Ao casar, uma vida à dois totalmente nova se inicia. Por isso é importante ter uma boas conversas de casal, visando entender como o outro pensa, afinal é melhor descobrir suas diferenças antes de casar. Desde religião às divisões das finanças.

O casamento é um momento que marcará a vida dos dois, e evitar traumas e frustrações é o que todo casal busca. 

Por isso, separamos aqui algumas dicas para vocês dois alinharem os seus objetivos.

E caso você prefira assistir em vídeo, temos no nosso canal do Youtube um bate-papo sobre quais conversas são importantes para o casal antes de casar.

A importância do diálogo no casamento

Antes de tudo, é importante que vocês entendam a importância do diálogo dentro do relacionamento.  Pois é através das conversas que conhecemos de fato o outro, sabendo o que lhe dá medo, quais são os seus sonhos e objetivos.

Relacionamentos duradouros possuem em comum conversas maduras e transparentes. 

Para ter esses diálogos reservem um tempo para tomar um vinho, um jantar a luz de velas ou até mesmo depois do trabalho buscando entender como foi o dia do outro.

A comunicação é importante para a construção e consolidação da intimidade do casal, sendo assim, um conhece as características do outro. 

Essas informações colaboram para que quando haja conflitos entre vocês, seja possível ter uma maior empatia para as ações do outro, tendo em vista, que entende as possíveis situações que afligem aquela pessoa. 

Mas lógico, essa intimidade não justifica que você tenha que entender ações agressivas ou explosivas, porque quando amamos uma pessoa, queremos cuidá-la da melhor forma possível.

Casal conversando enquanto toma café
A meta é entender melhor com quem se pretende passar o resto da vida.

10 conversas para ter antes de casar

Se você possui dificuldade em dialogar com o seu parceiro ou não sabe por onde começar, nos da Altar, vamos te dar uma mãozinha em relação a isso.

Mas fica combinado que eu te ajudo e vocês devem colocar em prática todas as dicas, em.

1- Conversem se vão ter filhos…

Com um mundo cada vez mais moderno, a carreira tem se tornado um grande objetivo e realização pessoal.

Além disso, as formas de trabalho têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas. 

Por isso, muitas pessoas não querem mais ter filhos, então conversar com o seu parceiro sobre esse assunto é de suma importância para evitar frustrações.

Dado que para quem deseja ter filhos esse é um sonho de vida.

Alguns casais após o casamento adquirem estabilidade na empresa, vida financeira, compram casa ou apartamento e desejam de forma genuína construir uma família e ter filhos. 

Portanto, se não houver uma conversa clara e franca, esse fator pode trazer grandes problemas.

Outro ponto importante, é perguntar para a pessoa amada quantos filhos ela vai querer ter, afinal alguns querem ter somente um ou no máximo três e têm outros que sonham com famílias gigantes com mais de 6 filhos.

Além disso, entender qual a idade o outro acha ideal para ter filhos ou quais sonhos vem primeiro antes de ter filhos.

E quando a resposta for sim, quero ter filhos.

Esse tema deve se aprofundar ainda mais como a educação dos filhos e as formas que serão criados. 

Vocês devem conversar se eles vão estudar em escola particular ou pública, quanto estão dispostos a pagar pela educação. 

Eles terão babá ou ficarão com a mãe de vocês? Tudo isso deve ser levado em consideração. 

Portanto, vocês devem sempre prezar pela qualidade no relacionamento e ter responsabilidade com uma vida que será gerada.

Casal na cozinha conversando e cozinhando
É essencial falar sobre filhos para cada um entender as expectativas do outro. Pois, se para você ter filhos é algo inimaginável enquanto pro outro é um sonho, algo que já tem planejado, poderá ser um empecilho. Sendo melhor decidir antes de casar.

2- Qual a importância da religião para cada um?

Um assunto muito polêmico é religião, e principalmente quando são diferentes uma das outras.

Vocês devem saber qual a religião de cada um e qual a importância dela para aquela pessoa. 

Isso ajudará a entender se todo domingo a pessoa vai na missa, se possui algum ritual, se faz cursos que a religião exige.

Se a pessoa sabe respeitar as diferenças de crença ou de costume, porque se não, pode ser um ponto de discórdia entre vocês.

3- Converse sobre finanças e dívidas antes de se casar

Dinheiro é sempre um ponto delicado para todo o tipo de relação, e principalmente após o casamento. 

Dinheiro é uma parte fundamental para a sobrevivência de ambas as partes, tendo os principais gastos em comum como água, energia, aluguel, alimentação. 

Necessitando definir quais os gastos que cada um vai pagar, se vão pagar juntos ou se terão conta conjunta.

Além disso, é importante vocês estabelecerem metas de investimento para o futuro de vocês, é legal também vocês pensarem em fazer uma poupança de emergência, para quando houver necessidade de dinheiro.

Segundo pesquisas, uma das principais causas de separação entre casais é a questão financeira, seja por má administração do dinheiro, gasto em excesso por uma parte e entre outros motivos.

Então, segue a sugestão de livro muito interessante que aborda questões financeiras para casais. Ademais, vocês ainda podem aproveitar esse momento para lerem juntos, é o Livro do Gustavo Cerbasi com o título Casais inteligentes enriquecem juntos.

Mulher lendoas contas da casa
É um assunto que fará parte do cotidiano de vocês. Então, não precisa ter vergonha de abordar antes do casamento. Até porque, se vão ter uma festa de casamento, alugar ou comprar uma casa nova, já precisarão desde o começo decidir como equilibrar as finanças.

4- Quais regimes de bens vão escolher?

Um assunto muito importante para se ter antes de casar, é saber qual o regime de bens vocês vão escolher, pois se caso o casamento não der certo vocês terão menos dor de cabeça durante o divórcio.

No casamento civil o casal tem direito a escolher um dos quatro regimes de bens presentes na lei:

Comunhão universal de bens: os bens antes do casamento se tornam do casal, e passando a ser divididos de forma integral.

Comunhão parcial: O patrimônio adquirido durante o casamento é do casal e após o divorcio eles devem ser divididos.

Separação de bens: Nesse regime os bens do casal são considerados de forma individual, ou seja cada um tem os seus próprios bens e no momento da separação cada um fica com o que construiu por si só.  

Participação final nos aquestos: O patrimônio não é compartilhado ao longo do casamento, esse regime permite maior autonomia na administração de seus bens.

Já na união estável o regime de bens é automaticamente o da comunhão parcial de bens.

Entretanto, cada casal pode criar os seus próprios regimes de separação de bens, mas esse novo regime deve ser formalizado judicialmente e ambas as partes devem estar de acordo.

5- Definam seus planos futuros

Assim como o tópico de filhos entender quais são os sonhos de cada um ajuda a entender como a pessoa se enxerga no futuro. 

Entender se ela quer seguir carreira acadêmica, fazendo mestrado e doutorado, ou até mesmo concursos, indica que a pessoa gosta de estabilidade.

Se a pessoa possui o sonho em seguir carreira internacional ou fazer viagens, questões como essas são bastante interessantes a se debater.

Além disso, se pretendem mudar de cidade ou continuar onde estão.

Casal conversando sentados em um banco
Essa parte é interessante pois traz uma visão de como pretendem passar a vida juntos.

6- Quais são as prioridades para cada um?

Todos nós na vida temos prioridades, seja profissional, financeira, viagens.

Conversar com o seu par sobre prioridades, vai trazer clareza para onde cada um quer chegar, quais são os seus objetivos de vida. 

Se os objetivos de vocês estiverem alinhados, será esse um ponto positivo para traçar juntos um plano para que cada um possa alcançar os sonhos, pois a vida a dois é sobre construir juntos.

Casal conversando em frente a um refletor de imagens que mostra a praia.
A comunicação é a base do relacionamento.

7- Onde e como querem morar?

Chegamos agora em um ponto delicado. 

O casamento traz consigo grandes mudanças, incluindo a mudança de casa ou lar. Sendo assim, alguns casais vão morar em outra casa, outros na casa da sogra, pode haver mudança de cidade, enfim, uma porção de variedades.

É importante que o casal antes de noivar converse sobre o assunto, para saber o que fica melhor para os dois. 

Se for morar na casa de alguém, é importante estabelecer limites ou prazos para ter a casa de vocês, essas dicas podem ser uma grande aliada para evitar conflitos entre o casal.

Casal pintando a casa juntos, ela está sentada em cima de jornais e ele está em cima de um banco.
Se forem morar juntos desde o começo, já podem começar a falar sobre qual tipo de bairro querem morar (Um que tenha escola para as crianças? Ou que seja o mais barato para investirem em outras prioridades?)

8- Quais valores e princípios são indispensáveis para cada um?

Valores e princípios são normalmente coisas inegociáveis, então conversar antes pode ser um bom diálogo antes do casamento.

Sabendo que para alguns o valor da lealdade e transparência são importantes, tem pessoas que não suportam mentiras e nem sabem lidar com elas. 

Por isso é importante saber qual o tipo de valor e os princípios que o seu amado vive, já se imaginou convivendo com uma pessoa que tenha um valor inverso ao seu?

9- Quais regras terão na casa?

Para manter a ordem de todo ambiente é necessário ter regras, e no casamento também não é diferente.

Estabelecer as regras que serão tomadas para a resolução de conflitos e brigas. 

Um exemplo interessante é que existem casais que escrevem uma carta, e guardam junto com uma garrafa de vinho para quando tiver algum conflito, eles possam se lembrar o quão bom é a companhia um do outro e quanto se amam.

Uma dica extra para vocês é criar regras que ajudem a minimizar os conflitos entre vocês. Como fazer o compromisso de sempre trazer um chocolate quando estiverem brigados pode ser uma boa.

Estabelecer regras de convívio para quando casar, exemplo disso, muita mulher odeia toalha molhada na cama, não é mesmo?

Estabelecendo limites de brigas por hábitos antigos que podem ser evitados, como beber na garrafa de água da geladeira e entre outras.

10- Converse antes sobre suas famílias

Outro ponto delicado, são traumas que podem interferir na vida a dois de forma significativa, sendo traumas pessoais, de infância, ou até mesmo durante o relacionamento. 

É muito importante conversar sobre eles, pois são um fantasma do passado que assombra o futuro. 

Entendendo, o que faz a pessoa ser daquele jeito, um exemplo são pessoas que passaram por alguma situação de abuso sexual, possuem dificuldades em toques ou confiança.

Quando compreendemos cada situação fica mais fácil de cuidar do outro e sobretudo ter empatia. 

Os traumas no relacionamento, seja em relacionamentos passados, é bacana conversar para que não ocorra mais.

Mas lembre-se sempre de contar essa situação sem criar comparações entre o seu atual e o seu ex, pois essa pode ser uma situação bem desconfortável.

Casal passando um tempo juntos
Quais tradições da sua família você pretende continuar na sua nova? Quais hábitos você quer quebrar e fazer diferente? O que na sua criação que te afeta até hoje?

Por fim, conversem sempre que possível construa o relacionamento de vocês na base da confiança. 

Além disso, quanto melhor forem as conversas melhor será a companhia, pois um dia a gente envelhece e vamos querer alguém para conversar.

Enfim, quais outras conversas você acha essencial ter antes de casar?