O dress code é um código de vestimenta que serve para indicar o que é adequado vestir em determinada situação. De modo que, cause uma padronização nas pessoas. No caso das empresas, ele costuma constar em um manual ou ser falado no dia da contratação do funcionário. Continue lendo para entender a importância de ter um manual de dress code para sua empresa, como implementar e quais são os tipos.

Mulher estilosa com a mão no queixo.
Normalmente, são indicados dress codes nas empresas, que é o assunto atual. Como também, em casamentos e eventos, para saber como é e o que usar, clique aqui. (Reprodução/Pexels)

Por que existe o dress code?

Primeiramente, tem a ver com cultura organizacional, em que a empresa tem seus valores, hábitos e comportamentos construídos. Então, estabelece um dress code, para que quando o público ver os funcionários conseguirem identificar que mensagem a empresa quer passar, se é seriedade, criatividade, etc. Bem como, se relaciona a fazer os funcionários se sentirem mais parte de uma equipe.

Mais do que isso, em alguns lugares pode ser para marcar as diferenças hierárquicas. Por exemplo, os gerentes e diretores usarem roupas mais formais.

Três pessoas sentadas em uma mesa de reunião, dois homens e uma mulher. Em frente a eles tem alguém com o notebook aberto.
Os funcionários representam a empresa. (Reprodução/Pexels)

Como implementar um dress code na empresa?

Para começar, sua organização precisa decidir qual tipo de dress code querem. Para isso, considerem a imagem que querem passar, em qual mercado trabalham, qual cultura organização querem formar, qual seu público querem antigir (mais jovem, mais conservador, etc).

Em seguida, se está contratando um novo profissional, o informe desde o começo que existe um padrão de vestimentas que ele deve seguir. Mas, para os que já trabalham lá, é preciso avisar que está implementando, é bom fazer um comunicado para todos que foi decidido determinado dress code.

Em ambos casos, é recomendável fazer um manual explicando como é o tal dress code e em que ocasiões podem mudar. Por exemplo, se em uma reunião com os clientes precisa ser mais ou menos formal do que é no dia-a-dia da empresa. Se quer ver na prática um, clique aqui para ver um bem detalhado.

Outro ponto, é quando uniformes são exigidos. Pode ser por questão de higiene, como em locais relacionados a alimentação. Saúde, como em hospitais, farmácias e laboratórios. Identificação, como em lojas e supermercados, para identificar os atendentes de forma mais rápida. Ou simplesmente, porque a empresa prefere por uniformes.

Homem de avental de cozinha preto.
Agora que já sabemos os motivos, precisamos ver quais tipos de dress code existem. (Reprodução/Pexels)

Tipos de dress code

1- Formal

São as roupas mais tradicionais quando pensamos em escritório. Mais usados por empregos que exigem formalidade e credibilidade, por exemplo,  advocacia, economia e engenharia. Em suma, são os blazers, ternos, gravatas, roupas sociais em geral. Além disso, tecidos mais nobres, como os de alfaiataria. Já as cores são mais neutras e sóbrias.

2- Semiformal

Este é um equilíbrio entre o anterior e o próximo. Ele ainda exige uma formalidade, mas já pode colocar mais do seu estilo e inserir algumas cores. As calças podem ser jeans, mas o recomendado é que sejam mais escuras e de corte reto. Além das camisas sociais, as polos também se enquadram aqui.

3- Informal

Aqui pode usar peças mais descontraídas, para ficar mais confortável. Ainda lembrando que é um ambiente de trabalho. Em geral, se insere tênis, sapatilhas, blusas de malha e acessórios mais simples, como na imagem abaixo.

4- Flexível

Por último, caso a empresa queira deixar a disposição dos funcionários decidir como ir vestidos, a opção é o flexível. Cada vez mais sendo adotado, por fazer os profissionais se sentirem a vontade e mais confortáveis. Portanto, pode se basear em seu estilo próprio, seja ele mais formal ou mais criativo.

Espero que esta matéria tenha te ajudado a definir o dress code da sua empresa. E seja você a chefe ou a funcionária, venha conferir dicas de looks para trabalhar neste post aqui. Por fim, deixe seu comentário sobre o que acha desse assunto, qual dress code você prefere.

Categorizado em: