Participar de um casamento é sempre uma grande emoção. Porque nele você presencia um momento marcante na vida de uma pessoa querida e tem a oportunidade de comemorar com ela. Então, chegou o tão esperado convite e nele está especificado o dress code. O que fazer se você não entende o que isso significa e o que pode vestir no casamento? Leia este artigo, que terá tudo o que precisa saber.

Noiva jogando buquê para um grupo de mulheres atrás dela que estão todas com as mãos levantadas.
Passe este momento emocionante com a roupa certa para você. (Reprodução/Pexels)

O que é um dress code?

O dress code, ou código de vestimenta em português, serve para indicar o que é adequado vestir em determinada situação. Por exemplo, no trabalho, algumas empresas não se preocupam dos funcionários estarem informais, de calça jeans. Enquanto, outras exigem formalidade, como ter que usar terno.

Existe alguns códigos de vestimenta para casamento e ele vai sugerido no próprio convite. É uma vantagem para ambos os lados. Para os noivos, é bom, pois padronizam os convidados da forma que imaginam. Então, se querem um casamento temático, é uma garantia que a maioria fique sabendo e vá de acordo. Já para os convidados, traz a segurança de que não estarão vestidos bem de mais ou de menos.

Mulher asiática segurando uma taça de champanhe, ela está usando um vestido de alça verde e cabelo preso de rabo de cavalo baixo de lado.
O dress code beneficia os noivos e os convidados, deixando as roupas mais padronizadas. (Reprodução/Pexels)

Quais são os tipos de traje?

A seguir, confira os principais tipos de dress code, para saber o que vestir no casamento.

1- Esporte Fino

Existe o “traje esporte” que é bastante informal. Ele é mais adequado para aniversários e reuniões de família e amigos, em que você pode vestir jeans e camiseta. Porém, ele não combina com casamentos.

Desse modo, se adaptou para o “esporte fino”, que ainda é informal, mas com uma certa sofisticação. Normalmente, é o que se veste em casamentos diurnos e/ou ao ar livre, podendo ser vestidos mais curtos, por exemplo.

2- Passeio Completo

Quando não está especificado qual traje será no convite, é melhor escolher por este, visto que, é o meio termo: nem informal demais, nem formal demais. Conhecido também como social, é onde você poderá apostar mais no brilho e nos detalhes. Além disso, tem várias opções, como usar vestidos longos, macacões sofisticados e até mesmo calça, mas lembrando que ficará mais interessante se a blusa e a calça forem da mesma cor, ou seja, se forem monocromáticos.

3- Black Tie

Aqui há um pouco menos de variedade. Pois, é o chamado “a rigor” ou “gala”, em que se precisa vestir de forma muito elegante e luxosa, como se fosse em uma daquelas festas de filme, sabe? Por isso, aposte em vestidos longos, com tecidos estruturados. Ademais, pode haver bordados e transparências. Em geral, este tipo de casamento acontece de noite.

Ps: Também existe o White Tie. Contudo, não dei exemplo dele por ser o tipo de gala que acontece na realeza e com os governantes, onde os trajes são muito formais.

4- A caráter

Por último, quando há um casamento temático, ou seja, que um tema é escolhido, os convidados podem ser indicados a se vestir a caráter também. Por isso, se estiver no convite, é bom falar com os noivos para ter ideia do que eles estão esperando realmente. Exemplo disso, se tiver um casamento temático de Harry Potter, você pode se vestir parecida com a personagem Hermione Granger, que é a da foto abaixo.

Quais cores usar?

Que não se pode usar branco, por ser a cor da noiva, a gente já sabe. Mas, vale lembrar que tons que se aproximam dele, é melhor serem evitados também, como o bege, o off-white e o champagne. Fora esses, o resto tá liberado.

Para escolher, pode ir do seu gosto pessoal ou dar uma olhada nas cores tendências do ano. Segundo a Pantone, as cores principais para 2021 são o Ultimate Gray (cinza) e o Illuminating (amarelo vibrante). Outro ponto, é que em casamentos diurnos são indicados cores mais claras, ao passo que nos diurnos, seriam as cores mais escuras.

Espero que seja uma ótima festa para você e sei que na roupa, com certeza vai arrasar. Me conte nos comentários o que achou das dicas e qual look mais gostou!

Categorizado em: