O casamento é a união de duas pessoas que visam compartilhar a vida. Para ter seus aspectos legais existem duas opções: casamento civil ou união estável. Nem todos sentem essa necessidade e só passam a viver juntos. Mas, é claro que nem sempre foi assim. Venha conhecer a história do casamento!
A primeira evidência de um casamento é de 2350 A.C na Mesopotâmia. Na Idade Antiga, o casamento era entendido como uma parceria entre as famílias. Por isso, precisava ser estratégica, para beneficiar ambos lados. Por conta disso, era feito de maneira arranjada, em que os envolvidos no casamento não tinham escolha.
O casamento se popularizou entre os hebreus, gregos e romanos. Eles queriam garantir que o filho de um homem era biologicamente herdeiro dele. Desse modo, os casamentos eram bem pensados. Tal preocupação era para os bens terem continuidade dentro da família.
Quando a Igreja Católica Romana se tornou uma instituição importante na Europa, era preciso ter a benção de um padre para o casamento ser reconhecido legalmente. A partir disso, o casamento se tornou um sacramento. Os noivos que não se casassem na igreja estaria "vivendo em pecado".
Na Idade Média que começou a associar casamento e amor. Desse modo, não é de se estranhar que é nesse período que se passa a maioria dos contos de fadas. Com o passar do tempo, surgiu a mobilidade social, o que ajudou os casais de classes sociais diferentes ficarem juntos.