O momento do casamento é mais que especial, entretanto, uma questão pode gerar ansiedade aos noivos que é como escolher padrinhos e madrinhas de casamento? 

Para lhe ajudar nesta questão, preparamos este artigo para responder às principais dúvidas dos noivos sobre a escolha do padrinho e madrinha de casamento

Continue lendo para saber mais!

Padrinhos e madrinhas de casamento com os noivos no centro, todos estão segurando taças de champagne e brindando
Os padrinhos e madrinhas são as âncoras emocionais dos noivos, oferecendo suporte incondicional e conselhos valiosos ao longo da jornada do casamento. (Reprodução/Freepik)

Sumário

Qual a função dos padrinhos e madrinhas?

Os padrinhos e madrinhas de casamento têm papéis importantes no planejamento da cerimônia.

Pois são eles que vão ajudar os noivos a preparem os detalhes do evento, além de oferecerem todo o suporte necessário aos noivos. 

Dessa forma, os padrinhos e madrinhas atuam no planejamento do evento, seja do chá de panela, da despedida de solteiro, e até mesmo da festa de casamento. 

Normalmente quanto mais íntimos os padrinhos e madrinhas são dos noivos, mais eles prestam apoio emocional e oferecem aconselhamento quando estes precisarem. 

Também é possível que os padrinhos e madrinhas ajudem o casal na produção dos votos do casamento. Ajudar a escolher as alianças de casamento. 

Ou até mesmo, colaborar com a produção da casa nova dos noivos.

Enfim, as funções desses elementos no casamento podem ser várias.

Tudo isso vai depender da relação dos noivos com os padrinhos e madrinhas, e quais atribuições cada um terá ao casamento. 

Portanto, é possível haver uma conversa prévia para ser definido o que cada um irá fazer, e o que os noivos esperam de cada padrinho e madrinha.

Padrinhos de casamento do noivo arrumando a gravata dele
Os padrinhos e madrinhas desempenham um papel vital na organização e planejamento do casamento, ajudando a aliviar o estresse e tornando o processo mais suave. (Reprodução/Freepik)

Qual a quantidade ideal de padrinhos e madrinhas de casamento?

Não existe uma regra que estabeleça a quantidade exata de padrinhos e madrinhas em um casamento, normalmente são 5 pares de casais que ficam distribuídos em cada lado no altar. 

Entretanto, existem noivos que decidem ter mais ou menos padrinhos e madrinhas, pois a quantidade tende a variar conforme a quantidade de amigos dos noivos.

Dessa forma, é comum encontrar casamentos com mais de 5 pares ou com menos. 

3 madrinhas de casamento de vestido marrom de alça estão segurando um buquê e uma atrás da outra
Eles representam a estabilidade e a durabilidade do relacionamento, oferecendo um exemplo positivo para o casal que está prestes a embarcar nessa jornada. (Reprodução/Freepik)

É preciso formar casais ou ter um número par?

Outra questão a ser considerada na escolha dos padrinhos e madrinhas de casamento é saber se é necessário formar casais e se é preciso escolher entre número par. 

Atualmente as tradições têm ficado cada vez mais de lado, dessa forma, a vontade dos noivos tem ficado em destaque. 

Assim, não é necessário que os padrinhos e madrinhas sejam formados por um homem e mulher, atualmente podem ser formados por casais homoafetivos. 

Portanto, a escolha está inteiramente interligada a relação que essas pessoas possuem com os noivos.

E assim a escolha deve ser livre de preconceito e sim de afeto e o significado que cada pessoa remete ao casal. 

Para os padrinhos e madrinhas que são solteiros, os noivos em comum acordo podem conversar para unir a pessoa com outro amigo para formar um par. 

Outra questão que deve ser considerada, é se os padrinhos e madrinhas precisam formar número par, como, por exemplo, 4 padrinhos e madrinhas, 6, 8, 10…. 20, entre outras quantidades que sejam pares. 

Mas a verdade é que não existe uma regra para isso, os noivos podem ficar despreocupados em saber se a quantidade de casais formara número par ou não. 

Pois o que importa é como o casal se sente em relação aos escolhidos para exercer esse papel tão importante no casamento. 

O segredo para o sucesso dessa decisão é conversar sempre com a sua cerimonialista. 

Várias madrinhas de casamento usando vestido rosa bebê com formatos e tecidos diferentes, elas estão em linha no casamento esperando a entrada e segurando o buquê
Eles são um apoio inestimável durante os momentos difíceis, proporcionando um ombro amigo e orientação quando necessário. (Reprodução/Freepik)

Como escolher as madrinhas e padrinhos do casamento?

Outro impasse que pode acontecer é a dúvida de como escolher as madrinhas e os padrinhos de casamento. 

Pois bem, aqui vão algumas dicas para que você escolha bem os seus padrinhos e madrinhas de casamento.

Liste todas as pessoas que você pensou

O primeiro passo é listar as pessoas que veem de forma espontânea a sua mente quando pensa em opções para padrinhos e madrinhas de casamento. 

Nessa lista podem aparecer as mais variadas pessoas, sejam familiares, amigos de faculdade, trabalho, entre outros. 

Ao fazer essa lista você perceberá que a maioria dessas pessoas são ou já foram da sua convivência do dia a dia, e que em grande maioria deixaram boas lembranças neste período. 

Saiba que quanto mais especial for a pessoa, melhor será para deixar a cerimônia ainda mais especial. 

Padrinhos de casamento rindo e comemorando junto com o noivo que está de ropão e segurando um buquê
A escolha dos padrinhos e madrinhas reflete o círculo íntimo de amigos e familiares que compartilham a felicidade do casal, tornando-os testemunhas especiais do amor que se celebra. (Reprodução/Freepik)

Familiares

Se você preferir, poderá selecionar cada pessoa em uma categoria, para melhor avaliar quantas possibilidades vocês têm para a escolha de padrinhos e madrinhas.

Os familiares podem ser tios e tias, primos e primas. Considere lembrar dos familiares que também estão longe, se o casamento for planejado com certeza eles poderão participar desse momento. 

Madrinhas de casamento jogando pétalas pra cima
Ao escolher padrinhos e madrinhas, considere aqueles que conhecem bem o casal, suas histórias e valores, e que podem oferecer apoio emocional genuíno. (Reprodução/Freepik)

Amigos

Na parte de amigos, considere aquelas amizades de infância, escola, faculdade, trabalho, entre outras possibilidades que fizeram você conhecer alguém especial. 

Considere também aqueles amigos que fizeram parte do seu relacionamento desde o começo, assim terá ainda mais emoção para que eles sejam os padrinhos ou madrinhas do seu casamento. 

Madrinhas de casamento junto com a noiva, elas estão sentadas em uma bancada
A escolha dos padrinhos e madrinhas é um ato de honra e reconhecimento, celebrando os relacionamentos significativos que moldaram a vida dos noivos. (Reprodução/Freepik)

Namorados e namoradas dos seus amigos

Normalmente as pessoas gostam que os padrinhos e madrinhas de casamento formem um par, ou seja, que esse par seja composto por um homem e uma mulher. 

Dessa forma, é possível convidar as namoradas e namorados dos seus amigos que vão ser padrinhos ou madrinhas do seu casamento. 

Além disso, essa é uma forma de não deixar os seus amigos constrangidos em estar com outras pessoas. 

Considere conversar sempre com os seus amigos para saber se os namorados e namoradas dos seus amigos desejam participar do casamento ou se o amigo poderá formar par com outra pessoa.

Madrinhas de casamento de ropão rosa em volta da noiva com a cabeça apoiada uma no ombro da outra
Os padrinhos e madrinhas são os guardiões dos votos matrimoniais, assegurando que o casal mantenha seu compromisso ao longo dos anos. (Reprodução/Freepik)

Converse com o seu par sobre os padrinhos e madrinhas de casamento

Portanto, a dica para que a escolha de padrinhos e madrinhas de casamento seja um sucesso, é preciso sempre conversar com o seu par para saber se ambos estão conforme as suas escolhas.

Como se trata de um momento especial para o casal, é importante que a escolha dos padrinhos e madrinhas seja sempre trabalhada através do diálogo.

A dica Altar é sempre escolher as pessoas que são mais especiais e possuem maior significado para o casal. 

Casal sentado na escada em frente a porta olhando algo no celular
Cada um pode fazer sua lista e decidir em conjunto quais serão. (Reprodução/Freepik)

O que achou dessas dicas? Qual sua dúvida na hora de escolher as madrinhas e os padrinhos? Me conte nos comentários!

E claro, se estiver procurando alianças e outras joias para seu casamento, pode contar com a Altar.