Geralmente quando se pensa em uma comemoração surpresa, a primeira coisa que vem à mente é uma festa de aniversário. No entanto, um casamento também pode acontecer como uma surpresa.

E normalmente funciona quase que como uma festa, seus amigos e familiares são convidados para uma celebração e, de repente, veem que é o seu casamento.

Por mais que esse planejamento pareça excêntrico para alguns, ele é o sonho de outros que pretendem pegar a pessoa amada totalmente desprevenida.

Além disso, o casamento surpresa é uma tendência que tem aumentado com o passar do tempo.

Mulher ajustando a lapela do noivo

O que é casamento surpresa?

O próprio nome já diz o que é exatamente. O casamento surpresa é uma cerimônia que acontece quando uma das partes envolvidas nela não está sabendo de nada que vai acontecer.

Normalmente, a surpresa do casamento acontece como se fosse uma festa de aniversário.

Mesmo que estejam existindo mais casos de casamentos surpresa, eles ainda não são extremamente populares.

Além de também sempre gerarem polêmica quando o assunto é jogado em uma roda de conversa.

Existem as pessoas que acham a ideia legal e até empolgante. No entanto, tem aquelas que não gostam de forma nenhuma desse conceito e esperam nunca passar por tal situação.

Por isso que se você quiser fazer um casamento surpresa é preciso ter uma noção de como a outra pessoa irá reagir quando chegar e se deparar com uma cerimônia pronta.

Até porque, surpresa ou não, o casamento muda o rumo da vida do casal e também das pessoas que os rodeiam.

Casamento surpresa para quem?


Claro que se você está planejando um casamento surpresa, o ponto principal é que a outra pessoa realmente não saiba de nada e seja uma surpresa de verdade.

Além disso, também é primordial ter a plena consciência de que a vontade de se casar também é genuína da outra parte, e não apenas um “sim” por conta do momento.

Isso porque o casamento surpresa não deve ser feito para pressionar ninguém.

Muito pelo contrário. Ele deve ser um momento agradável, uma surpresa que realmente ficará marcada na vida do casal de uma forma positiva.

Então, se vocês já conversaram sobre casamento e os dois tem a mesma visão, por que não surpreender a pessoa amada com um casamento surpresa?

A surpresa pode ser tanto para o noivo como para a noiva.

Casamento Surpresa para a noiva

Homem ajoelhado no meio da rua fazendo um pedido de casamento em público

Primeiramente, ao planejar a cerimônia tem que se lembrar que mesmo que ela não saiba de nada, o casamento tem que ter a cara dos dois.

Até porque o casamento simboliza a união de vocês dois.

Por isso, precisa pensar o que seriam coisas que estariam fora de questão e o que seriam imprescindíveis para ela.

Além disso, tudo deve ser planejado para ela não desconfiar de nada. Assim, uma dica é falar que vão em um evento, como um aniversário de alguém, para que ela possa fazer maquiagem e cabelo.

Chegando no local, pode direcionar ela direto para o local.

Exemplo disso, foi a cantora Ludmilla, ela falou para a (então) namorada Brunna, que era para ela se arrumar, que teriam uma reunião com os amigos. Mas, quando Brunna chegou tinha uma festa para o casamento delas, Ludmilla perguntou se ela aceitaria se casar e ao dizer sim, fizeram a oficialização.

Cantora ludmilla e brunna se casando.

Outra ideia, é pedir para alguma amiga ou parente despretensiosamente levar ela para sair e quando chegar lá, ter tudo pronto para a surpresa.

É legal deixar preparado um discurso, que mostre o quão importante ela é para você, o porquê de ter feito essa surpresa, etc.

Casamento Surpresa para o noivo

Noivos juntos no fundo em frente as cadeiras dos convidados que estão vazias, e em cima tem lâmpadas como decoração

Seguindo a mesma lógica, precisa saber se um casamento surpresa é algo que combina com a personalidade dele.

Se for, precisa começar os preparativos. Definir o local, se vai ser algo mais intimista ou não, quais vão ser os convidados, o que vai ter para comer, se vai ter algum detalhes especial (como um telão com um vídeo contando a história de vocês).

Então, no dia, planeje com ele para irem a um evento com um determinado dress code, para ele ficar bem arrumado. Chegando lá, já estarão os convidados e a festa.

Combinando tudo com os convidados e família, a surpresa não tem como dar errado.

Casamento Surpresa para os Convidados

Três garotas com os braços entrelaçados andando e rindo, elas estão com roupas de festa

No entanto, tem casais que gostam de surpreender quem eles mais amam. Nesse ponto, eles podem fazer um casamento surpresa, mas para os convidados.

Essa é uma prática ainda menos usada que o casamento surpresa par algum dos noivos, mas ela existe e também é super empolgante.

Nesse caso, são várias pessoas a serem surpreendidas, então é preciso que os noivos bolem um plano para levar todas as pessoas queridas deles até determinado local.

Mas claro, sem nenhuma delas saber do casamento.

Os noivos podem falar que querem fazer uma reunião casual com os amigos e família, antecipar a comemoração de um aniversário ou qualquer outro motivo que leve as pessoas até lá.

Quando todos os convidados estiverem no local é o momento de revelar a surpresa para eles. Com toda certeza é super empolgante e divertido ver a reação de cada um quando o segredo é revelado.

Além de os convidados também se sentirem especiais por terem sido chamados para um momento tão importante na vida do casal.

12 Dicas para organizar o casamento surpresa

Noivos andando no meio do corredor entre os convidados que tiram fotos deles


Quando a pessoa tem certeza de que quer organizar um casamento surpresa ela tem um caminho a trilhar que, a princípio parece bem simples.

A primeira coisa a se fazer é convidar os familiares e amigos para uma comemoração qualquer e fazer eles acreditarem que é apenas aquilo.

Depois do começo dessa comemoração é o momento de revela o verdadeiro motivo da festa. Por fim, é hora da emoção e diversão com o casamento junto de todas as pessoas que vocês amam.

Contudo, mesmo que os passos sejam simples, imprevistos acontecem e, assim como um casamento na igreja, com festa, e toda pompa, o casamento surpresa também pode ter seus obstáculos.

Por conta disso é imprescindível ter algumas dicas na hora de preparar o seu casamento surpresa, seja ele para o noivo, noiva ou para os convidados.

Essas dicas farão com que tudo corra o mais tranquilo possível.


1 – Planeje tudo com a maior antecedência possível.


2 – Para que a surpresa dê certo, ninguém deve saber o segredo.


3 – Os fornecedores contratados tem que saber que a festa de casamento será uma surpresa para também fazer o serviço da forma mais discreta possível.


4 – Fique atento porque qualquer deslize pode ser fatal.


5 – Fique longe das redes socais, principalmente se você não se aguenta e pode postar alguma coisa que dê a entender que alguma coisa irá acontecer.


6 – Quando tudo estiver resolvido, no convite frise a importância da pontualidade.


7 – Encontre um disfarce bom para a festa para que ninguém desconfie que, na realidade, é um casamento.


8 – Prefira um mini wedding, porque esse tipo de ocasião especial é ideal quando os convidados são próximos do casal.


9 – Esqueça os eventos que normalmente acontecem antes da festa de casamento. Como por exemplo, despedida de solteiro, chá bar e até as listas de presente.


10 – Normalmente, uma cerimônia ao ar livre é melhor porque deixará a surpresa ainda mais especial.


11 – Leve em consideração os gostos da pessoa amada na hora do planejamento da surpresa.


12 – E claro, de novo, para ser uma surpresa verdadeira não conte para absolutamente ninguém!

Como saber o tamanho da aliança sem a pessoa saber?

Print da tela inicial do aplicativo da altar alianças de medir o dedo.

Outra dúvida que pode surgir é a seguinte: como saber o tamanho do dedo da pessoa para entregar a aliança nessa surpresa?

Bom, um método simples e eficaz é com o aplicativo da Altar Alianças, que te ensina como medir. E ainda pode ter ajuda de uma das nossas consultoras.

O aplicativo de medir o dedo tem versão para Android e IOS.

O Casamento Surpresa de Mayra Cardi e Arthur Aguiar

Imagem de mayra cardi e arthur aguiar casando, usando roupas brancas


Um casamento surpresa que causou muita polêmica na época foi o do ex-BBB Arthur Aguiar com Mayra Cardi. Depois de cinco meses de assumir o namoro, ela organizou um casamento surpresa para Arhtur.

Quando isso aconteceu, em 2017, a reação de Arthur até virou meme nas redes sociais por parecer estar realmente perplexo com a situação.

A cerimônia foi na casa deles, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e contou com poucos amigos e familiares.

Para a surpresa, Mayra vestiu um cropped, minissaia e tênis. Já Arthur estava com um look todo branco.
Curiosamente, esse não foi o primeiro casamento surpresa de Mayra.

Ela já tinha se casado de surpresa em 2013 com o empresário Greto Guariz. Mas eles se separam no dia nove de junho de 2017.

Apesar de Arthur ter ficado chocado no momento, ele revelou ter sido emocionante!

Me conta, você gostaria de fazer ou receber um casamento surpresa?

Se gostou desse post, também vai gostar de: Como começar o planejamento financeiro do casamento?