu quiser dar uma joia de ouro para fazer minha aliança?

Outra possibilidade para que o ouro seja reciclado é entregar outra joia para a joalheria que irá fazer a sua nova joia. 

Inclusive, isso poderá gerar um bom desconto para a sua nova joia. Então, é uma grande oportunidade para aqueles que desejam economizar. 

Portanto, vá atrás de joalherias que sejam da sua confiança e veja as possibilidades que eles oferecem através da reciclagem de ouro. 

Aliança de ouro em cima de uma mesa de madeira

Você já conhecia o ouro reciclado? Me conta nos comentários!

Para joias em Ouro 18K, conte com a Altar Joias e Alianças! Temos um extenso catálogo de acessórios e principalmente alianças e anéis de noivado!

Apesar de não utilizarmos o ouro reciclado, você pode combinar com nossas atendentes de entregar uma peça de ouro 18k sua como parte do pagamento, para assim reciclar essa parte do ouro.

Categorizado em: