Para tornar o dia do seu casamento memorável requer muito planejamento. Mas entendemos o quão alto de investimento é necessário. Então, preparamos 40 dicas infalíveis para você economizar no casamento.


O casamento é um dia muito esperado pelos noivos. Eles sonham com uma cerimônia linda para eternizar o amor diante das suas famílias e amigos.

Contudo esse sonho pode se tornar um pesadelo quando as quantias que precisam ser gastas começam a chegar.

Isso acontece porque a celebração pode acabar ficando muito cara.

Até porque, são tantas pessoas que não podem deixar de ser convidadas, tantos detalhes para deixar tudo perfeito que o custo final pode ser bem maior do que o orçamento original e pode até fazer com que o casal desista da cerimônia.

Felizmente existem formas de fazer com que o casamento seja possível, dentro do orçamento dos noivos, e seja tão especial e único como eles sempre sonharam.

Casal casando no meio da floresta sozinhos, quem está fazendo a cerimônia é uma mulher ruiva

Dicas para Economizar no Casamento

Logo que se começa a planejar o casamento, com a cerimônia e festa, se percebe que as coisas necessárias são muitas.

Como por exemplo, lista de necessidades e desejos, os elementos de decoração, looks, e por aí vai.

No entanto, cada casal sabe onde pretende e pode gastar um pouco mais e onde pode economizar mais.

Contudo, existem algumas dicas que valem para os noivos que não querem deixar de fazer a cerimônia, mas também querem economizar.

Mulher com vestido de noiva colocando moedas em um porquinhi

Dicas de planejamento para economizar no casamento

1 – Antecedência é tudo no momento de economizar. Pesquisar e decidir cada detalhe com antecedência fará você gastar bem menos. Além de ser possível ir pagando aos poucos e comprometer menos o orçamento.

2 – Encontre alguma ferramenta de orçamento para te ajudar com as finanças. Elas podem dividir tudo o que você tem para gastar pela frente. Isso te ajudará a visualizar melhor os gastos.


3 – Faça uma planilha com fornecedores e sempre tenha mais de uma opção para cada serviço. Além disso, os classifique por recomendação e preço.


4 – A data do casamento interfere no preço. Por exemplo, maio é o mês mais caro por ser considerado o mês das noivas.


5 – Casamentos no inverno são menos frequentes. Isso faz com que o custo da cerimônia fique menor.


6 – Optar por se casar em dias da semana também é uma ótima maneira de economizar, tanto com relação a recepção como para fornecedores.


7 – Risque o sábado da sua lista de possibilidades. Esse é o dia mais caro. Mas se você não gosta muito de casamento em dia de semana, sexta-feira pode ser uma opção.


8 – Realizar um casamento diurno, de manhã ou à tarde, também sai mais barato e combinam com uma decoração rústica.


9 – Tente fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. Assim é possível economizar com decoração, deslocamento de fornecedores, convidados, entre outros.


10 – Aprenda a pechinchar. É sempre bom ir pedindo descontos e esse hábito deve ser visto como uma coisa natural. Até porque só mostra o valor que você dá ao seu dinheiro.

Foto dos pés de um casal escrito "a paixão nos trouxe até aqui" em inglês

Dicas para economizar na decoração e convites

11 – Faça duas listas de convidados. Na primeira, coloque as pessoas imprescindíveis. E conforme elas forem dizendo que não poderão ir, vai incluindo os da segunda lista.


12 – Prefira os modelos de convite mais simples e sem envelopes forrado. Isso não quer dizer que eles serão feios. Hoje em dia existem modelos econômicas, modernas e originais.


13 – Se você for fazer um mini wedding, tire o custo do envio e entregue os convites pessoalmente.


14 – As flores para o casamento, depois do Dia dos Namorados ou Dia das Mães tem descontos ótimos.


15 – Para economizar, compre a decoração depois de grandes festas, como por exemplo, Ano Novo, Natal, carnaval. Isso porque a maioria das lojas de decoração colocam vários objetos em promoção.


16 – Opte sempre pelas flores da estação, já que assim os preços serão mais baixos. Além de elas aguentarem mais na cerimônia.


17 – Coloque muita folhagem na decoração porque isso diminuiu o custo dos arranjos.


18 – Se você tiver uma flor preferida e ela estivar fora de época a substitua. Ter uma boa florista que te ajude fará substituições perfeitas.


19 – Casamentos mais tradicionais e formais são mais caros. Então opte por cerimônias mais contemporâneas, diferentes, originais e, consequentemente, mais econômicas.


20 – A lembrancinha para os convidados pode ser um vasinho de suculenta que, além de servir como decoração, pode ser feito pelos noivos.

Casal de noivos de costa em sua festa de casamento, os convidados seguram faiscas

Mais dicas para economizar na sua cerimônia e festa de casamento


21 – Veja a possibilidade de dividir a decoração da igreja no dia do casamento com outras noivas.


22 – Se o casal já tem uma casa quase completa, faça uma lista de presentes fictícios onde os convidados pagarão pela internet e o dinheiro pode ser revertido para algum aspecto da festa.


23- Ter apenas um DJ ou músico para a cerimônia e para a festa irá ficar mais barato do que pagar vários profissionais diferentes.


24 – Economize também no envio de cartões agradecendo os convidados e aproveite a lembrancinha para fazer isso.


25 – Contrate um kit básico de iluminação e som que consiga oferecer tudo o que vocês querem. Nem sempre é preciso um pacote luxo com vários efeitos especiais.


26 – Itens personalizados quase ninguém nota e eles pesam bastante no orçamento. Então eles podem ser deixados de lado para economizar.


27 – O carro para levar a noiva não precisa ser uma limousine. Se ninguém verá a noiva chegando, um carro bonito, mas não tão chique, é mais do que o suficiente e deixa um alívio no orçamento.


28 – Pode parecer contraditório, mas contratar organizadoras de evento e assessorias profissionais podem ajudar a baratear a cerimônia.


29 – Defina três itens que são prioridade para vocês e já deixe eles separados para providenciá-los. Dessa forma vocês saberão o que é imprescindível e o que não pode faltar.


30 – Com relação aos registros, se for para economizar em algum dê prioridade para as fotos e vídeo.


31 – Dê prioridade com as coisas que vocês vão se lembrar no futuro.

Casal de noivos em pé no altar

Dicas para economizar no buffet do casamento


32 – Com relação à comida, se o objetivo é oferecer um jantar, economize na quantidade de itens servidos na entrada. Além disso, você pode optar pode diminuir o tempo do coquetel.

33 – Tenha no máximo duas opções de prato para o jantar. Uma recomendação pode ser uma carne e uma opção vegetariana.

34 – Algumas bebidas encarecem o orçamento, como destilados e champanhe. Então opte por bebidas como vinho, cerveja ou um drink, como caipirinha.

35 – Para economizar nos doces, escolha no máximo três variedades. Um ponto importante, evite nozes ou frutas vermelhas, que são mais caras.

36 – Um buffet com massas podem ajudar a diminuir ainda mais o preço do jantar. E no caso de um exclusivo de massas é possível optar por algumas mais elaboradas.

37 – O brinde do casamento pode ser feito com a bebida que cada convidado estiver bebendo e não necessariamente com champanhe.

38 – Encomende dois bolos. Um menor e decorado para ficar na mesa e outro sem muitos enfeites para ficar na cozinha e ser servido para os convidados.

39 – A decoração do bolo pode ser feita com flores naturais, já que os detalhes de açúcar encarecem mais esse centro da mesa.

40- Pense que vários detalhes passam desapercebido pelos convidados. Então foque mais na comida, decoração geral e animação da festa.


Economize na sua Aliança de Casamento

Por fim, é importante dizer que caso não tenha adquirido suas alianças ainda, é possível economizar nelas e manter um padrão de qualidade.

Na Altar Alianças só fabricamos alianças e anéis de noivado em Ouro 18K, mas conseguimos manter um preço justo, através da nossa política de preço único.

Isto é, temos 6 categorias de alianças (a partir das larguras) e cada uma tem um preço único definido.

Desse modo, você só se preocupa com o modelo e não preço. Além disso, converse com uma de nossas atendentes para definir o melhor orçamento para você!