Quando compramos uma nova joia sempre queremos que ela dure o máximo possível, e para que isso aconteça, a forma de você organizar as suas joias e semijoias interfere e muito no seu tempo de duração.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para te dar algumas dicas de como guardar e conservar as suas joias, para que elas continuem com o mesmo brilho e beleza.

Joias na cor dourada e rosé sobre uma mesa
Desse modo, você mantêm suas joias lindas.

Por que organizar seus acessórios?

A organização de joias é extremamente importante para aumentar a sua durabilidade. 

Isso porque quando as joias ou semijoias estão jogadas na gaveta elas podem sofrer alguns danos.

Por exemplo, colares finos tendem a enrolar ou criar nós quando estão soltos e misturados. Brincos ou conjuntos de joias podem se separar, e você talvez, nunca mais encontre o par daquele conjunto perfeito.

Outro aspecto relevante para guardar e organizar bem as suas joias e semijoias é o fato de que essa simples ação traz praticidade para o seu dia a dia.

Assim, imagine que você está atrasada para o trabalho e quer pegar um colar que combina muito com o seu look.

Quando você organiza as suas joias você sabe exatamente onde está o colar da sua preferência, e ainda consegue pegá-lo com maior facilidade devido a sua organização.

Por isso, organizar e guardar corretamente as suas joias devem fazer parte da sua rotina. Assim, com ações simples você consegue otimizar o seu tempo e melhorar a duração das suas joias e semijoias.

Brincos dourados em uma tigela branca
Organizar joias e semijoias traz mais praticidade.

Como guardar suas joias e semijoias?

Para facilitar a sua organização, hoje o mercado oferece diferentes opções de organizadores de joias e semijoias.

Vamos conhecer alguns modelos e as suas facilidades de uso. Para escolher o ideal para você, basta verificar qual melhor atende às suas necessidades.

Pois existem pessoas que utilizam mais determinado modelo, como por exemplo colar,  e por consequência possuem diversos modelos desse mesmo acessório.

Para armazenar de forma adequada é importante verificar qual forma e modelo de organizador atende melhor a sua necessidade.

Porta brinco em cima de um livro
Tem métodos para fazer em casa, mas também para fazer um investimento a longo prazo.

Porta Joias

Existem diferentes modelos de porta joias, uma característica em comum é que normalmente eles são revestidos por um tecido macio o que evita lesões nas joias.

Uma grande vantagem em utilizar portas joias são as suas diversas divisórias que colaboram para armazenar diferentes modelos de semijoias em um mesmo recipiente.

Portanto, é possível encontrar diferentes modelos e tamanhos de porta joias no mercado.

Existem modelos para guardar joias e semijoias no guarda roupa ou até mesmo porta joias pequenas e com zíper para organizar seus acessórios para viagem.

Dessa forma, ao optar por utilizar um porta joias, você pode realizar várias pesquisas na internet e encontrar um que combine com a sua personalidade, escolhendo o tamanho e a cor da sua preferência.

Porta joias com bijuterias dentro
Porta joias é uma das melhores formas de visualizar e separar seus acessórios.

Gavetas com divisórias

Alguns guarda roupas ou penteadeiras contam com gavetas específicas para guardar e organizar as joias e semijoias.

Caso você não tenha essa divisória pronta no seu guarda roupa, você pode guardar as suas joias em uma gaveta disponível. 

Vale o investimento de comprar divisórias na internet e posicioná-las na sua gaveta, porém, às vezes essas divisórias prontas podem não encaixar perfeitamente em seu espaço.

Caso isso aconteça, você pode contratar um profissional para fazer as suas divisórias de forma personalizada que se encaixe perfeitamente para o seu espaço.

Busque sempre gavetas com cobertura macia para não arranhar as suas peças.

Organizador de joias gaveta
Para quem tem prateleira, é comum ter uma gaveta assim. (Reprodução/Aliexpress)

Saquinhos Individuais

Os saquinhos são excelentes opções para guardar algumas joias como brincos e pulseiras duras.

No entanto, não é recomendado para os colares, que se forem armazenados juntos podem embolar.

Se for guardar em saquinhos, opte por guardar cada um separadamente.

Outra coisa legal sobre os saquinhos é que você pode encontrá-los em diferentes cores e texturas, essa é uma excelente opção para levar as joias em suas viagens.

E saiba que joalherias que pensam na durabilidade das joias de seus clientes como a Altar Alianças, já vendem a joia com o saquinho, então é só guardar e aproveitar muito.

Saquinhos para joias coloridos
Saquinhos para Joias (Reprodução/Etsy)

Formas criativas de organizar joias

E que tal organizar as suas joias de forma criativa?

Isso mesmo, essas ideias fogem do modelo tradicional e ainda podem te render um momento de muita alegria no processo de organização.

Para organizar brincos

Você já pensou em guardar os seus brincos em botões? Essa é uma forma de guardar pequenos pares de brincos juntos.

Os seus brincos ficam super organizados e ainda mais fáceis de encontrá-los. Para que a organização de seus brincos sejam eficientes, opte por utilizar botões em cores que possuam significado.

Como por exemplo, botões vermelhos são brincos que podem ser utilizados na segunda-feira, botões azuis na terça, dessa forma você não repete o mesmo brinco na semana e consegue usar os diferentes modelos que tem disponível.

Organização de colares

Para quem é amante de colar a organização pode ser feita por meio de cabide, você pode adicionar ganchos no cabide para facilitar a colocação dos seus colares.

A organização de colares em cabides é excelente, pois é possível deixar os colares separados e na forma horizontal permitindo que não embaracem entre si.

Outra forma ainda mais interessante para quem gosta de colar é utilizar cartas de baralho, com as cartas de baralho o seu closet ficará ainda mais personalizado.

Então, as cartas de baralho devem ser utilizadas para armazenar um colocar específico, para colocar o seu colar nas cartas é preciso realizar dois pequenos furos e fixar o seu cordão.

Organizar as pulseiras

Além disso, sabe aquela garrafa de vidro que não utiliza mais e quer dar uma utilidade para ela? Pois bem, essa garrafa pode ser reciclada para organizar as suas pulseiras.

Como as pulseiras possuem forma circular, as garrafas podem ser uma excelente opção para organizar e armazenar as suas joias de forma fácil e prática.

Forma criativa guardar joias - 5 formas de organizar suas joias e semijoias
Forma criativa de guardar joias com um “mini cabide”

Por fim, ao comprar acessórios novos, lembre-se de priorizar aqueles de melhor qualidade, para durar e ser um investimento, isto é, joias de ouro.

Gostou dessas dicas de como organizar suas joias e semijoias? Acompanhe o blog da Altar Alianças e fique por dentro das novidades.  

E para comprar joias lindas, converse com uma especialista da Altar: