A cerimônia de casamento é uma tradição para oficializar a junção de duas pessoas que se amam. O modo como é realizado depende das escolhas do casal. Atualmente, no mundo dos casamentos estão em alta o mini, micro e elopement wedding.

Essas são cerimônias mais intimistas e para alguns elas resgatam o verdadeiro significado do casamento. Porque são casamentos com um menor número de convidados.

Apesar desses estilos de casamento já existirem há décadas, eles ficaram ainda mais em evidência nos últimos anos.

Casamento elopement wedding, onde tem as cadeiras só do noivo e da noiva.

O que motivou a popularidade repentina foi a pandemia. Pois, como houve restrições em relação ao número de convidados e determinações sobre distanciamento social, os noivos precisaram se adaptar.

Seja adiando o casamento ou fazendo uma cerimônia menor.

Contudo, mesmo após a volta da normalidade, muitos casais curtiram a ideia de fazer um casamento menor, não apenas porque sai mais em conta, mas também por gerar uma proximidade maior entre os noivos e os convidados.

Se você se interessou em saber um pouco mais sobre esses tipos de casamento e o que cada um tem de específico, nós da Altar ficamos felizes em te explicar.

Mini wedding: Entenda mais sobre este estilo de casamento

Noivos no altar ao ar livre e os convidados sentados no banco
Se gostou desse modelo e quer conhecer mais, clique aqui para ler nosso artigo específico sobre ele.


O mini wedding tem um limite máximo de 100 convidados. O que dependendo do ponto de vista nem é tão mini assim.

Nele, os noivos escolhem um lugar menor para realizar a cerimônia, mas que tenha um grande significado para eles.

Além disso, em um mini wedding, o casal pode optar por gastar menos com a cerimônia ou com a festa.

Outra opção, é aproveitar um orçamento maior e prezar por um serviço de excelente qualidade, criando experiências únicas para os convidados (e os noivos, claro).

Para que o mini wedding tenha um ar mais pessoal, o casal pode abusar da criatividade. E se eles tiverem habilidades manuais, podem fazer alguns itens do casamento, como convites, lembrancinhas, ou arranjos de mesa.

Como organizar um mini wedding?

Um ponto positivo de um mini wedding é que ele pode ser feito em um lugar mais familiar, como por exemplo na chácara da família, na casa de praia ou até mesmo em um restaurante que os noivos gostem.

Entretanto, nem sempre o orçamento desse tipo de casamento será menor.

Até porque, vários noivos prezam mais pela qualidade do que pela quantidade. Por conta disso é preciso colocar tudo na ponta do lápis.

E a vantagem de um casamento com menos convidados é que ele gera uma experiência personalizada, tanto para os noivos quanto para os convidados.

Mas se você busca um casamento simples e gastando menos, o mini wedding pode ser a opção perfeita para você também.

Faça um planejamento, colocando quais são as prioridades e onde pode ter menos investimento. Procurem sobre decorações minimalistas e fazer os convites por conta própria, por exemplo.

Micro wedding: O que é e como fazer um inesquecível?

Noivos se beijando enquanto os convidados aplaudem de pé
O casamento precisa ser a cara dos noivos. Se eles querem uma experiência diferente do comum, em que passem um tempo com cada um dos convidados, é isso que devem ter.

O micro wedding é o tipo de casamento que tem uma lista de convidados de no máximo 40 pessoas. Diferente do mini wedding, ele consegue ser ainda mais íntimo.

Essa quantidade já mostra que os convidados serão realmente apenas as pessoas mais próximas e amadas pelo casal.

Fazer um micro wedding dá aos noivos uma liberdade bem grande e permite que eles realmente deem atenção para todos os convidados de uma maneira bastante espacial e não “por obrigação” como pode acontecer em uma cerimônia maior.

Além de terem mais tempo para curtir e viver esse momento tão único.

Como organizar um micro wedding?

Pela liberdade que um micro wedding dá aos noivos, eles podem escolher se querem fazer uma cerimônia mais curta e qual irá ser o orçamento por convidado.

Assim, o planejamento geral será bem mais tranquilo.

A vantagem desse tipo de cerimônia é que os noivos realmente aproveitarão seu grande dia e priorizarão o verdadeiro significado de dizer “sim” e celebrá-lo com as pessoas mais queridas.

Além disso, em um micro wedding as preocupações com as tradições da cerimônia também costumam ser menores.

Então, o primeiro passo para um micro wedding é definir a lista de convidados. Priorizando as pessoas mais importantes na sua vida (amigos e pessoas da família).

Depois, defina o orçamento, qual decoração vão fazer, quanto tempo vai durar, se terão algum ritual ou brincadeira interativa diferente.

Elopement wedding: o casamento só com os noivos

Noivos dançando sozinhos ao lado de um piquenique
E se os noivos não quiserem convidados? Entenda sobre o elopement wedding.


A palavra “elopement” traduzida do inglês quer dizer “fugir”. É exatamente essa a proposta desse tipo de casamento. Ele é o famoso casamento à dois.

Por conta disso, não existem muitas regras sobre como organizá-lo. Até porque, contratar um buffet, decoração e até maquiador são coisas totalmente opcionais.

O elopement wedding tem um ar mais livre. Então, dependendo do estilo do casal, se eles não gostam ou não fazem questão de uma cerimônia grandiosa, nem de ter convidados, esse tipo é perfeito.

Para os fãs de Greys Anatomy, esse casamento já é rotina: April e Jackson, Meridith e Derick, são alguns dos casais que fugiram para se casar, literalmente.

Mas isso não significa que você não pode avisar a ninguém. A questão é explicar que é um momento que vocês querem passar a dois.


Como organizar um elopement wedding?

Como já dissemos, esse tipo de casamento é aquele para fugir de tudo e de todos. Com certeza você já viu nos filmes o casal largando tudo para se casar em segredo, e nisso uma coisa é bem importante: o destino.

O local onde será feito a cerimônia faz toda a diferença para o casal.

Ate é porque ele estará relacionado diretamente com a união dos dois.

Por isso que, por mais que não tenham convidados, ter um fotógrafo junto de vocês para registrar o momento é fundamental.

Além dele registrar esse momento maravilhoso do casal, as fotos também poderão dar à família a ideia do porquê o casal quis uma cerimônia privada.

No elopement wedding, os convidados são, no máximo, os pais e dois amigos.

Portanto, é bom deixar claro para o resto da família e amigos os motivos que levaram os noivos a decidirem por esse tipo de união.

Em relação as comidas, podem contratar um chef para preparar a refeição ou ir em um restaurante especial depois da cerimônia.

Quem quer casar em outro país, mas não tem condições da família viajar junto, o elopement wedding pode ser uma boa opção.


Celebração do amor

Noivos de costa abraçados, ela segura um buquê na mão
O importante é celebrar o amor.

Independente do tipo de cerimônia que você escolher, seja micro, mini ou elopement wedding, o importante é que o amor seja celebrado. E todos eles tem seu ar romântico e único, assim como todo casal.

Conte com a Altar Alianças para fazer suas alianças da maneira que imaginou. Dê uma conferida em nosso catálogo super diverso e/ou converse com nossas atendentes, para te ajudar nesse processo.