O dia do casamento é uma das datas mais especiais para o casal, por isso tanto o traje da noiva quanto do noivo são planejados a dedo. Mas, e aí, como fica o sapato do noivo?

Pode parecer simples, mas o sapato do noivo pode gerar muitas dúvidas para muitos homens.

Pois querem acertar em cheio no look e ficar bem nas fotos deste grande dia. 

Para facilitar a tomada de decisão neste momento e para que você acerte na escolha do sapato do noivo, preparamos este artigo com dicas que vão te ajudar na etapa de compor a sua roupa para a cerimônia. 

Confira para saber mais!

Noivo e noiva sentados abraçados
A seleção adequada do sapato do noivo é fundamental, pois ele desempenha um papel crucial na aparência geral e no conforto durante o casamento. (Reprodução/Pexels)

Sumário

Como combinar o sapato de noivo com o traje?

Para que a combinação do sapato do noivo com o seu traje seja harmônico é preciso levar em consideração alguns detalhes. 

Local do casamento

O primeiro ponto a ser levado em consideração no momento de escolher o sapato e o traje é decidir onde o casamento será realizado.

Dependendo do local as características da roupa são completamente diferentes. 

Tendo em vista, que casamentos realizados ao ar livre ou durante o dia possuem como traje principal roupas mais leves com cores neutras e clarinhas. Por isso o sapato deve acompanhar esse detalhe. 

Bem como, casamento realizados na praia ou que os pés do noivo toquem diretamente na areia, neste local sandálias também podem ser utilizadas sem problema algum. 

Ou se você é um noivo que gosta de manter a formalidade e o tradicional mocassim ou sapatênis também são uma boa opção para casamentos praianos. 

Já em cerimônias realizadas na cidade, em igrejas, ou na casa do noivo, os especialistas de moda, recomendam sapatos de couro de amarra e sem muitos detalhes para não destoar do restante do look.

Para casamentos realizados no campo é possível considerar modelos de sapatos que sejam mais leves, como o floater meia-lua de Ricardo Almeida.

Noivo carregando noiva no colo na praia, ele está descalço
O local da cerimônia e da recepção influencia a escolha do sapato do noivo, com ambientes ao ar livre muitas vezes permitindo um calçado mais casual e ambientes formais exigindo opções elegantes. (Reprodução/Freepik)

Terno ou blazer?

Levando em conta a mesma premissa de que essa escolha depende do local de casamento, a decisão entre utilizar terno e blazer também deve ser analisada nesta mesma ótica. 

O uso do terno completo é conhecido por ser formal, pois é composto pela calça, paletó, colete, camisa social e gravata. Sendo esta combinação muito recomendada para casamentos realizados na igreja.

Outro acessório que é bastante utilizado pelos noivos são os blazers, pois se trata de uma peça mais descontada quando comparado ao palito.

Além disso, permite que o noivo escolha a melhor composição do seu traje no dia do casamento, devido ao blazer não possuir um conjunto pré-definido. 

Então se torna ainda mais fácil combinar o blazer com a calça e o sapato do noivo.

Noivo com blazer azul escuro e gravata borboleta, ele está em frente a árvores
A escolha entre terno ou blazer afeta o estilo do sapato do noivo, com trajes mais formais geralmente combinando melhor com sapatos clássicos. (Reprodução/Freepik)

A cor do traje e do sapato

Por fim, e não menos importante, é hora de decidir a cor do traje e do sapato, bem ao tomar essa decisão é importante considerar o horário da cerimônia.

Isso porque, em casamentos realizados durante o dia, devido à alta iluminação, é recomendado peças de cores claras, como azul-claro, rosa-claro ou creme. 

Considere também o tecido da sua roupa, pois dependendo do horário alguns tecidos retém maior quantidade de calor e dificulta a transpiração do corpo, e você não quer ficar todo suado nesse dia tão importante, né?

Noivo de blazer azul claro na praia
A cor do traje do noivo deve estar em harmonia com a cor do sapato. (Reprodução/Freepik)

Tipos de sapato do noivo

Agora que você já conferiu as principais dicas para arrasar na escolha do look para o seu casamento, chegou o momento de conferir quais são os principais tipos de calçados mais utilizados pelos noivos no casamento.

1- Sapato Oxford

O modelo de sapato Oxford é um clássico consagrado de muitos anos.

Isso porque a sua composição é liso e possui poucos detalhes, o que deixa o sapato ainda mais elegante.

Oxford pode ser utilizado por noivos, devido a essa peça ser coringa e combinar com a maioria dos ternos e blazers. 

Normalmente são bastante utilizados o modelo em tons de preto e marrom, mas também existem outras variações de tonalidades.

Homem amarrando sapato oxford preto
Ótima escolha formal para noivos que buscam uma elegância tradicional e atemporal em seu traje de casamento. (Reprodução/OPUMO)

2- Sapato Derby

Outra opção de formato de sapato clássico, é o modelo de Derby que com a sua forma mais larga permite maior liberdade para os pés.

O que torna esse modelo de sapato ainda mais confortável.

Então, se você é um homem que gosta de estilo e conforto, o modelo Derby é bastante indicado para você. 

Sapato derby marrom- sapato do noivo: dicas para combinar com o terno
O sapato Derby, similar ao Oxford, apresenta uma construção elegante, mas distingue-se por seus cadarços abertos. Essa característica oferece maior conforto e versatilidade para o sapato do noivo. (Reprodução/BarkerShoes)

3- Sapato Brogue

Para noivos que possuem estilo próprio e gostam do modelo Oxford, mas desejam algo mais ousado, o modelo de sapato brogue é o mais indicado.

Isso porque, ele é uma variação mais moderna do sapato Oxford, entretanto possui alguns furos que deixam a peça ainda mais moderna.

Essa característica favorece para que o traje do noivo fique ainda mais estiloso para o grande dia.  

Sapato brogue marrom - sapato do noivo: dicas para combinar com o terno
Apresenta perfurações decorativas e é uma opção elegante de sapato do noivo para casamentos menos formais.(Reprodução/BarkerShoes USA)

4- Sapato Monk Strap 

Esse modelo gera polêmica, pois para alguns homens este é conhecido como sapato de tiozão ou sapato de pessoas conservadores. 

Mas, na verdade, esse modelo de sapato é extremamente estiloso e merece uma chance para ser utilizado. 

Entretanto, para utilizar o modelo de sapato monk strap é preciso tomar alguns cuidados, pois este se trata de um sapato com extrema personalidade. 

Então, é preciso combiná-lo com looks que suportem bem o estilo de sapato, a dica aqui é investir em boas meias, pois estas vão contribuir para o sucesso do traje do noivo.

Sapato monk strap marrom no chão - sapato do noivo: dicas para combinar com o terno
Um estilo sofisticado com fivelas na parte superior, adequado para trajes formais e semi-formais.(Reprodução/FashionBeans)

5- Sapato Mocassim

Em seguida, temos o sapato mocassim que ao longo dos anos esse modelo tem ganhado cada vez mais o gosto dos brasileiros. 

O Mocassim é um clássico da moda americana, pois a sua criação foi feita nos Estados Unidos. 

Um exemplo deste modelo de calçado é o loafer, que não possui cadarços e nem fivelas, além disso, pessoas que optam por utilizar esse modelo recomendam devido ao conforto da peça. 

Sapato mocassim de couro em cima do sofá
Uma opção confortável e casual, ideal para casamentos menos formais ou eventos ao ar livre.(Reprodução/Enjoei)

6- Bota Chelsea

Para os noivos amantes de bota, o modelo Chelsea é indicado, pois se trata de um sapato que lembra a bota, mas ainda, sim, se mantém como um sapato elegante e clássico. 

Esse modelo de calçado pode ser encontrado em couro, possui o cano alongado e fechamento em elástico na lateral, o que facilita e muito o momento de calçar e tirar o sapato. 

Além disso, esse é um sapato que vale a pena o investimento devido à durabilidade da peça e a possibilidade de utilizar a sua bota Chelsea em outras ocasiões.  

Noivo de terno azul usando bota chelsea
Um calçado de inverno moderno que pode ser usado em casamentos casuais. (Reprodução/Pinterest)

7- Noivo de tênis

Existem também os noivos que são simplesmente apaixonados por tênis, então, desejam que essa peça esteja presente em seu look de casamento.

E a verdade, é que estamos vivendo tempos em que o casamento deve ser uma ótima experiência para o casal, ou seja, as tradições do clássico estão ficando para trás. 

Dessa forma, o uso de tênis também pode ser usado. Modelo como All Star, Vans possuem diversos tênis com cores variadas.

O que permite ao noivo combinar o seu técnico com a cor da sua vestimenta.

Noivo e noiva sentados em um banco de praça, ela tirou o salto e agora ambos estão usando um tênis branco
Uma escolha ousada e confortável para noivos que desejam um estilo descontraído e não convencional.(Reprodução/Weddingomania)

E aí gostou deste conteúdo? Deixe nos comentários a sua opinião e nos conte se você é do clássico ou moderno?