Os acessórios têm o poder de transformar um visual, por isso, é muito amado pelos adultos.

No entanto, as crianças também podem usá-los. Tanto que, os acessórios para crianças tem uma variedade enorme de opções, fazendo com que a aparência e personalidade das crianças se destaque.

Contudo, o que muitas pessoas podem não saber é que existem vários cuidados com as joias infantis.

Algumas coisas a serem levadas em consideração antes de escolher algum acessório. Indo desde o tamanho até o tipo do material que a peça é feita.

Até porque, os acessórios para crianças tem necessidades específicas para que eles não causem nenhum problema na pele ou algum acidente doméstico.

Saiba quais são os cuidados que se deve ter com joias infantis.

Kylie jenner e sua filha stormi usam anéis combinando
Kylie Jenner e sua filha Stormi usam anéis combinando, esse modelo com duas pedras chama Toi et Moi. (Reprodução/Only Natural Diamonds)

Cuidados com as Joias Infantis

1 – Escolha do material

O primeiro cuidado a ser tomado é com a escolha dos materiais. Isso porque a pele das crianças pode ser muito sensível e por isso existem mais chances de uma alergia ser desenvolvia.

Então, as peças feitas de níquel, que geralmente causa dermatite de contato alérgica, devem ser evitada.

Além dele, materiais plásticos, sintéticos e coloridos artificialmente também precisam ter um cuidado a mais.

O material mais indicado para joias infantis é o Ouro 18K. Pois não causa alergias ou irritações na pele das crianças.

Além disso, o ouro é um metal durável e resistente à corrosão, o que significa que as joias podem suportar o desgaste diário e manter sua aparência ao longo do tempo.

Anel infantil de joaninha da altar.
Anel Infantil de Joaninha da Altar.

2 – Evitar peças muito pequenas

Como os bebês e crianças pequenas tem o instinto de levar tudo o que pegam na boca, as joias para eles não devem ter pedaços pequenos que eles possam engolir sem querer.

Pois isso acabaria machucando eles internamente e, em casos mais graves, sufocá-los.

Garota usando pulseira de pérolas - quais os principais cuidados com as joias infantis?
Opte por designs de joias infantis que sejam seguros e ergonômicos, evitando partes pontiagudas ou extremamente pequenas que possam representar riscos de segurança para as crianças.

3 – Atenção aos fechos

Entre os cuidados com as joias infantis, assim como peças pequenas, os fechos das joias também podem ser um potencial perigo para os pequenos.

Portanto, se eles forem muito pontudos ou difíceis de tirar podem ser um problema e acabar causando acidentes com as crianças.

Por conta disso deve ser algo a ser levado em consideração.

Garoto usando pulseira de metal prata
Certifique-se de que os fechos das joias infantis são seguros e adequados à idade da criança, preferindo fechos que sejam fáceis de manusear, mas seguros o suficiente para evitar aberturas acidentais. (Reprodução/Tiny Blessings)

4 – Ajustar de acordo com crescimento

Mesmo que as primeiras joias sejam dadas na intenção de a criança as levar para a vida toda, as peças devem acompanhar o crescimento dos pequenos.

A escolha da peça deve ser feita baseada na faixa etária. Por exemplo, geralmente as linhas infantis são pensadas para crianças de até 12 anos, e dentro delas tem sublinhas específicas para que a peça não fique muito grande ou pequena.

Se a joia não servir mais e ela for de ouro, você pode usar a própria joia como uma parte do pagamento.

Medindo braço de criança com fita métrica
Incentive os pais a monitorarem regularmente o ajuste e a condição das joias infantis, garantindo que permaneçam apropriadas para a idade da criança e que não representem riscos à sua segurança. (Reprodução/Freepik)

5 – Retirar na hora de dormir

Assim como os adultos, as crianças também devem retirar seus acessórios antes de dormir.

Até porque dormir com as joias ou bijuterias pode causar um desconforto e até ferimentos.

Uma atenção maior deve ser dada para cordões e colares porque eles podem enroscar no pescoço das crianças.

Bebê de roupa azul dormindo
Recomende aos responsáveis que evitem o uso prolongado de joias nas crianças, especialmente durante atividades físicas ou enquanto dormem, para reduzir os riscos de acidentes ou lesões, sendo um dos importantes cuidados com as joias infantis. (Reprodução/Unsplash)

6 – Nada de pontas

Outro cuidado é com as pontas. Existem brincos, colares e anéis podem ter pingentes ou pedras pontudas, ou algumas saliências no design.

Essas peças têm que ser evitadas para que as crianças fiquem livres de pequenos cortes e arranhões.

Na Altar você não precisa se preocupar com isso, fazemos as joias para as crianças levando em consideração a segurança delas.

Garota usando pulseira prata com pingente de coração
Ao incorporar gemas nas joias infantis, selecione pedras preciosas ou sintéticas seguras, evitando aquelas que possam ter arestas afiadas ou representar riscos de lesões, sendo mais um dos importantes cuidados com as joias infantis. (Reprodução/Beadiful Baby)

7 – Limpeza apropriada

Esse é um cuidado que deve ser feito com todas as joias. A limpeza ideal para joias infantis depende do tipo específico de joia e dos materiais utilizados na sua fabricação.

No entanto, aqui estão algumas diretrizes gerais para a limpeza de joias infantis:

  1. Água morna e sabão neutro: Para a maioria das joias, uma solução suave de água morna e sabão neutro é suficiente para a limpeza. Use uma escova de cerdas macias para remover sujeira e resíduos.
  2. Panos macios: Utilize panos macios, como flanelas, para secar e polir as joias. Evite usar tecidos ásperos que possam arranhar a superfície.
  3. Evite produtos químicos agressivos: Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos ou químicos agressivos que possam danificar os metais ou pedras preciosas. Isso inclui substâncias como álcool, amônia e outros produtos de limpeza domésticos.
Limpando colar de pérolas com flanela azul
A Altar envia uma flanela mágica adequada para limpeza junta com suas joias! (Reprodução/Fabec)

8 – Armazenar de forma certa

Por fim, dos cuidados com as joias infantis, assim como a limpeza, o armazenamento correto também é importante em todas as faixas etárias.

Por isso, o ideal é que se tenha uma caixa para guardar as joias de forma correta, separadamente e em um local seco e fora da umidade.

Porta-joias com joias dentro
Temos um texto ensinando como organizar suas joias, seja com porta-joias, saquinhos ou outros métodos. (Reprodução/Fortune & Frame)

Idade adequada para cada joia

Existe uma recomendação de joia para cada idade, mas é importante que os pais observem o desenvolvimento dos seus filhos e os hábitos de movimento que eles têm para que a peça mais adequada seja escolhida.

De 0 a 2 anos

Nessa idade é importante observar os formatos e o material usado no acessório.

Para as meninas, o mais indicado são os brincos, mas eles precisam que ser colocados bem junto a orelha, não ter pingentes e com tarraxas arredondadas.

Bebê usando brinco de ouro com pérola
Temos um texto falando sobre quais joias todo bebê pode usar. (Reprodução/IStock)

De 2 a 5 anos

Nessa faixa etária, além dos brincos, as crianças podem usar pulseirinhas e correntinhas.

No entanto, também é necessário ver a qualidade do material para que elas não arrebentem enquanto eles estiverem brincando.

Garota usando anéis, ela está em uma piscina de bolinhas
Esteja atento a sinais de alergias, como irritações na pele, se a joia não for de ouro, buscando assistência médica, se necessário.

De 5 a 9 anos

Nessa idade, as crianças têm uma liberdade de escolha maior. Então, podem ser dados brincos, colares e pulseiras que combinam com a personalidade de cada criança.

Garota usando pulseira de coração
Repare quais desenhos e cores a criança gosta, para presentear joias de acordo com sua personalidade. (Reprodução/Beadiful Baby)

Para comprar joias infantis de qualidade, em Ouro 18K, com Certificado de Autenticidade, encomende na Altar Joias e Alianças!

O que você achou dessas dicas de cuidados com as joias infantis? Me conte nos comentários!

Categorizado em: