Você quer arrasar no momento de fazer aquele pedido especial? Então, talvez uma dúvida comum é se você deve utilizar anel de noivado ou aliança? 

Para não deixar dúvidas e você conseguir fazer o melhor pedido de casamento para o seu par preparamos este conteúdo com as perguntas 

Continue lendo para saber mais!

Noivos se beijando no casamento, os convidados estão jogando pétalas de flores
Pedir em casamento com um anel é mais do que uma tradição; é um gesto simbólico que encapsula a intenção de construir uma vida de parceria, respeito e felicidade.

Sumário

Qual a diferença de aliança e anel de noivado?

Para que você possa acertar neste momento, primeiramente é importante entender as diferenças entre a aliança e o anel de noivado.

A aliança é uma joia que simboliza o compromisso e o vínculo duradouro entre duas pessoas casadas. 

Por esse motivo, a aliança é trocada durante a cerimônia de casamento e usada na mão esquerda, no dedo anelar, após o casamento como símbolo da união.

Já o anel de noivado é o símbolo de compromisso para o casamento.

É oferecido quando alguém faz um pedido de casamento e é usado na mão direita, no dedo anelar, até o casal oficializar a união com a aliança de casamento. 

Em resumo, a principal diferença entre a aliança e o anel de noivado é o momento em que são trocadas e seus significados. 

A aliança representa o casamento já consumado, enquanto o anel de noivado simboliza o compromisso de se casar no futuro. 

A história do anel de noivado

O primeiro registro oficial de um anel de noivado com diamantes foi em 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria pediu em casamento a Condessa Maria de Borgonha.

Para fazer o pedido ele a presenteou com um anel solitário e depois antes do casamento um anel que formava a letra M em diamantes.

Assim, a tradição do anel de noivado passou a ser algo da realeza por um tempo. 

Depois se popularizou nos Estados Unidos, onde é muito comum que o homem compre um anel de noivado com pedra de diamante para pedir a sua amada em casamento. 

Inclusive, o design que o anel de noivado possui é inspirado no contexto americano.

Por isso, o seu formato é compacto e delicado, contando com uma bela pedra (seja ela preciosa ou não) no centro do anel. 

Ao longo dos anos essa tradição está crescendo cada vez mais no Brasil e assim se tornando comum presentear a noiva com um lindo anel de noivado.

Atualmente existem diversos modelos de anel de noivados que atendem os mais variados estilos.

Homem e mulher com rosto bem próximos, a foto está focando na mão dela que tem um anel de noivado em ouro
Ao apresentar um anel de noivado, o momento se torna mais do que uma proposta; é o início de uma jornada compartilhada, simbolizando o compromisso de construir um futuro juntos.

Pedido de casamento: Anel de Noivado ou Aliança?

Mas, saiba que apesar da força do anel de noivado, ainda é comum que no Brasil alguns casais optem por não comprar e fazer o pedido somente a aliança de casamento.

Vamos conferir agora como pode ser feito o pedido de casamento. 

Apenas com anel de noivado

O pedido de casamento quando é feito com um anel de noivado é dado a mulher e (tradicionalmente) somente ela utiliza o anel de noivado.

A pessoa deve utilizar esse anel até o dia do casamento, onde haverá a troca do anel para a aliança de casamento. 

Mas, não ache que o anel de noivado é esquecido após o casamento, este anel poderá ser utilizado como aparador da aliança de casamento e assim permanecer com a noiva por longos anos.

Inclusive, muitas pessoas já compram o anel de noivado para combinar com a sua aliança de casamento.

Anel de noivado ouro 18k munch | com zircônias |
Anel de Noivado Ouro 18K Munch | com Zircônias |

Apenas com as alianças

Na tradição brasileira é comum que o casal prefira comprar apenas as alianças.

Normalmente as alianças costumam ser de ouro amarelo 18k, e já são utilizadas também no casamento. Só mudando a mão em que está colocada.

Com as alianças em mãos, o noivo poderá pedir a noiva em casamento com aliança, assim como faria com o anel de noivado. 

Aliança de casamento ouro 18k barra mansa 2mm | aliança fina reta
Aliança de Casamento Ouro 18K Barra Mansa 2mm | Aliança Fina Reta

Anel de Noivado e Aliança

Muitos casais também desejam comprar em conjunto o anel de noivado e aliança de casamento. 

Deste modo você poderá pedir a noiva em casamento com o anel de noivado e guardar as alianças para o grande dia. 

Se preferir também é possível que a noiva utilize o anel de noivado e a aliança juntos. 

Aliança de casamento ouro 18k thalia 4mm | aliança fina reta
Aliança de Casamento Ouro 18K Thalia 4mm | Aliança Fina Reta

A cor do anel de noivado e da aliança precisam ser a mesma?

Na tradição é comum que o anel de noivado seja feito em ouro branco, e tenha em seu centro uma pedra preciosa em diamante ou em pedras sintéticas. 

Já as alianças de casamento são tradicionalmente feitas em ouro amarelo, devido ao significado que o ouro possui de durabilidade e resistência, sentimentos esses que os casais desejam para o seu casamento. 

Com essas diferenças é comum que os casais se questionem se esses anéis precisam combinar ou não. 

Saiba que não existe uma resposta fixa para essa pergunta, tendo em vista que muitas pessoas possuem diversos gostos e assim é importante que esses gostos sejam priorizados. 

Desse modo, as cores do anel de noivado e a aliança não precisam necessariamente combinar. 

A dica é que vocês decidam qual cor valoriza mais a sua mão e qual você gosta mais.

Existem pessoas que gostam de combinar o ouro com a prata, outras gostam somente de uma cor. 

Enfim, aqui é o momento para criatividade e encontrar o seu estilo e como você mais gosta de utilizar o anel de noivado e a sua aliança.

Imagem de mão feminina usando aliança de pedras e anel de noivado- pedido de casamento: faço com anel de noivado ou aliança?
A escolha do anel é uma decisão estratégica, envolvendo não apenas o gosto pessoal, mas também a compreensão profunda do significado e importância desse elo simbólico.

Em que mão usar o anel de noivado no dia do casamento?

Em seguida, temos uma das maiores dúvidas em que mão deve-se usar o anel de noivado? 

Saiba que o anel de noivado no momento em que a noiva ganha o anel é tradicionalmente utilizado no dedo anelar da mão esquerda.

Outro detalhe é que o noivo normalmente não utiliza o anel, apenas a noiva. Mas se o casal preferir, o noivo também pode utilizar o anel para representar esse momento de noivo ou continuar utilizando a aliança de namoro. 

Se for um casal de duas mulheres, é comum que as duas utilizem o anel de noivado!

Já no caso de dois homens, recentemente estão saindo anéis de noivado masculinos também. Você pode fazer um personalizado conosco (ou simplesmente fazer o pedido com a aliança mesmo se preferir).

Quando chegar o momento de realizar a troca de aliança, ou seja, no dia do casamento a noiva poderá utilizar a aliança de noivado com a aliança de casamento.

Mas no dia de casamento é tradição que o casal troque a aliança do dedo anelar da mão direita para o dedo anelar da mão esquerda. 

Noiva sentada segurando aliança em cima da bíblia
A aliança de casamento, muitas vezes gravada com nomes ou datas especiais, torna-se um testemunho tangível da jornada única e significativa de um casal.

Lembrando que o melhor lugar para comprar seu anel de noivado e aliança é na Altar! Temos atendimento humanizado e alta qualidade nas joias.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe mais informações sobre o universo do casamento no Blog da Altar Joias e Alianças.