As tendências no universo das joias passam por variações assim como as tendências da moda. 

Com isso, surgem novas possibilidades, com ideias inovadoras para tornar o uso das joias ainda mais interessante. 

Uma dessas novas tendências é o design orgânico, que traz consigo elegância e sofisticação. 

Mas, você sabe do que se trata essa tendência? Sabe como pode utilizá-la no seu dia a dia? 

Se ainda não, ou se deseja aprofundar o seu conhecimento sobre essa tendência. Continue lendo o nosso artigo. 

Mulher de camisa longa marrom mostrando seu anel com design orgânico
O design orgânico nas joias incorpora elementos fluidos e inspirados na natureza, utilizando formas naturais como base para criar peças únicas e atemporais.

Sumário

O que é o design orgânico nas joias?

Para compreender essa tendência, é preciso primeiramente entender o que são joias com formato orgânico. 

Essa tendência pode ser encontrada em anéis, colares, brincos, pulseiras, tendo como centralidade um design que busca imitar contornos suaves e irregulares encontrados na natureza. 

Esse aspecto permite que as joias tenham textura que remetem à fluidez a partir de curvas suaves, assimetrias, recortes e texturas. 

Favorecendo que as joias relembrem elementos encontrados na natureza, como folhas, flores, conchas e pedras, por exemplo. 

Sendo uma ótima opção de modelo de joias para pessoas que gostam de elementos que representem a natureza e o seu fluxo natural.

Portanto, a essência dessa tendência busca inspiração na beleza encontrada na natureza e assim reproduzida nas joias. 

Mulher usando brinco, anéis e colar orgânico- design orgânico: entenda a tendência nas joias
A estética do design orgânico em joias reflete a harmonia presente na natureza, utilizando linhas suaves, texturas delicadas e inspirações botânicas para criar peças que transcendem as tendências. (Reprodução/Lauray Joias)

De onde surgiu essa tendência?

Uma curiosidade muito interessante para quem se interessou por essa tendência, é saber onde ela surgiu.

Segundo registros históricos, o design orgânico surgiu na arquitetura em 1930, a partir das obras feitas pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, considerado o pioneiro nessa prática.

Devido ao gosto do público pela modalidade do design orgânico, a técnica se popularizou ainda mais, o que favoreceu para que ela fosse aplicada nas joias. 

Casa arquitetada frank lloyd wright
Casa arquitetada Frank Lloyd Wright. (Reprodução/Bons Rapazes)

Por que usar joias orgânicas?

Saiba que o design orgânico, apesar de trazer joias com tamanhos maiores, os acessórios possuem delicadeza e sutilidade. 

Favorecendo que o look continue elegante e cheio de personalidade. Além disso, as peças favorecem para valorizar o seu rosto e o visual da roupa em geral.

Também é possível considerar, que se o seu estilo parte do princípio em valorizar a natureza, esse estilo combina com você.  

Brincos em formato de círculos orgânicos
A abordagem do design orgânico em joalheria busca capturar a essência da beleza natural, integrando curvas suaves, padrões assimétricos e detalhes inspirados em elementos orgânicos para criar peças distintas. (Reprodução/Folla)

Estilo e Personalidade

Continuando no quesito estilo e personalidade, é preciso considerar se o design orgânico combina com os seus princípios e gostos. 

Saiba que essa tendência também é uma ótima opção de presente para mães, avós ou tias, pois possuem um ar aconchegante e naturalista. 

Principalmente se a sua mãe gosta de plantinhas, talvez essa seja uma opção de presente certeira. 

Mas, lembre-se que esse estilo de joia pode ser usado por pessoas de variadas idades. 

A dica para acertar nas escolhas das peças é considerar o seu gosto, estilo e personalidade. Pois existem variados modelos de joias orgânicas, bem como cores. 

Certamente, você encontrará aquela peça que mais combina com o seu estilo e quando começar a usar não vai largar por nada. 

Brinco em formato orgânico e com pérola
As joias com design orgânico destacam-se pela fusão de formas naturais e contemporâneas, incorporando a fluidez das linhas orgânicas e a elegância atemporal para criar peças que são verdadeiras obras de arte. (Reprodução/SoNord Handmade Jewelry)

Versatilidade

Outra grande vantagem das joias orgânicas é a versatilidade, ou seja, as peças podem ser combinadas de maneira fácil e prática. 

Afinal, uma boa joia para usar no dia a dia, é preciso que ela seja prática e funcional, não é mesmo? 

Por isso, investir em joias com design orgânico é uma opção estratégica para se manter na tendência. 

O design dessas peças permite que elas sejam usadas tanto de dia quanto de noite, seja para trabalho ou até mesmo em um jantar especial. 

Assim, as joias com design orgânico permitem que o seu look tenha o glamour necessário ou mantenha a simplicidade para cada ocasião. 

Brinco orgânico com formato de coração
O design orgânico em joias utiliza a simplicidade e complexidade da natureza como fonte de inspiração, resultando em peças que transmitem uma sensação única de fluidez e equilíbrio. (Reprodução/Lauray Joias)

Simplicidade e Elegância

Em seguida temos a simplicidade e a elegância, elementos essenciais para muitas pessoas, saiba que as joias com design orgânico possuem esses dois elementos. Pois se tratam de peças modernas e cheias de personalidade.

Apesar de serem um pouco maiores do que as tradicionais, devido ao design que remete aos elementos da natureza, essas joias ainda mantêm a simplicidade e elegância.  

Sendo possível combinar com looks sóbrios e sérios, looks mais sexy e chamativos. Tudo isso, varia de acordo com as combinações que você faz com a joia. 

Aliança de casamento tradicional marrocos ouro 18k 5mm reta
Aliança de Casamento Tradicional Marrocos Ouro 18K 5mm Reta

Como usar joias com designs orgânicos?

Agora que você já compreendeu os principais pontos e características da tendência design orgânico, chegou a hora de te mostrar como usar essas joias de maneira prática e fácil. 

Considerando que você já compreendeu o seu estilo e a essência que você preza nas joias, com certeza, você já sabe quais tons mais te valorizam, quais modelos de joias você mais gosta. 

Então, é possível fazer várias combinações de joias organizas, mesclando brinco, colar, pulseira. 

Também é possível usar as peças separadamente, observando as características de joias e as suas particularidades.

Colares

Os colares com design orgânico possuem tamanhos e essência variados, permitindo que você escolha qual melhor combina com a sua personalidade.

Saiba que existem colares de correntes, que remetem aos espinhos e caules encontrados na natureza.

Colares com a centralização de um pingente chamativo, seja usando linhas de forma variadas para trazer a ideia de sofisticação.

Colar com pingente em formato orgânico, como um círculo com um buraco
A expressão do design orgânico nas joias revela-se na escolha cuidadosa dos materiais, na busca pela simetria imperfeita e na integração de elementos naturais, criando peças que emanam sofisticação e originalidade. (Reprodução/Autumn and May)

Brincos

Já nos brincos é possível encontrar combinações com os colares, mas também é viável encontrar brincos separadamente. 

No design de brinco é possível encontrar variados tamanhos e modelos, que representam texturas distintas, o que torna o look ainda mais moderno. 

Brinco em formato orgânico
No design orgânico de joias, a atenção aos detalhes se traduz na busca pela autenticidade. (Reprodução/Pinterest)

Anéis

Já os anéis com design orgânico, possuem curvas sinuosas e texturas delicadas, cada anel orgânico é uma expressão única de criatividade e admiração pela complexidade e elegância da natureza.

Anel nyx bolas polidas tamanho ajustável ouro amarelo 18k
Anel Nyx Bolas Polidas Tamanho Ajustável Ouro Amarelo 18K

Cada detalhe, desde os padrões inspirados nas folhas e nas ondas do mar até a escolha dos materiais sustentáveis, reflete um compromisso com a beleza autêntica e o meio ambiente. 

Me conta nos comentários se você já sabia dessa tendência, e se você pretende usar peças que constituem o design orgânico?