Antes do casamento existem outros eventos na vida dos noivos. Um deles é a festa de noivado. Depois que a noiva disse o tão aguardado “sim”, a vida do casal muda. E o noivado é um momento bastante especial. Ele é um período de conquistas maravilhoso.

A festa de noivado é uma forma especial de comemorar a data em que o casal celebra sua união e o amor junto dos seu familiares e amigos.

O evento é uma prévia do casamento, mas isso não quer dizer que ele seja menos detalhado ou que não precise de um bom planejamento para acontecer.

Festa de noivado - convidados do lado de fora
A festa de noivado não é obrigatória. Mas com certeza será uma ótima experiência caso opte fazer.

Normalmente, a festa de noivado pode ser feita entre dois a três meses depois do pedido de casamento.

E por ser uma festa mais simples e com menos convidados, os próprios noivos conseguem organizá-la em menos tempo.

No entanto, é importante que assim como qualquer comemoração, não deixe as coisas para a última hora. Nós mostramos aqui um passo a passo de como organizar essa celebração.


O que é noivado?

Festa de noivado noivos atrás da mesa de comida
O noivado é um período importante antes do casamento para planejar e confirmar.


O momento do noivado também é muito esperado para aqueles casais que querem dar um passo mais sério no relacionamento. É nele que nasce o planejamento dos processos da cerimônia ou da união civil.


De acordo com a tradição, a noiva ou o noivo também são conhecidos como Nubentes, que são pessoas que estão em processo de um futuro casamento e por isso possuem responsabilidades em conjunto.


O compromisso com o noivado é a busca de planejar e ver se os dois realmente possuem interesse em casar e construir uma família.

Além disso, o noivado deve ser um momento de entrega um para o outro, um momento em que os dois estão alinhando os objetivos do futuro.


Celebração do noivado

Festa de noivado mesa de comida
A festa de noivado precisa ter a cara dos noivos.


Muitas pessoas podem até querer fazer uma festa de noivado, mas não são tão religiosas assim ou tem a ideia de que essa celebração precisa ter algum contexto religioso. A realidade é que isso não é uma necessidade.


Por mais que existam os casais que gostam de convidar um celebrante, como um padre, pastor ou rabino para dar uma bênção ao casamento, isso não é uma necessidade.


Outro ponto que muitos tem dúvida é sobre o pedido. Geralmente, a maioria dos noivos fazem o pedido antes da festa, mas durante o noivado também pode existir esse momento.

Então, no fim das contas, o pedido de casamento acontece duas vezes. A primeira em um momento íntimo entre o casal e, depois, na festa de noivado, perante a sociedade.


E com relação a questão de quem banca a festa também depende. Nas famílias mais tradicionais, ou que fazem questão de seguir as tradições do casamento, a celebração é bancada pela família da noiva.

Contudo, nos tempos modernos, e com as pessoas se casando cada vez mais tarde, na maioria dos casos são os próprios noivos quem bancam a festa.


Como organizar uma festa de noivado?

Noivado 2 - festa de noivado mesa decorada com comida
São diversos pontos.

Sabendo de tudo sobre esse evento chegou a hora de organizá-lo.

Para que sua festa de noivado saia da maneira que você imaginou, algumas coisas tem que ser levadas em consideração.

Com esses pontos, sua celebração será perfeita.

Orçamento

Tudo tem que começar com os noivos sabendo o quanto podem ou estão dispostos a gastar com a festa de noivado. Assim, eles começarão a eleger suas prioridades e a planejar os outros detalhes.

Local

Quando, onde e que hora são o próximo passo a ser definido. Isso porque o local precisa ser visto com uma antecedência maior.

Além disso, o dia da festa também tem que ser escolhido de acordo com as datas importantes para os noivos, como por exemplo, o primeiro encontro, o pedido de namoro e até o primeiro beijo.

E o horário será definido de acordo com os planos que o casal tem para a festa.

Festa de noivado ar livre
Pode ser na casa de vocês, num espaço alugado.. depende do quanto estão dispostos a gastar nesse momento ou se querem reservar para o casamento.

Convidados

A festa de noivado costuma ser mais intimista, sendo convidados somente familiares, amigos mais próximos e pessoas que fizeram parte do relacionamento do casal.

Na hora de pensar em quem chamar é importante levar esses pontos em consideração.

Cardápio

Esse ponto dependerá do gosto pessoal dos noivos. Ele pode variar conforme o horário que a festa acontecerá, podendo ser um brunch, um jantarzinho, ou até mesmo um descontraído churrasco.

O importante é que o cardápio esteja alinhado com o horário e com o estilo da celebração.

Festa de noivado comida
Veja se está em uma época fria ou quente, quais comidas vocês gostam mais, etc.

Bebidas

Aqui também as opções são praticamente infinitas.

Drinks, vinho, whisky ou cerveja, o importante é escolher as opções que mais agradam os noivos e os convidados.

Mas claro que uma bebida que não pode faltar é o champagne para o brinde.

Decoração

Esse item é o que deixa a celebração com a cara dos noivos.

A decoração da festa pode ser temática ou não.

Flores, objetos relacionados com o casal, fotos e até vídeos podem fazer parte da decoração para dar mais ainda a cara dos noivos à celebração.

Festa de noivado decoração com balões
A decoração costuma ser bem minimalista e romântica

Música

Não existe nada sem uma trilha sonora boa. Por isso, é importante que os noivos escolham o tipo de música que irá tocar, inclusive com as músicas que embalaram ou marcaram o namoro.

Foto e vídeo

Com todo planejamento, registrar esse momento é essencial para ter a lembrança eternizada.

Então, peça indicações e procure conversar com o profissional escolhido para combinar os detalhes mais importantes na visão do casal.

Lista de presentes

A tradição é que na festa de noivado o casal ganhe itens de enxoval, ou seja, itens de cama, mesa e banho.

Por ser uma tradição conhecida pela maioria das pessoas, não é preciso fazer uma lista de presentes. Mas se os noivos quiserem nada impede.

O que vestir no noivado?

Noivo de joelhos em frente a sua noiva
Essa é uma parte bem livre da festa.

Mesmo que a festa de noivado seja uma coisa mais simples, a roupa dos noivos sempre é uma das principais dúvidas.


No caso da noiva, a roupa que ela usará precisa estar de acordo com o estilo da festa. O bom é que não existem muitas regras ou restrições para o look. O cuidado que se deve ter é com a extravagância. Até porque essa celebração não pede isso.


Para o noivo, a escolha da roupa pode ser bem mais fácil. Contudo, um ponto importante a ser lembrado é que a roupa dele tem que combinar com a roupa da noiva.

Por conta disso, conversar antes para alinhar detalhes como cores e modelos é uma boa opção.

Por fim, para escolher sua aliança de noivado ou casamento, pode contar com a Altar. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários.