Você já teve curiosidade ou está pensando no que o homem usa quando está noivo? Se sim, esse artigo é para você.

Ao contrário do que muitos pensam, existem diferentes modelos de anéis de noivado para homens, e são usados para simbolizar o compromisso do noivado.

Nesse artigo você irá entender melhor o que o homem usa quando faz o pedido de casamento. Bem como, de onde surgiu a tradição do pedido de noivado juntamente com o anel.

Homem usa anel de noivado 3 - o que o homem usa quando está noivo?
O anel de noivado é usado para simbolizar o período que antecede a oficialização do casamento.

História do Pedido de Noivado

O pedido de noivado é uma tradição antiga, existem indícios que tenha iniciado por volta de 2.800 A. C. com os egípcios.

Para se ter uma ideia, o primeiro registro oficial de um pedido de noivado com um anel de diamantes, aconteceu em 1.477.

Quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu em casamento a Condessa Maria de Borgonha.

Desde então esse hábito está presente em diversas culturas.

Aqui no Brasil as características do pedido de noivado são similares. Isso porque normalmente é o homem que pede a noiva em casamento e entrega o anel para ela.

Além disso, antigamente o homem deveria ir até a casa da amada e pedir a permissão do pai da noiva. Isto porque, consideravam o pai ou chefe de família como autoridades máximas e mereciam respeito.

Tradicionalmente também a família tinha muito poder e influência sobre os seus filhos.

Outra característica interessante, é que muitas vezes o pai da noiva deveria pagar um dote. Seja com a doação de terras, presentes ou dinheiro para que o casamento pudesse ocorrer.

Por envolver dinheiro e poder, o casamento era visto como uma oportunidade de ascensão social e até estratégia política.

Os casamentos eram arranjados e pensados de forma estratégica pelas famílias, muitas pessoas casavam contra a sua vontade.

Ou seja, as famílias eram quem decidiam com quem os seus filhos iriam se casar, essas ações tinham caráter obrigatório.

Já aqueles jovens que decidiam não se casar contra a sua vontade, eram vistos como uma vergonha para a sociedade. 

Homem usa anel em qual mao quando esta noivo 5 - o que o homem usa quando está noivo?
As tradições mudam, felizmente, e você pode escolher se adaptar uma ou outra.

Pedido de noivado na atualidade

Com o avanço das décadas essa imposição foi perdendo forças e as mulheres passaram a ter autonomia sobre a sua liberdade de escolha.

Por esse motivo o pedido de casamento ganhou um destaque mais romântico.

O pedido de noivado que antes eram reservados somente aos familiares em casa. Passou a ser feito em lugares públicos, lugares que remetem à memória afetiva do casal.

Essa ação ganhou ainda mais impulso e destaque com o surgimento das redes sociais, onde os casais buscam expressar o seu amor com grandes ações para pedido de noivado.

Cada casal busca inovar e realizar o pedido da melhor forma possível.

Dessa forma, encontramos diferentes formas de realizar e eternizar esse momento, seja em cima de um palco da banda que representa o casal, pedidos com fogos, utilização de aviões e muitos mais.

Homem usa anel de noivado 2 - o que o homem usa quando está noivo?
Assim, é escolha do noivo, se ele sente confortável usando aliança ou anel de noivado.

Conheça histórias que destacaram no pedido de casamento

Recentemente a internet ficou enlouquecida com o pedido de casamento da Rafa Kalimann e Daniel Caon.

Rafa Kalimann foi vice-campeão do BBB 20, o pedido foi feito por Daniel Caon em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro.

Para que esse momento acontecesse se utilizaram músicas que contam a história do casal, quando Daniel, iria falar a frase “quer casar com..” os fogos de artifícios começaram a explodir atrás do casal.

Esse pedido de casamento ganhou destaque nas redes sociais por conta do seu planejamento e inovação. Além disso, lhe renderam grandes destaques nas páginas de blogs e comentários de parabéns por amigos e fãs do casal.

Homem usa anel em qual mao quando esta noivo 4 - o que o homem usa quando está noivo?
Qual a sua história de pedido de namoro ou noivado?

Quando falamos em pedidos de casamento as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque, isso porque muitas mulheres decidem pedir em casamento os seus namorados. 

A influenciadora Maíra Cardi foi mais ousada e preparou uma festa de casamento surpresa para o então namorado Arthur Aguiar. 

As ações de mulheres decididas podem trazer grandes alegrias para o relacionamento e possibilitar com que o casal amadureça e dêem mais um passo importante juntos.

Vale lembrar que em algumas culturas a tradição do dote permanece ou o casamento arranjado ainda continua.

Mas em outras culturas como o Brasil, as duas famílias do noivo ou amigos se unem para realizar o grande sonho do matrimônio.

Qual a diferença de anel de noivado e aliança de noivado?

Agora que você já entendeu como se deu a tradição do noivado, é hora de entender os conceitos e as diferenças entre o anel de noivado e a aliança de noivado.

O que é anel de noivado?

Alguns anos atrás não era de costume utilizar alianças de noivado no Brasil e nem em outros países da América Latina.

Esse costume sempre foi tradicionalmente feito nos Estados Unidos, onde o noivo presenteia a noiva um anel solitário de diamante.

Como o brasileiro gosta de algumas tendências dos Estados Unidos, hoje vemos essa tradição ganhando cada vez mais força no Brasil.

Dessa forma, o mercado de joalheria identificou um aumento vertiginoso nas vendas e fabricação de anéis de noivado.

Entretanto, alguns casais ou noivos podem achar que o anel de noivado é “uma coisa inútil e momentânea”. Se você pensa assim, saiba que um anel de noivado pode ser usado juntamente com a sua aliança de casamento.

Isso porque ele é uma peça mais fina e delicada, capaz de proporcionar um charme a mais na joia.

Homem usa anel em qual mao quando esta noivo 3 - o que o homem usa quando está noivo?
O anel de noivado pode ser um anel solitário ou um aparador.

Vamos entender um pouco sobre as características do anel de noivado:

Tradicionalmente o anel de noivado é famoso por conter pedras preciosas, a pedra mais comum é o diamante.

Mas, ele também pode se fabricar com pedras sintéticas como a zircônia, um material com bastante qualidade e resistência.

Além disso, a cor do aro é predominantemente prata. Mas se a sua noiva ama a cor dourada, também pode utilizar o ouro amarelo e ficar fantástico.

O anel de noivado é chamado também de anel solitário.

Homem usa anel em qual mao quando esta noivo 2 - o que o homem usa quando está noivo?
O anel de noivado do homem pode ter pedra, se assim desejar, mesmo que não seja comum no Brasil.

O que é aliança de noivado?

A aliança de noivado que normalmente eram utilizados no Brasil quando a pessoa ficasse noiva, eram as alianças fabricadas somente em ouro no formato de faixa, sendo mais largo do que o anel de noivado. Essas alianças eram as mesmas utilizadas durante o casamento.

Com a evolução da indústria das joias e o refinamento dos designers é possível acrescentar detalhes, como pedras, desenhos, adicionar texturas e fazer com que as alianças fiquem ainda mais parecidas com o casal.

Homem usa anel de noivado 5 - o que o homem usa quando está noivo?
Alianças são de noivado mais comuns no Brasil.

Homem usa anel de noivado ou aliança de noivado?

Hoje em dia as tradições estão se reconfigurando e abrindo novas possibilidades de expressão no que tange ao universo do pedido de noivado.

Entretanto, é mais comum que o homem utilize as alianças de noivado sendo elas uma joia mais discretas.

Essa condição se dá devido os anéis de noivado serem mais delicados com um maior destaque para a pedra central, essas características trazem grande felicidade para a jóia e por isso são utilizadas por mulheres.

Uma curiosidade interessante, recentemente a joalheria Tiffany & Co lançou uma coleção de anéis de noivado masculino, levando o mundo das joias à loucura.

Essa nova coleção conta com anéis mais robustos, modernos, totalmente diferentes dos anéis de noivados, porém, trazem a característica da pedra central de forma mais discreta.

Portanto, os homens podem escolher se desejam usar  aliança de noivado ou não, quando optam por usar, eles podem escolher dentre uma  infinita variedade, sejam anéis em prata, ouro branco, ouro amarelo.

Mas se você homem que gosta de diamantes também pode solicitar que coloquem em suas alianças de noivado, geralmente, alguns homens gostam de alianças personalizadas com diamantes negros.

Mas você deve estar se perguntando se as alianças de noivado podem ser as mesmas utilizadas no casamento? E a resposta que isso vai depender do casal.

O casal pode optar pelas mesmas alianças ou venderem para comprar a alianças de casamento oficial. 

Homem usa anel em qual mao quando esta noivo 1 - o que o homem usa quando está noivo?
A resposta é sim, o homem pode usar anel de noivado se quiser.

O que o homem usa para mostrar que está noivo?

Como vimos acima, o mais comum é que homem quando está noivo utilize alianças de noivado ou se preferir nada em seus dedos.

Quando ele decide usar a aliança de noivado, precisa se usar na mão direita no dedo anelar. Já o anel de noivado deve ser usado na mão esquerda no dedo anelar.

Quando ocorre o casamento as alianças de casamento são utilizadas na mão esquerda no dedo anelar.

Como vimos no texto hoje existem diversas possibilidades, sendo da preferência de muitos homens utilizarem aliança de noivado para demonstrar que estão comprometidos, e isso é muito legal. 

Quando o homem decide utilizar alianças de noivados muitas noivas ficam felizes por ele querer mostrar para todo mundo que está em uma nova fase da vida.

Concluímos que o anel de noivado é uma tradição antiga e vem ganhando novas configurações nos dias de hoje, trazendo a possibilidades de utilizar diferentes formas para expressar o afeto um para com o outro.

Homem usa anel de noivado 1 - o que o homem usa quando está noivo?
A Altar Alianças tem opções de anel de noivado e pode fazer personalizado para o noivo.

Por isso o homem quando está noivo pode optar por utilizar anel de noivado ou não, isso depende do seu gosto.

Mas, caso opte por utilizar ou mandar fazer, nós da Altar Joias e Alianças podemos fabricar conforme o seu gosto.