Se você está aqui é porque certamente está querendo saber mais sobre o universo das noivas, e claro está curiosa para saber quais são os tecidos mais usados em vestidos de noiva.

Pensando em facilitar a escolha do vestido de casamento perfeito, a Altar separou para você os 10 tecidos mais utilizados em vestidos de noiva. Confira:

Por que o tecido influencia na escolha do vestido de noiva?

Primeiramente é importante entendermos qual a importância de se escolher bem o tecido do seu vestido de casamento.

O tecido é o material que irá compor todo o seu vestido, ele é o grande responsável por determinar qual o caimento do vestido, conforto, elegância, e também interfere no valor final do vestido.

Para definir qual o tecido do seu vestido é importante levar em consideração o estilo da sua festa de casamento, por exemplo, se será um tom mais romântico ou rústico. 

Também decida se o casamento vai acontecer durante o dia ou à noite. E para acertar de vez no vestido ideal leve em consideração a sua personalidade, biotipo e qual a estação do ano do casamento.

Pois o tecido de vestido de noiva é o grande responsável por dar o volume necessário à peça, passar imagem de leveza e fluidez, entre outras funções interessantes.

Ao analisar esses aspectos será mais fácil entender as características dos diferentes tecidos. Portanto, conheça a seguir quais são os 10 tecidos mais amados pelas noivas.

Mulher usando vestido de noiva de renda, usando vários anéis no dedo
E claro, para acompanhar o vestido, você precisa de lindas joias.

Tecidos Mais Usados em Vestidos de Noiva

Cada tecido carrega consigo características próprias, alguns são fluidos, estruturados, além de possuírem texturas únicas. Confira abaixo os detalhes de cada tecido e como são utilizados.

Organza

O tecido organza possui como característica marcante a transparência e delicadeza, esses aspectos conferem ao vestido um caimento leve e esvoaçante. 

Além de ser ideal para vestidos de noiva que precisam de volume ou vestidos de daminhas e debutantes.

Chiffon

Em seguida, o tecido de chiffon é um dos mais indicados para compor vestidos de casamento que acontecem ao ar livre.

Além de ser uma ótima opção para casamento, que terá como estilo delicado e romântico e um pouco de peso ao corpo, deixando ainda mais encorpado e elegante.

Ademais, o tecido chiffon pode ser utilizado como camada para outros tecidos, como a renda.

Cetim de Seda

Para noivas que gostam de brilho e glamour esse tecido é bastante recomendado, pois possui um toque acetinado maravilhoso. 

O tecido cetim de seda proporciona ao vestido um visual nobre e caimento leve, além de ser um material interessante para compor modelagem que valorizam a silhueta da noiva.

Esse tecido é bastante utilizado em vários modelos de vestido, além de ser bastante comum em saias que precisam de maior fluidez.

Além disso, o cetim de seda é excelente para vestidos de noivas e possui conforto devido ao seu toque macio.

Renda Chantilly

Vestidos de noivas são conhecidos por aproveitarem bastante as possibilidades das rendas.

Como a renda chantilly que apresenta característica interessante, como delicadeza e transparência para proporcionar o charme na medida certa.

A renda chantilly possui origem francesa, que é formada por galhos e flores. Geralmente elas são utilizadas em vestidos que possuem caimento leve e delicados.

Vestido de noiva renda chantilly
Vestido de Noiva Renda Chantilly (Reprodução/Nicole Milano)

Crepe

O crepe é um tecido bem leve e perfeito para confeccionar vestidos de casamento sofisticados e que possibilita aplicação em diversos modelos.

Saiba que existem algumas variações do tecido crepe, como o vogue e dior que são os mais indicados para produzirem vestidos de noivos.

Dessa forma, esse tecido possui um brilho elegante e confere caimento pesado o que deixa o vestido bem uniforme e caimento justo ao corpo.

Tule

O tule é um tecido bastante conhecido no mercado da moda e principalmente na alta costura, devido a sua capacidade de proporcionar leveza e sofisticação às peças que contém esse material.

Além disso, o tule se tornou um dos tecidos mais queridinhos para confeccionar vestidos de noiva, principalmente compondo as saias, pequenos detalhes e peças para darem volume.

Uma curiosidade interessante é que a composição dos vestidos podem ter seda, nylon ou algodão. 

Por ter diversas composições, o tecido permite que o vestido tenha uma certa elasticidade e resistência, o que deixa a noiva ainda mais à vontade nesse dia especial.

Mikado

Seguindo a lista dos melhores tecidos para vestido de noiva, o mikado é conhecido por ser encorpado e pesado. 

O seu material pode ser composto por seda pura ou outros materiais. Esse tecido é indicado para compor vestidos com mais armação e volume, sendo ideal para vestidos de casamento à noite.

Além de ser um material que não amassa com facilidade e é uma excelente opção para noivas que desejam um vestido de noiva minimalista.

Tafetá

O tafetá possui um toque acetinado e além de conferir um caimento ao vestido mais estruturado sem pesar a imagem da suavidade.

Para casamentos que terão como princípio minimalista o tafetá é ideal, pois ele transmite ideia de sofisticação.

Além de ser um material muito utilizado em modelos que possuem saia mais volumosas.

Vestido de noiva tafetá
Vestido de Noiva Tafetá (Reprodução/Maximus Tecidos)

Guipure

O guipure é outro modelo de tecido rendado que apresenta desenhos florais e de galhos com um leve relevo o que proporciona um aspecto mais encorpado ao vestido.

Existem lindos modelos de vestidos que utilizam a renda guipure em todo vestido dando um aspecto ainda mais romântico e delicado à peça.

Mas para quem não quer um vestido todo trabalhado na renda, pode apostar em aplicações nas mangas, silhueta ou na barra da saia do vestido.

Vestido de noiva guipure
Vestido de Noiva Guipure (Reprodução/Secreto Closet)

Zibeline

O zibeline é um tecido parecido com uma seda e possui um brilho suave, além de ser bastante encorpado e pesado, o que confere um aspecto luxuoso e elegante ao vestido de noiva.

Devido a esse caimento bem suave e sofisticado ele vem sendo bastante empregado nas saias godê, conferir volume, modelos de vestido de sereia, entre outras opções.

Além disso, uma das suas grandes características é a durabilidade do material, sendo ideal para vestidos que serão guardados pela noiva.

Vestido de noiva com zibeline
Assim como todos os tecidos mostrados aqui, o Vestido de Noiva com Zibeline é perfeito para curtir a cerimônia. (Reprodução/Lu Rodrigues)

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da Altar e fique por dentro do universo do mundo das noivas.

Por fim, se você está organizando seu casamento, não pode faltar as alianças, venha conferir o catálogo da Altar para as melhores opções.