O casamento é um evento bem importante e que muda a vida dos noivos. Ele é cheio de tradições e eventos que antecedem o grande dia. Um deles é um momento bem importante e divertido para noiva, o chá de lingerie.

Esse é o momento da noiva reunir suas amigas para rir, brindar e comemorar o começo de uma nova fase da vida.

No caso do chá de lingerie, ele é uma variação do chá de panela. Mas ao invés de a noiva ganhar coisas para casa, as convidadas dão de presente uma peça de lingerie para a noiva.

E não é porque esse evento é uma coisa mais simples e intimista que ele também não tenha os seus passos básicos para ser bem organizado.

O planejamento envolve a lista de convidados, de presentes, as brincadeiras, as lembrancinhas entre outras coisas. Por isso nós aqui da Altar te ajudamos nesses pontos.


O que é chá de lingerie?

Imagem de um chá de lingerie, nela tem uma mesa com os doces e dois manequins usando sutiãs


O chá de lingerie é um evento feminino e bem pessoal para a noiva. Geralmente ela reúne somente as melhores amigas, madrinhas e mulheres mais próximas da família.


Esse evento começou a se tornar moda em meados de 2008, no Rio de Janeiro e São Paulo.

No começo, ele era celebrado nas vésperas do casamento, mas com toda sua demanda e coisas para organizar ele passou a ser feito algumas semanas, ou até meses antes do casamento.


Justamente pelo tema do evento ser lingerie, a decoração é sempre divertida, assim como as brincadeiras e lembrancinhas.

Esse é o momento de a noiva se divertir com as brincadeiras picantes, brinquedos eróticos e ganhar presentes bem sensuais.


Quem organiza o chá de lingerie?


Assim como as outras festas que vem antes do casamento em si, o chá de lingerie também tem que levar em conta a data, horário, local, decoração, lista de convidadas e de presentes, comidas e bebidas, lembrancinhas e brincadeiras.


Por ele ser um evento antes do casamento, tanto a noiva como as madrinhas podem organizá-lo. No caso de uma madrinha que queira fazer uma surpresa para a noiva, esse é o momento!

O chá de lingerie é o momento em que as madrinhas podem surpreender a noiva e garantir um momento de descontração sem que ela precise se preocupar com nada.


Se esse for o caso é preciso fazer um planejamento ótimo para que a festa seja inesquecível. E se a ideia for realmente surpreender a noiva é preciso de um bom plano para enganá-la.


Onde e quando fazer o chá de lingerie?


Agora é o momento de decidir onde o evento será feito.

O legal é fazê-lo na casa da noiva, ou então de alguma madrinha. Isso porque esse evento deve ser feito em um local onde todas fiquem à vontade para fazer as brincadeiras e curtir o momento.

Mas se isso não for possível, o ideal é alugar um espaço recluso, que tenha um espaço amplo.

A data para fazer o chá de lingerie tem que ser quando a noiva estiver livre dos seus compromissos e possa estar ali sem preocupações. O bom é fazê-lo com no máximo dois meses de antecedência.


Planejamento do chá da noiva

Noiva e suas amigas sentadas no sofá usando pijamas


Definindo quem vai organizar e onde e quando fazer o chá de lingerie é bom ter alguns passos em mente essenciais para que o evento seja um sucesso.


1 – Antecedência é tudo! Por isso não marque o chá para dias antes do casamento. É importante lembrar que quanto mais perto do grande dia, mais coisas a noiva terá para fazer.


2 – Apenas amigas! Na hora de convidar pessoas é preciso saber que o evento é apenas para as amigas mais próximas da noiva, aquelas que realmente estão sempre do lado dela.


3 – Coloque o tamanho da noiva! É um chá de lingerie, então as convidadas tem que saber qual tamanho de lingerie que a noiva usa para poder presenteá-la.


4 – Faça do jeito da noiva! Mesmo que seja você que esteja organizando é sempre bom lembrar que o evento é para outra pessoa e ele tem que ter a cara dela. Tenha sempre em mente a personalidade da noiva para escolher as cores, decoração e brincadeiras para animar a festa.


5 – Tenha uma desculpa! Se o chá de lingerie for surpresa é importantíssimo ter um álibi para que a noiva não desconfie. Então converse com a mãe dela para te ajudar no momento da surpresa.


Quais presentes colocar na lista do chá de lingerie?


Da mesma forma que um chá de panela tem seus presentes específicos, o chá de lingerie também tem. A lista deve ser composta por vários produtos de beleza e lingeries que valorizem o corpo da noiva.

Na lista de presentes é importantíssimo ter o tamanho que a noiva veste.

O tanto de peças que pode estar na lista vai depender do tanto de convidadas para o evento e claro, da vontade da noiva.

Além disso, pode ser especificado cores, modelos e até mesmo uma loja de preferência da noiva.


Também é possível definir o que cada convidada dará para que a noiva não fique com presentes repetidos.


A lista pode ter itens como:

  • Conjunto de Calcinha e Sutiã
  • Calcinhas
  • Sutiãs para o dia a dia – modelos mais básicos
  • Camisolas (curtas ou longas)
  • Espartilhos
  • Meias Calças
  • Baby Doll
  • Roupão de Banho
  • Robes
  • Cinta – Liga
  • Sais de Banho
  • Óleos de massagem
  • Brinquedinhos mais apimentados
  • Produtos de beleza: Maquiagem, Cremes e hidratantes para o corpo


Brincadeiras para o chá

Noiva e suas amigas usando blusas com estampa de calcinha e sutiã e segurando plaquinhas com frases engraçadas.


As brincadeiras são a cereja do bolo do chá de lingerie. Elas são a atração principal desse evento. E para saber quais fazer é preciso levar em consideração qual é o nível de intimidade com as convidadas e se a noiva é mais reservada ou não.


Se a noiva for mais tímida e não se sentir muito à vontade é melhor optar pelas brincadeiras mais leves e moderadas. Mas se a noiva tem liberdade com o grupo de amigas e não tem verginha e quer se divertir então jogue brincadeiras mais pesadas.


1 – Brincadeiras leves

  • Descobrir quem trouxe a lingerie
  • Bingo da noiva
  • Quando a noiva acertar quem trouxe o presente a pessoa coloca uma fantasia


2 – Brincadeiras moderadas

  • Eu nunca
  • Caça nas bolsas
  • Escrever um bilhetinho dando uma dica de como a noiva pode manter o casamento feliz


3- Brincadeiras picantes

  • Colocar itens de sex shop em uma caixa e ir passando de mão em mão, tipo batata quente, e quando a música parar a pessoa que estiver segurando a caixa tem que colocá-lo
  • Mímica do Kama Sutra

O que achou dessas ideias? Me conta nos comentários!