Se você decidiu ler este artigo, é muito provável que esteja considerando uma vida empreendedora, mas que ainda tenha dúvidas. O que é normal. Afinal, dar o primeiro passo, sair da zona de conforto, não é fácil. Por isso, é importante analisar os prós e contras de empreender e de ser empregado. Em seguida, observar qual prevalece nas suas concepções. Pois, não existe uma resposta certa, em que um seja melhor e o outro pior. Ambos são opções possíveis e dignas que podem ou não se encaixar na sua vida e no seu perfil.

Mulher anotando em um caderno. Ela está usando jaqueta jeans e óculos de grau.

Além das situações descritas abaixo, considere muito como você quer estar em alguns anos, para construir o que realmente deseja. (Reprodução/Pexels)

Antes de tudo, gostaria de pontuar que não dividi em seções de vantagens e desvantagens, porque cada tópico pode ser enxergado de uma forma dependendo das suas prioridades e o momento em que estão sendo considerados. Essas diferenças serão mencionadas no decorrer do texto.

Empreender

Autonomia

Para começar, o ponto principal do empreendedorismo é ter autonomia. Significa que você terá liberdade para mudar o que precisar e decidir a abordagem usada. Além disso, escolher o que fará e o que delegará para outros, se vai viajar, se vai trabalhar de home office, quantas horas vai trabalhar por dia, se irá passar um tempo a mais com a família, etc.

No entanto, é importante constar que não é tão simples. Para seu negócio crescer será preciso de muitas horas de dedicação. Principalmente no começo, em que você será responsável por várias funções ao mesmo tempo.

Sendo sua própria chefe, não há alguém que diga o que você precisa fazer e quando. O que significa que será necessário uma organização maior.

Responsabilidade

Tomar todas decisões tem um peso, visto que elas definirão o destino do seu negócio. Algumas pessoas não conseguem lidar com essa pressão e está tudo bem. Mas, se você quer abrir sua própria empresa, precisa estar ciente de que algumas tentativas não darão certo e precisará achar outro caminho ou recomeçar o projeto.

Com o progresso dos negócios, você terá condições de contratar mais funcionários. A partir disso, delegar funções que eles tenham melhor preparo para lidar ou que você não gosta ou não tem tempo. Como a parte financeira, burocrática, treinamento de funcionários, contato com outras empresas, etc.

Produtividade

Ainda falando da questão que ter seu próprio negócio significa fazer suas próprias regras e horários e como isso pode ser um desafio. Assim, a dica é sempre definir suas metas diárias e prazos. Para alguns esse fator de só prestar contas a si mesmo é uma grande motivação, enquanto outros precisam que alguém os direcione.

Por outro lado, enquanto empregada você precisa cumprir uma quantidade de horas, mesmo quando não está sendo produtiva nesse tempo, como dona, pode montar seu horário em momentos que realmente são produtivos para você.

Mulher no escritório segurando um tablet enquanto olha para outro lugar

Ademais, é algo que se está fazendo por si mesma, por um sonho. Então, existe uma motivação que a fará correr atrás das metas. (Reprodução/Pexels)

Investimento

Antes de começar a empreender, é recomendável juntar dinheiro por um tempo (isso pode significar ficar um tempo a mais em um emprego ou buscar formas de fazer uma renda extra). Porque há custos, como a locação do local, as questões burocráticas, os impostos, a mobília, os materiais se for produzir um produto físico, etc. É claro que tem como ir aos poucos, por exemplo, se manter um tempo trabalhando em casa. Além de que, logo chegará o retorno financeiro.

Diferente de um trabalho CLT, que tem um salário fixo independente do que fizer, o seu dependerá de quantas vendas conseguir. O que é positivo, no sentido que quanto mais conseguir, maior retorno terá. Mas, é algo mais instável, alguns meses se pode ganhar mais e outros menos.

Aprendizado

Para abrir uma empresa e ter uma diferencial no mercado, é preciso estudar bastante sobre sua área antes e durante. Afinal, tem que se manter atualizada sempre para poder inovar.

Mais do que isso, se não tem experiências na gerência de uma empresa, pode ser algo complicado no começo. Mas, que com o tempo se resolve. Pois, poderá contratar quem sabe resolver questões em específico que você tem dificuldade. Enquanto isso, aprenda um pouco de tudo: gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, atrair clientes, entre outros.

Equipe

Uma parte muito interessante de se empreender, é poder gerar empregos. Bem como, ser a chefe que você sempre quis ter e construir um ambiente saudável. Além de poder criar uma cultura organizacional de pessoas que compartilham valores e objetivos.

Lembre-se de preparar um treinamento adequado para todos. Incentivar a cooperação entre eles e se fazer presente para ouvir sugestões.

Mulher segurando várias pastas no escritório.

Quer uma ideia de empreendimentos? Revenda as alianças da Altar! É só entrar em contanto conosco, através do nosso Instagram ou do Whatsapp. (Reprodução/Pexels)

Ser empregado 

Segurança

Há quem prefira continuar trabalhando para os outros e isso não é um problema. Pois, existe quem consegue colaborar muito mais prestando serviços e com seus conhecimentos, do que realmente construindo uma empresa do zero.

A principal vantagem desse modelo é o conforto. Tanto na questão do direcionamento, com alguém falando quais demandas se precisa cumprir. Quanto no sentido de direitos, independente da empresa estar indo bem ou não, continua sendo seu direito (pela CLT, no caso) receber seu salário, décimo terceiro, férias, etc.  Entretanto, não é 100% estável, dado que, aqui você pode ser demitida.

Hórarios Balanceados

Com as horas pré-estabelecidas de trabalho, acaba por ter que se forçar a ser produtiva mesmo quando não é ou não está se sentindo bem. O que é algo bem complicado, mas infelizmente recorrente no mundo em que vivemos.

Por outro lado, com as horas determinadas, fica mais fácil para se planejar e saber dividir o que é horário de trabalho e o que é o horário de lazer.

Salário Fixo

Esta é uma característica fundamental para muitos. Saber que continuarão recebendo seu salário fixo, esteja a empresa bem ou não. Porém, entra na questão de que se perderem o emprego, perdem a renda. Enquanto, uma emprendedora poderia reformular e tentar novas estratégias de vendas.

Companhia

Sabemos que os humanos precisam se comunicar, interagir. Portanto, a companhia dos colegas de equipe, que podem acabar por se tornar amigos, acaba sendo uma grande estímulo no dia-a-dia. O que é algo que o/a dono/a não tem tanta oportunidade, já que precisa resolver os problemas e tem a questão da hierarquia em muitas empresas.

Equipe de uma empresa sentados em uma mesa com os notebooks abertos.

Sobre o último comentário de uma postura hierarquica das empresas, é algo que você pode fazer diferente ao criar a sua. (Reprodução/Pexels)

Espero que esse texto tenha ajudado na sua escolha. Me conta nos comentários o que achou e se restou alguma dúvida!

Categorizado em:

Marcado em: