Depois do casamento vem a festa, o momento em que o casal vai comemorar junto daqueles que amam. E assim como na cerimônia, a festa de casamento também tem algumas tradições. Por exemplo, a gravata do noivo.

Mesmo que muitas pessoas não se sintam à vontade com essa situação, ela faz parte da maior parte dos casamentos e já acontece há anos.

No entanto, tudo vai depender do estilo e personalidade do casal. Portanto, os noivos devem escolher se vão querer ou não fazer essa brincadeira.


O que é a gravata do noivo?

Imagem de uma mão feminina segurando uma tesoura e cortando uma gravata azul


Tradicionalmente, o momento da gravata do noivo é feito pelos padrinhos e amigos do noivo.

Nessa hora, eles cortam a gravata do recém-casado e vão andando pelas mesas e pelo salão de festa pedindo contribuições em dinheiro.

Aqueles que contribuem ganham em troca um pedaço da gravata.


Claro que ninguém é obrigado a contribuir, mas os amigos e familiares quase sempre contribuem.

Contudo, por ser uma tradição que mexe com dinheiro, nem todos irão ter as mesmas condições e poderão doar o mesmo valor. E isso pode fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis.


Por conta disso é preciso que os noivos estejam de acordo em realizar a brincadeira. E claro, ter em mente que a hora da gravata deve ter respeito acima de tudo.

Como não serão todos que contribuirão igualmente, não é de bom tom fazer um alarde sobre a quantia.


Como escolher a gravata para o casamento?


Assim como a noiva tem todo o planejamento no momento de escolher o vestido, o noivo também tem pensar no seu traje.

É essencial que no grande dia o noivo preste atenção na gravata e de outros acessórios, como um colete ou um suspensório. Esses detalhes irão ajudar o noivo a se destacar dos outros convidados.


Na escolha da gravata é preciso levar em consideração alguns elementos que fazem parte do conjunto. Como por exemplo, a personalidade, estilo, gosto e preferência do noivo.


Mas se deve ter em mente que o casamento é uma celebração que pede a melhor versão do estilo de cada um.

E o noivo precisa se sentir confortável com a gravata que ele escolher para que consiga aproveitar o grande dia com confiança.


Por exemplo, a gravata borboleta é uma peça elegante que ajuda o noivo a se destacar. No entanto, não são todos que gostam e ficam à vontade com esse acessório.

Nesses casos, as gravatas mais tradicionais são boas opções.


Outro ponto a ser levado em consideração na hora da escolha da gravata é ver os detalhes sobre a cerimônia.

Como onde ela será feita, qual local, estilo do casamento, entre outros. Todos esses elementos irão ditar como o traje como um todo deverá ser e também a gravata.


Gravata: Slim, regular ou borboleta?

Imagem com vários tipos de gravatas diferente


No momento da escolha da gravata também deve ser levado em consideração os modelos que o acessório tem. A gravata tradicional é ideal para trabalho ou eventos formais.


Já a versão slim do acessório é perfeita com trajes mais justos e ternos que tenham lapelas estreitas.

Além disso, ela também vai muito bem com looks mais casuais, e pode até ser combinada com calça jeans.

Um ponto importante de se lembrar tanto para a versão tradicional, como para a slim que o comprimento ideal é até a ponta da fivela do cinto.


No caso da gravata borboleta, ela é mais usada em festas de gala ou então junto com um smoking, seja em casamentos e formaturas.

Esse tipo de gravata também é um ótimo acessório para looks mais casuais com uma calça jeans clara, suspensórios ou blazer.


Na combinação de todas as gravatas com o resto do traje não tem como errar. No caso, combine gravatas estampadas com camisas ou ternos lisos, e vice-versa.


A escolha da cor do acessório irá depender da personalidade do noivo. No entanto, as cores neutras e mais escuras são mais recomendadas para o grande dia.


Qual tecido para a gravata do noivo?

Gravata do noivo – tudo que você precisa saber sobre - tecidos-de-gravatas-para-casamento


Assim como o modelo, os elementos externos serão determinantes na escolha do tecido da gravata. Isso porque, cada um traz acabamentos diferentes para o acessório.

Como por exemplo, uma textura mais rústica, mais ou menos brilho, e outros fatores. Entre os possíveis tecidos da gravata temos:


1 – Gravata de Seda


As gravatas feitas com esse tecido tem um caimento elegante, um acabamento naturalmente acetinado, mas sem muito brilho.

Isso traz um aspecto mais sofisticado para o noivo. Ele é ideal para casamentos noturnos, mais clássicos.


2 – Gravata de tricot de seda


Essas gravatas são peças mais casuais. O diferencial delas é a ponteira quadrada e textura mais rústica do tricot. Isso confere a ela mais leveza e ajuda a quebrar a monotonia do traje.

Ela é ótima para casamentos mais intimistas e com toque mais rústico.


3 – Gravata de Algodão


Esse tecido leve e natural traz um acabamento opaco. As gravatas de algodão são uma ótima opção para casamentos mais intimistas ou que sejam à luz do dia.


No caso do jacquard de puro algodão, ele tem um textura que é feita no próprio tear, com o entrelaçamento dos fios.

Como resultado, a gravata fica mais sofisticada, com o acabamento levemente acetinado. Esse tipo vai bem tanto para casamentos diurnos como noturnos.


4 – Gravata de Linho


Esse tecido é feito a partir de fibras vegetais e traz um aspecto mais rústico.

Contudo, mesmo que o linho seja um tecido grosso, ele é bem leve e confortável de usar.

As gravatas de linho são ideais para casamentos mais rústicos, ao ar livre, como por exemplo, no campo ou praia.


Modelos de gravata da moda

Pessoa ajustando a gravata florida de um homem


Sabendo tudo isso sobre gravata, chegou o momento de escolher qual usar. Assim como os vestidos de noiva, que seguem tendências, as gravatas também tem seu momento. Algumas ficam mais na moda do que outras dependendo do tempo.


Dentre as gravatas tradicionais, as que estão mais na moda são:

  • Gravata Jacquard
  • Gravata Rosé
  • Gravata Marsala
  • Gravata de Seda
  • Gravata Preta
  • Gravata Serenity
  • Gravata Verde Slim Fit


Já as gravatas borboletas, que por mais que não sejam a escolha da maioria, também tem as que estão mais na moda. São elas:

  • Gravata Borboleta Xadrez
  • Gravata Borboleta Tons Terrosos
  • Gravata Borboleta com Cashmere


Qual gravata cortar no casamento?

Em um casamento cortando a gravata cinza do noivo


Sabendo que a tradição existe, mas também sabendo tudo o que deve ser levado em consideração no momento de escolher a gravata, cortá-la pode não parecer uma boa ideia.


Tanto que realmente vários noivos não querem cortar suas próprias gravatas.

Então, nesses casos, o recomendado é que ele compre uma outra peça igual a que ele está usando para que ela seja cortada na hora da gravata.


Uma outra solução é distribuir lembrancinhas no formato de gravata no momento da brincadeira.

Por fim, percebemos que é uma tradição que gera interação e boas memórias. O que você acha? Vai fazer esse costume da gravata do noivo na sua cerimônia de casamento? Me conta nos comentários!