Assim como na maioria das datas comemorativas, a busca por decorações, maquiagens e fantasias de halloween aumentam em outubro, mês em que a data é celebrada. No entanto, existe uma categoria que muitas pessoas podem achar inesperada, ou então nem saber que existia: o casamento temático de halloween.

Para muitas pessoas essa tendência pode parecer bizarra a primeira vista. Contudo, não é porque uma coisa não pareça fazer sentido que ela não possa ser uma celebração linda. E você vai se chocar como um casamento temático pode ser maravilhoso.


Halloween: Como surgiu a tradição?

Casamento halloween tema - casamento temático halloween: você sabia que existe?
No Brasil não tem uma tradição tão forte quanto nos Estados Unidos. Porém, ultimamente vem surgindo mais festas no dia.


Para entender o motivo de alguns casais querem casamentos temáticos de halloween é preciso entender de onde surgiu essa tradição.

A origem dele vem do festival celta de Samhein. Nele se celebrava o fim do verão e, consequentemente, o fim das colheitas.

Ao todo, o festival durava três dias e, de acordo com a lenda, no dia 31 de outubro, os mortos voltavam para terra.

Por conta disso, para recebê-los, os vivos colocavam comida e bebida em suas portas.

Os que eram mais corajosos e saiam na rua nesse dia se vestiam com peles para passarem desapercebidos pelas almas que vagavam nesse dia.

Já o nome halloween tem uma origem diferente que é mais conhecida pelas pessoas.

Ele é derivado de “all hallows eve”, que corresponde à véspera do dia de todos os santos, que é comemorado no dia primeiro de novembro.


O que é um Casamento temático?

Halloween 1 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
Na imagem, o casal segura uma placa de “Até que a morte nos separe”.


Por mais que a festividade remeta ao terror, isso não quer dizer que um casamento temático de halloween precisa obrigatoriamente ser assustador.

Tanto é verdade que atualmente, outras referências, como o “Dia de los muertos” mexicano, as fantasias e as festas tem se tornado cada vez mais refinadas.

Tudo isso faz com que uma cerimônia com esse tema possa ser extremamente elegante.


Convite do Casamento Temático

Casamento halloween 1 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
Espaço para os convidados entenderem como será o casamento.


Os convidados tem o primeiro entendimento do que será a cerimônia pelo convite. Ele dita o tom de todo casamento.

Então, em uma celebração temática de halloween, nada melhor do que usar cores que marquem essa época e deem um toque de bom gosto e um drama. Como por exemplo, preto, roxo, vermelho e azul escuro.

Além das cores, também é bom optar por caligrafia cursiva, que imita uma escrita com pluma, como a que era usada em pergaminhos antigos.

E para finalizar o convite e dar o toque final especial, use lacres de cera e em tons escuros printados com as iniciais do casal.

Lugar para um casamento temático de Halloween

Casamento halloween 1 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
A decoração pode ficar no estilo gótico e vintage.

Se um casal decidiu por um casamento temático de halloween, uma igreja tradicional não irá funcionar como local para a cerimônia.

Por isso, o melhor é que se procure um local que vá de encontro ao tema.

Alguns potenciais lugares para sua cerimônia são castelos, sim, eles existem no Brasil, casas antigas ou até mesmo florestas ou um bosque com uma paisagem bonita e misteriosa.

Esses lugares por si só já tem um drama. E quando são decorados para uma cerimônia ficam dignos de qualquer filme.

Porém, há a opção de fazer a cerimônia em uma igreja e só a festa de casamento em si ter o tema de Halloween.


Decoração de Halloween

Halloween 4 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
Defina uma cartela de cores e quais elementos do Halloween vocês mais gostam.


Sabendo o lugar, é hora de escolher os móveis e os itens que farão parte da decoração. E claro que tudo tem que seguir o tema.

Por isso, móveis em estilo vintage, meio góticos ou até com cara de desgastados casam muito bem com toda a proposta.

Além deles, detalhes como fitas, plumas, velas e tecidos na cor preta podem fazer um ótimo contraste com objetos dourados, vermelhos, bordô, ou até roxos.

As referências de halloween não se limitam as cores. Um detalhe que é a cara da celebração são as abóboras. Elas não precisam estar no centro de mesa.

Esse símbolo ícone da data pode estar em detalhes, pintadas, em gravuras ou então do lado da mesa central.

E para dar um ar mais elegante, os noivos podem colocar alguns elementos vitorianos, que são bastante relacionados com o tema gótico.


Trajes dos Noivos para Casamento Temático de Halloween

Halloween 5 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
Várias noivas já se casaram de preto, independente do tema da festa, como a cantora Avril Lavigne. Mas o legal aqui é que super combina com o clima.


Até aqui tudo foi focado no tema e bem longe do tradicional. E os looks tanto do noivo como da noiva não poderiam ser diferentes.

Aqui, black is the new white. Não é uma coisa fora do comum ver o noivo usando um terno perto na cerimônia, já que os olhos estão todos voltados para o que a noiva irá usar.

Cada vez mais as noivas estão optando por vestidos não necessariamente brancos. Algumas ousam menos e vestem um creme, off white, ou um tom que se aproxime do tradicional.

No entanto, em um casamento temático de halloween a noiva não pode ter medo de ousar. Vá para cores temáticas. Um vestido vermelho, preto, roxo, ou uma combinação de cores escura com clara.

Halloween 6 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
Serão um casal elegante e memorável.


Além do vestido, a noiva também tem o buquê. Nesse caso, o must-do é um arranjo com flores escuras.

Geralmente as flores usadas são as típicas da época, como por exemplo, dentes-de-leão, lírios, rosas, entre outras. E se você quiser dar um drama a mais para o buquê, adicione alguns acessórios ou flores mortas.

Comida e drinks para o casamento

Halloween 7 - casamento temático halloween: você sabia que existe?
O cardápio do casamento pode continuar o usual. O interessante aqui são as cores e a decoração na hora de servi-los.


Quem faz um casamento temático não quer fazer uma celebração pela metade, ou seja, o tema tem que ser visto em todos os detalhes. E o que é melhor do que surpreender os convidados com um menu também temático?

Pode parecer difícil, mas não é. Para isso basta fazer qualquer comida, mas optar por ela ser preta. Isso dá um toque especial e elegante ao casamento.

Caso não seja possível uma versão preta de determinado prato, uma outra ótima opção é fazê-lo vermelho-sangue.

Com relação aos drinks, os recipientes onde eles serão servidos já fazem toda a diferença.

Taças em um estilo gótico, ou até mesmo frascos que lembrem poções dão um toque especial e temático para qualquer bebida.

E assim como na comida, opte por drinks com frutas escuras como amoras, cerejas ou uvas.


O que achou dessa inspiração para um casamento no estilo Halloween? Você gostaria de uma festa de casamento assim ou prefere mais tradicional?