Passou mais de um ano de pandemia, em que foi necessário fechar e abrir os comércios diversas vezes.
Neste tempo, as rotinas precisaram ser adaptadas ao “novo normal”. Entre elas, ocorreu o aumento do home office, chegando a 7,3 milhões de pessoas trabalhando de casa, segundo o IPEA.
Ademais, mesmo com o fim da pandemia, a previsão é que o número de trabalhos em home office continuem crescendo.
Desse modo, é importante pensar como essa modalidade pode afetar nossa vida pessoal.
Então, se você e seu marido estão em casa de home office, aprenda a como manter o relacionamento saudável nesta nova realidade.
Em primeiro lugar, se ambos estão de home office, há a vantagem de que vão ter mais tempo juntos, se vendo.
Contudo, não fomos feitos para passar 24 horas juntos. Todos precisam ter um tempo para si, para recarregar as energias.
Não ter esse tempo, pode tornar a relação complicada e vocês dois acabarem ficando estressados um com o outro.
Outro ponto, é que trabalhar em casa, costuma trazer um problema comum de não conseguir separar a vida profissional da pessoal.
Algumas dicas para ajudar a manter o relacionamento saudável, nesse contexto, são:
1- Tenha um tempo para você
Como vocês estão passando mais tempo juntos, é importar tirar um tempo para ficar sozinha.
Nem que seja uma meia hora, para você dar uma volta, uma caminhada, ir tomar um sorvete ou algo do tipo. Desse modo, com certeza voltará renovada e se sentindo melhor.
2- Trabalhem em espaços separados
Trabalhar em espaços separados não é possível para todo mundo. No entanto, se sua casa tem tamanho suficiente, é uma boa!
Caso contrário, pode confundir mais ainda a diferença entre pessoal e profissional. Além de causar distrações e poder atrapalhar.
3- Tenham rotina
Quando se trabalha em um escritório, há um ambiente propício para concentração. Pois, é o que todos estão fazendo.
Já em casa, sabemos que é diferente, visto que, pela maior liberdade, podemos mexer no celular, assistir televisão, conversar livremente.
Mais do que isso, dentro de casa, existem diversas obrigações, principalmente para quem tem filho(s). Por isso, é necessário criar uma rotina, para se manter mais alinhado possível.
Faça um planejamento para ajudar, que inclua o intervalo para lanchar e almoçar, como teria no trabalho presencial. Se for preciso, vista-se de acordo para entrar mais no clima.
4- Dividam as responsabilidades
Bem como falei no tópico anterior, em casa há muitos deveres. Como limpar, arrumar, lavar a louça, cozinhar, etc.
Sendo assim, é preciso que estas tarefas sejam divididas igualitariamente, de modo a não sobrecarregar nenhum dos dois.
Além disso, seria interessante colocar os horários para fazer cada uma dessas atividades no seu planejamento, para conseguir se organizar melhor e não precisar parar o serviço no meio.
5- Façam as refeições juntos
Até agora falei maneiras de separar o trabalho do relacionamento, para que vocês dois consigam se concentrar melhor.
Mas agora, é sobre um momento para passarem juntos, que é o horário das refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar).
Além de entrar numa rotina, que era a outra dica, ajuda a vocês se conectarem e desligarem um pouco do trabalho.
Por fim, tenho a dizer que precisam conversar sobre isso para ajustar melhor na realidade de vocês.
Então, me conta nos comentários um pouco sobre como esta sendo esta experiência para você e o que achou do post!